Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito simples, sensor ir e dc motor


jonasz

Posts recomendados


 Olá, estou montando um marcador de paintball (uma pistolinha com carregador eletrônico embutido para 50 tiros :D),   Esta praticamente tudo pronto, só falta a parte eletrônica, mas o problema é que nunca mexi com eletrônica antes... Então estou aqui para tentar achar ajuda para terminar o projeto

 O circuito que preciso é algo simples, uma bateria 9v, um sensor infravermelho, se ele recebe a luz IR ele aciona um motorzinho 9V que tem um pouco menos 100mah




Ai então fiz esse circuito de sensor infravermelho e funcionou

Led acende.jpg
(obs: esse é um led branco nao é fonte de luz IR)




Troquei o led pelo motorzinho e mas não girou:
Motor nao gira.jpg

 

 

 

 

mas fechando curto aonde fica o IR Diode do coletor a base, o motor gira
Motor gira.jpg





Alguém sabe como eu deveria fazer esse circuito?


 Obrigado
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai jonas ,   o princípio do teu circuito está correto. Talvez o problema seja o ponto de saturação do transistor. quando usa o led , sua carga deve ficar em torno de 15 a 20ma  pelos valores que deu como referência, mas o motor é 100ma , ou seja , pra acionar o motor você precisaria ter mais corrente de base pra ele saturar e  se comportar como um interruptor,  por isso  quando colocas alimentação direto na base (curto) o motor gira.

Porém o fotodiodo produz uma corrente muito baixa e aliado a isso o transistor que você está usando tem um ganho baixo pra essa aplicação , fica em torno de 200 max, seria interessante fazer o teste com um transistor BC337 por  ex,  que tem um ganho de até 600. ou se preferir faça um transistor darlington que vai ter um ganho dezenas de vezes maior.

 

segue o circuito: A única diferença é que aqui usei um fototransitor em vez do foto diodo, pois no software não havia o diodo...

Com essa configuração o ganho é muito maior !

 

circuito.png

 

Agora observe somente com um transistor :  

circuito2.png

espero que isso o ajude, qualquer dúvida estaremos aqui.

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O BC337 vai te servir bem , ele suporta uma corrente de até 500ma , isso se estiver saturado, pois vai dissipar pouca potência,  mas se não conseguir satura-lo  mesmo com uma corrente mais baixa( 100ma) por ex  vai ficar tensão entre C.E e aí sim vai esquentar muito... por ex : dos 9V da bateria digamos e o motor fique com 2 e o transistor com aprox. 7,  7x100ma= 700mw ,  o bc337 pode dissipar até 625mw,  nisso ele já fritaria em poucos segundos mesmo.

Mas se quiser podes comprar direto um darlington , um MPSA13 por ex , é do mesmo tamanho que um bc337 , com características praticamente idênticas, ic de 500ma , 625 mw de potência max e com ganho centenas de vezes maior ( mais sensível e mais fácil de saturar).

 

Não esqueça de postar o resultado dos testes, rs ! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem muitas opções , o que deve ser considerado é a carga que ele ele vai usar e no caso principalmente o ganho , o  548 tem um max de 800( com ic de 100ma) e o 139 tem max 250 com ic de 1,5A(o 139 é mais pra potência).

 

A sugestão do Mestre88 é boa, mas no seu caso o que impede um pouco a saturação é o valor muito baixo de corrente fornecida pelo fotodiodo, por isso precisas de um ganho bem alto , pra poder saturar com pouca corrente( na casa dos  µa ) por ex .

 

Mas quanto ao darlington tem muita opção e equivalentes , tanto os Tip's menores quanto aos BC's ,  um barato e parecido também com o 548  é o darlington BC517  , mesmo tamanho e ic de 1,2A com ganho de 30 000. 

Mas enfim , se não quiser usar 2 como sugerimos podes comprar direto um darlington também, é difícil afirmar qual o melhor sem fazer ensaios, mas o circuito não vai fugir disso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, as opções nesse caso são infinitas mesmo. Porém é melhor optar pelo mais do mesmo usando componentes tradicionais sem inventar moda. 

Por exemplo, se o BC548 e o BD139 não se saturar com o tal diodo, podemos colocar um segundo BC548. 

Um transistor desses não custa mais que um real, sem contar que pode ser achado um equivalente dele em qualquer sucata jogada por aí. 

A gente abre um brinquedo, uma fonte de PC, um rádio ou uma TV e sempre tem um S9014, um C945, ou um C1815, todos são quase iguais. 

adicionado 2 minutos depois

Tip42 é PNP, se ligar o BC548 junto a ele pode funcionar, mas a ligação é diferente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Existe alguma opção usando o inventario atual?

TIP42
TIP42
2N3904
2N3904
BC337

BC557c
sensor IR
emissor IR
potenciômetro 100k
potenciômetro 20k

resistência 10k

resistência 1k

resistência 390

resistência 390


Ai não preciso esperar segunda feira e ir lá comprar os componentes para fazer os próximos testes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem possibilidade de usar estes da lista , da pra usar 2  BC337,  com ganho de 200 cada você terá 40 000 totais , já com o 548 com media entre 100 e 800 e com o tip que tem ganhos entre 15 e 30 max ,você poderá ter  um max de 24 000.... 

O circuito está ok , e os componentes é como o mestre disse , da pra achar até em coisa velha , sucata , etc.

O bom nisso tudo é que você esta agregando bastante seus conceitos sobre o assunto,rs .

 

Bons testes aí , e continue os relatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Mestre88 disse:

Tente assim, no lugar do bc548 você põe o 2N3904. 


beleza, acabei de testar,  com um led no lugar do motor funciona,  mas com o motor não


 

7 minutos atrás, Mirko J disse:

Se você tem possibilidade de usar estes da lista , da pra usar 2  BC337


BC337 eu so tenho 1

 

 

8 minutos atrás, Mirko J disse:

O bom nisso tudo é que você esta agregando bastante seus conceitos sobre o assunto,rs .


É, eu nem sabia o que era um transistor semana passada, kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está esquenta porque não está saturado como o mestre88  disse,  por isso é melhor você comprar os transistores específicos mesmo,  o bom é que com 5 reais da pra comprar muita coisa ,  um darlington bc517  por ex suporta até1,2A e tem um ganho de 30 Mil no mínimo e sai por menos de 1 real , um Mpsa13  suporta 500ma com ganho de pelo menos 10 Mil  sai na casa de 1 real também ,  os bc's 337 pra montar o darlington não custam mais doq 50 centavos cada ...

o bc517  e o Mpsa13 por exemple  satura 100ma do seu motorzinho com uma corrente de apenas 100 micro amperes

o 337 pra saturar os 100 ma precisa de pelo menos 4 ma...  

E a corrente que seu fotodiodo produz não chega nem na casa dos ma ... falando nisso você poderia informar o modelo do seu fotodiodo??

Se esse problema da saturação persistir uma alternativa seria trocar o fotodiodo por um fotoftansistor igual aquela que postei no começo.

Esses circuito são meio chatos mesmo, pois a corrente destes dispositivos são baixíssimas. um fototransistor bastante usado pra essas aplicações infravermelhas é o TIL78, custa cerca de 2,50 a 3 reais,   o bc517 com o til78 acho que seria uma boa combinação, teria uma resposta melhor do que com o fotodiodo.

 

montei ele novamente com o fototransistor , se você quiser da pra montar com 1 bc517 ou fazer a configuração com 2 BC's 337 , o que vai te dar um ganho muito alto , o fototransistor vai fornecer somente 30 micro amperes pro bc 337 que vai injetar na base do outro 377 somente 5ma .

creio que isso resolva seu problema, obs: coloquei ao invés da lampada um resistor pra bater os 100ma de carga( a lampada só tinha 6 e 12v ) .

 

Resumindo , com 5 reais da pra você ir na lojinha e comprar os bc 337, ou um darlington 517 ,o fototransistor , etc ,  e bricar um pouco nesse seu projeto,rs.

FOTOTRANSISTOR.png   

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


 O sensor IR que estou usando não sei o modelo, nem o vendedor sabia dizer. apenas sei que ele igualzinho um led de 3mm

 Não posso pegar outro sensor que tenha um tamanho diferente porque não vai dar para entrar no furo na camara do bolt que fiz no torno mecânico.
 Por outro lado posso usar um transistor bem maior em questão de tamanho


Não tenho problema se as pecinhas custarem muito mais,  mas gostaria do circuito mais simples possível e que seja capaz de rodar o motorzinho com maior potencia possível

 Com o darlington 517 seria apenas um transistor no circuito?

 Segunda Feira vou fazer essa versao que você passou agora com 2x BC337 e a penultima versao que o Mestre88 passou

 Eu gostei do ultimo circuito que o Mestre88 passou,  nao tem resistencia, é bem simples e foi o unico que foi capaz de rodar
 Se eu for fazer naquele modelo eu trocaria o 2N3904 por qual transistor?
 
 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, jonasz disse:


Testei esse ultimo de 3 transistores usando o led,  quando joga a luz IR no sensor o led não acende e o BC337 esquenta
 

Então tem coisa errada, ou estes transistores estão com problemas. 

Pesquisou sobre a pinagem deles antes? 

Estou achando muito estranho que não funciona. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisei o 2N3904 é de um jeito, O BC337 é o contrario, O TIP42 tem a base antes do coletor

Todos eles funcionaram em algum dos circuito
s anteriores. 
 Mas o BC337 esquentou demais muito naquele circuito que fazia o motor girar, talvez deve ter danificado

Testei agora o BC337 fritou,  não funciona mais no circuito que ele funcionava antes

O teste dos 3 transistores não foi valido, um deles estava queimado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E além das pinagens diferentes, veja que são ligados de formas diferentes também. 

Por exemplo o BC337 e o 2N3904 são ligados com o coletor ao Terra e se satura com tensão positiva na base, ou seja, são NPN. 

O TIP42 já  tem o emissor ligado ligado ao positivo e se satura com tensão negativa na base, este é um transistor PNP. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça como o mestre disse , confira bem as ligações !!  Quanto ao fototransistor ele tem o mesmo tamanho de um led .

Temos um problema ''crônico'' com essa saturação , aqui não tenho o 517 pra testar, e como a corrente do fotodiodo é extremamente baixa talvez seria mais interessante amplificar essa corrente com os 2 BC337 configurados em darlington mesmo.

Quanto ao resistor tem que ter na base do segundo BC337 pra limitar essa corrente , pois colocar a base ''em curto'' com outro transistor ele vai virar um sugador de corrente e isso não é interessante ..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo @Mirko J , essa é outra maneira de fazer o acoplamento darlington. Da forma que eu citei, não precisa de resistores já que liguei os coletores juntos. 

adicionado 5 minutos depois

Agora uma outra forma de fazer isso me veio na cabeça agora:

Ligar o foto diodo em série com um resistor de alto valor, no ponto comum colocar um transistor para amplificar o sinal, em seguida uma porta inversora com um segundo transistor e por último um transistor de potência para ligar o motor. 

Amanhã faço outro desenho, tá tarde já. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...