Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionar relé com um pulso e mantê-lo acionado.


Posts recomendados

Prezados,

 

Recentemente comprei um controle rf, e gostaria que o mesmo acionasse um rele e mantenha o mesmo acionado, porém o controle não é de retenção, então eu teria que ficar apertado o botão para o rele ficar acionado. Gostaria de um circuito que com um pulso de 5V arme um rele e mantenha o mesmo armado, e desarme o rele quando mandar outro pulso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou você pode usar dois reles e usar um tipo de ligação chamada " contato de selo".

EDIT: depois que eu postei foi que pensei bem, e seria muito complicado para desfazer o selo pelo controle.

Esqueça o que eu disse, se realmente não tiver a função de retenção, use o circuito flip-flop da Isadora que é a solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente sobre isso que eu pensei que você fosse perguntar. 

Na prática você tem que alimentar o 4013 para ele funcionar (na simulação isso é ignorado para facilitar). 

O pino 14 é o positivo e o 7 é o negativo, alimente com tensão entre 3 e 12V (no caso vai alimentar com 5V que é o que o seu receptor suporta). 

Sobre o resistor pull down Não sei se é necessário, pois não conheço esse receptor. Em todos os casos melhor colocar um de 100k.

Fiz um esquema sobre como ligar o 4013 ao seu relé:

1472342311736-608938043.jpg

D0 é a saída do seu receptor 

Os pinos 4, 6 e 7 são ligados ao negativo. 

14 vai ligado ao 5V.

Não coloquei a tensão do relé, pois não sei qual você vai usar (os mais comuns são de 12V).

Não tô em casa, então fiz um esquema a moda antiga, se ficar em dúvida pode perguntar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...