Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
lucianolcoa

Como ler dados em php com linux/arduino

Recommended Posts

A algum tempo atrás andei estudando a linguagem PHP para linka-la ao monitor serial do arduino. Para isso uso como programa servidor o xampp, e edito as htmls num programa de php. No Windows editava no dramWeaver, e agora no linux Ubuntu versão 16.04 edito no Eclipse.

 

Até aqui tudo bem. Só que tanto no windows quanto no ubuntu eu não consigo ler dados da porta serial, vulgo os sensores, eu consigo apenas enviar dados pra porta serial, vulgo comandos de leds e tudo mais.

E no própio monitor serial do arduino, seja a ide do windows ou do linux, eu consigo ler dados, acionar leds, etc. tudo funcionando normal.

Codigo que estou usando no php do linux:

<?php

 

// Define porta onde arduino está conectado

$port = "/dev/ttyACM0";

 

// Configura velocidade de comunicação com a porta serial

exec("stty -F $port raw speed 9600");

$port = fopen($porta, 'w+'); //Abre a porta  
if(!$port){ // se a porta não retornar nada 
echo "Não foi possivel logar na porta Serial"; //erro
}else{ //se não
echo "Conectado com sucesso <br> "; //Mostrar que está conectado
}

fwrite($port, 't'); //Faz a leitura da porta

echo fgets($port); //Imprime o que foi lido na porta

fclose($port); // Fecha a conexão

?>

e o codigo do arduino:

----------------------------------------------

//Sensor de temperatura usando o LM35

 

const int LM35 = A0; // Define o pino que lera a saída do LM35

float temperatura; // Variável que armazenará a temperatura medida

char tecla;

 

//Função que será executada uma vez quando ligar ou resetar o Arduino

void setup() {

Serial.begin(9600); // inicializa a comunicação serial

}

 

//Função que será executada continuamente

void loop() {

if(Serial.available()){

tecla=Serial.read();

if(tecla=='t'){

temperatura = (float(analogRead(LM35))*5/(1023))/0.01;

Serial.print("Temperatura: ");

Serial.println(temperatura);

delay(2000);

}

}

}

ps: Eu ja consegui dar permissão pra porta na hora de dar input aos leds pelo comando control+alt+t(dos do linux) e digitar o comando sudo chmod a+w /dev/ttyACM0

Editado por lucianolcoa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até aqui tudo bem. Só que tanto no windows quanto no ubuntu eu não consigo ler dados da porta serial, vulgo os sensores, eu consigo apenas enviar dados pra porta serial, vulgo comandos de leds e tudo mais.

 

Está usando DLL ou algum driver pra porta serial?

Se não nenhum dos dispositivos irá reconhece-los.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

_xyko_ Não, mas o sistema os reconhece automaticamente, inclusive eu aciono cargas*leds* pelo php, só não consigo ler os mesmos. Uma coisa curiosa e que quando eu uso um programa gogomonitor, ele não funciona, porém a porta serial "abre" e eu consigo ler os sensores.

 

Só que eu tenho 2 pcs, em um este artificio funciona e no outro não.No que funciona o windows 10 ta ativado, e no que não funciona o windows não ta ativado, que é este que eu partilho com o linux. E o gogomonitor não funciona no linux.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×