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Vinicius Estawsk

Notebook sai de alta performance por motivo desconhecido e não volta mais

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Boa tarde a todos,

Estarei tentando detalhar ao máximo um problema que venho tendo com meu notebook. Problema este que procurei em tudo quanto é canto e que não encontrei nem nunca vi nada parecido.

Segue as especificações:

 

Sony Vaio VPCF226FM

i7 2630QM 2.0GHz

GT540M 1GB

8GB DDR3

HD 750GB

1920x1080p 60Hz

Windows 10 Pro 64bit

 

Vale dizer:

- tenho esse notebook desde 19/01/2012, são quase 5 anos de uso

- o driver da placa de vídeo está atualizado

- o Windows está atualizado

- o clock do processador funciona normalmente

 

A placa de vídeo deste notebook possui, digamos, 3 estágios de performance:

Ocioso: GPU 50MHz / Mem 135MHz

Baixa performance: GPU 202MHz / Mem 324MHz

Alta performance:

- de fábrica: GPU 672MHz / Mem 900MHZ

- overclock antigamente: GPU 788MHz / Mem 1010MHz

- overclock hoje em dia: GPU 702MHz / Mem 952MHz

 

O que ocorre é o seguinte:

Mais ou menos de um ano para cá, ao jogar um jogo pesado, do nada o notebook apaga a tela e logo em seguida volta, nesse momento aparece um aviso do Windows dizendo que o driver de vídeo parou de funcionar. Ao acontecer isso o notebook sai de alta performance e vai para baixa performance, e mesmo com o jogo aberto, ou saindo do jogo e entrando novamente, ele não volta para alta performance com a reza que for, a única saída é resetá-lo para que tudo volte ao normal. Depois de um tempo jogando, sem motivo aparente o problema volta a ocorrer. Isso também ocorre se eu ficar entrando e saindo de um jogo em tela cheia.

Hoje em dia o problema agravou um pouco mais, ele não dá mais aviso de que o driver parou de funcionar. Eu ligo o notebook, entro em um jogo e aí percebo que ele não entrou em alta performance. Aí só resetando e entrando novamente no jogo para ver se naquela tentativa vai estar tudo ok. Ultimamente, inclusive, ele anda ficando no estágio ocioso, posso fazer eu o que for que o clock não sai do lugar!

Por fim, vale dizer que tudo o que relatei ocorre de forma totalmente aleatória, não existe regra específica, nem hora para acontecer, e que até o momento não encontrei nenhuma maneira de evitar que isso ocorra, nem uma maneira de solucionar o problema que não seja a de resetar o notebook. Ainda, eu não saberia dizer se já tive esse problema quando ainda usava o Windows 8.1, mas aparentemente esse problema começou a surgir somente com o uso do Windows 10.

 

Enfim,

alguém saberia dizer o que poderia estar causando este problema? Seria possível o Windows 10 ser o culpado de todo esse problema? Seria a idade batendo? Haveria alguma maneira de contornar o problema, ou conserta-lo?

 

Obrigado

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amigo, você esta usando a ultima versão do Windows 10?

antes sempre dava esse problema do driver de vídeo parou de funcionar, mas no meu caso era da hd graphics que dava o problema, não da NVIDIA, sempre congelava o sistema, mas depois da atualização de aniversario isso não ocorreu mais, recomendo fazer uma instalação limpa se ainda não tiver feito

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Faz quanto tempo que você realizou uma limpeza nele? Pode ser que seja algum problema de superaquecimento.

 

Como o le_andro disse você poderia verificar se é o driver de vídeo do processador. Desinstale todos os drivers de vídeo  utlizando o DDU (Display Driver Uninstaller) e depois instale primeiro o driver de vídeo do processador para depois o driver de vídeo dedicado.


Poderia espetar algum HD que tenha sobrando e instalar o windows 8.1 devolta para testar se é o SO.

Editado por grievous

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Bom dia, obrigado pelas respostas,

 

le_andro,

sim, o Windows 10 está em sua última versão, inclusive ele fez mais uma atualização esta semana.

Quanto ao aviso, hoje em dia ele de fato já não ocorre, e não ocorre também da tela ficar preta por alguns instantes, porém o problema de não entrar em alta performance persiste, coisa que ocorria exatamente no momento em que o driver parava de funcionar.

Só para constar, lembrando agora, esses dias ocorreu do driver parar de funcionar, porém foi um caso bastante excepcional. Eu estava trabalhando com o software Lumion e pedi para ele renderizar uma foto com um filtro bem pesado. Não deu outra, o driver parou de funcionar.

Quanto à instalação limpa, sim, foi feita instalação limpa, na primeira instalação do Windows 10, e inclusive em uma formatação recente que fiz. O problema se manteve.

 

grievous,

eu faço limpeza nele frequentemente, inclusive coloquei a pasta térmica Master Gel da Cooler Master. Somado com o clock que utilizo nele atualmente, a temperatura da GPU fica entre 66~70 graus, porém com o clock antigo, que utilizei por muito tempo, a GPU trabalhava frequentemente em 78~82 graus.

Quanto à reinstalação dos drivers, estarei realizando o procedimento descrito por você para ver se obtenho um resultado positivo. Caso não, estarei reinstalando o Windows 8.1.

 

Obrigado!

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Esqueci de perguntar, você está baixando os drivers diretamente do fabricante dos componentes (intel, nvidia, etc) ou do notebook(sony)?

 

Recomendo baixar direto com o fabricante do notebook: https://esupport.sony.com/US/p/model-home.pl?mdl=VPCF226FM&template_id=1&region_id=1&tab=download#/downloadTab

Imagino que seja esse aí.

Editado por grievous

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Sim grievous, é este mesmo o modelo!

Eu sempre atualizo o driver diretamente pelo aplicativo NVidia GeForce Experience. Na época que dei uma fuçada atrás de drivers etc no suporte da Sony eu sinceramente nem pensei em baixar o driver de lá, pois datava de julho de 2012, mas quem sabe não esteja faltando alguma coisa, olhando direito aqui vi que eles disponibilizam alguns outros drivers relacionados a video, vou baixar todos e instalá-los para não restar dúvidas.

 

Obrigado!

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Bom, desinstalei absolutamente tudo da NVidia que havia no notebook e instalei o driver disponibilizado no suporte da Sony. Realizei alguns testes, saindo e entrando em jogos em tela cheia, fazendo alterações no clock da GPU, e por enquanto o problema não voltou a ocorrer. Estarei usando normalmente esse final de semana para ver se o problema foi resolvido. Caso não tenha sido resolvido, a Sony ainda disponibiliza "Sony Video Processor Update", "NVidia Guard Service Update" e um tal de "Vaio 3D Portal Update", aí vou tentar instalar estes também.

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@Vinicius Estawsk Já tive um problema com meu notebook: os drivers disponibilizados pela própria nVidia não funcionavam direito e eu fui forçado a pegar os drivers de vídeo do fabricante do note que eram desatualizados porém funcionavam. Por isso recomendei que usasse os da Sony.

 

Se voltar a dar problemas poderia olhar o driver do processador, não encontrei para download no site da sony, apenas uma atualização, então teria de pegar com a própria intel.

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@grievous

Procurei no site da intel e encontrei nada disponibilizado para Windows 10, apenas um utilitário que não serviria. No entanto ele disponibiliza um driver para Windows 7. Baixei só para ter certeza, mas não foi possível instalar.

O driver de vídeo disponibilizado direto na Sony baixou e instalou automaticamente (na forma de atualização do Windows, sinceramente não sei como isso ocorreu) a versão 353.62 do driver da NVidia, uma versão bem mais atualizada mas ainda antiga.

Não tive problemas com essa versão, felizmente, porém é visível uma performance um pouco mais baixa em relação à versão mais atualizada do driver.

Agora a tarde surgiu uma notificação da NVidia de que havia uma atualização disponível (a 372.54, essa é a que dava problemas anteriormente). Estou baixando ela para vermos se alguma coisa vai mudar, espero muito que sim. Porém, se o problema voltar vou reinstalar tudo de novo e ficar com a versão desatualizada, infelizmente.

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