Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lucasishii

Problemas com fx6300 + m5a78l-m lx/br + gtx960

Recommended Posts

Galera, eu estou com um problema aqui em minha máquina, config:

 

Placa-Mãe: M5A78L-M LX/BR

Processador: FX6300 (Overclockado a 4.1)

Memória: 8GB 1333MHz

Fonte: EVGA 600W 80+

VGA: GTX960 Zotac

 

Estou com um desempenho bem ruim em jogos como:

 

GTA V (48 ~ 55 fps no LOW)

Just Cause 3 (40~50 fps no LOW)

The Crew (30~50 fps no LOW)

The Witcher 3 (40 fps , LOW também...)

Rainbow Six Siege ( esse crava 60 no low, mas se mudar pro medium fica injogável)

 

O que acontece, eu tinha uma R7 260X, e ela sempre rodou os jogos tranquilamente no low, porém fiz o upgrade para a GTX960 (não sei se foi um baaita upgrade, mas beleza). E é ai que ta o problema, eu não senti quase nenhuma diferença em fps nos jogos. Eu fiz o upgrade pois vi em vários sites e comparativos mostrando que a GTX960 é uns 40% melhor do que a R7 260X

 

Eu vi até alguns vídeos na internet da galera utilizando GTX960 + FX6300 e rodaram lindo, conseguiram 60fps+ gravando! Inclusive em alguns canais grandes como "ChipART", "PeperaioHardware".

 

Já me disseram que essa placa-mãe não é uma boa companheira para os FXs, mas será que ela ta capando tanto o desempenho do processador?

 

Em alguns casos, tanto na qualidade LOW, MEDIUM ou HIGH os fps continuaram o mesmo, ou seja, o problema não está na VGA, certo? Só que também não seria gargalo, já que em vários testes a glr roda FX6300 com GTX960 de boas.

 

Enquanto isso vou formatar meu computador, vai que deu zika nele né? rs

 

Agradeço qualquer ajuda pessoal, valeu!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@lucasishii Provavelmente é a placa-mãe mesmo. Se você der uma pesquisada aqui no fórum, verá que há dezenas de relatos de problemas com esse mesmo modelo e processadores FX.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhe o raciocínio:

 

você compra uma nova placa de vídeo, ela puxa mais energia que antes, mais energia trafegando na placa-mãe, a mesma possui VRMs sem dissipador que esquentarão tanto como antes e ela vai diminuir o clock ou a tensão entregue para a CPU (ou dando drops rápidos ou mantendo essa queda pro muito tempo) e você vai ter um desempenho pífio.

 

Resumindo, quanto mais você tenta usar seu hardware mas a placa-mãe e seus componentes esquentam e mais ela limita seu desempenho pra conseguir lidar com a temperatura dela e dos VRMs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, eu formatei e realmente o desempenho está bem abaixo do esperado ainda.

 

Provavelmente então minha placa-mãe não está dando conta do recado certo?

 

O que vocês acham de eu migrar para esta?

 

GA-970A-DS3P - Gigabyte

http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0/?tag=970

 

Disseram que o chipset ideal para fx seria esse 970, e eu não pretendo trocar o FX6300 tão cedo. Acham uma boa escolha?

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@lucasishii amigo, voce ja testou sem o overclock no fx6300? Ele nao precisa de over pra rodar com a gtx960. Outra situacao é que 3 jogos que voce usa precisam de ajustes finos pra rodar no fx6300 com a gtx960. Gta, just cause e Witcher sao casos especiais, inclusive pela questao de 2gb de memoria de video (apesar de você n ter falado qto tem sua vga). Acho que o seh problema esta em usar o over nessa placa-mãe. Se deixar em stock, leva esses jogos no medio. Tente sem over no processador e faca over na vga.

adicionado 3 minutos depois

De uma olhada nesse canal que tem uns videos de como rodar jogos em config limitada. Procure por videos da 750ti ou 950, se n tiver da 960, como parametro inicial pra usar na sua maquina:

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro não recomendar placas mãe porque já percebi que a galera aqui manja demais e sabe escolher modelos com bons preços. :D

 

O que recomendo é abrir um tópico na área correspondente pedindo indicações de placas pro seu FX.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr ai que está, antes de me decepcionar com a troca (R7 260X -> GTX960) ela rodava em stock, porém existe aquele "turbo boost" que já vem habilitado no processador, vou tentar desativá-lo para ver se noto alguma diferença. Mas fiz o over justamente pois em "stock" a GTX já estava com desempenho meio estranho.

 

O que está me deixando mais confuso é que a R7 260X conseguia desempenho bem semelhante a essa GTX960( que é 2GB por sinal ).

 

Apesar de saber que não é uma placa para rodar no HIGH / ULTRA pelo menos no low ela deveria conseguir um FPS bem maior do que a R7. E a realidade é que ficou BEM semelhante, eu diria uns 5 ~ 10 fps de diferença.

 

Concluindo, eu acredito que seja algum gargalo ou realmente a GTX960 não é tão boa quanto mostram nos vídeos rs.

 

@Hqxriven tem razão rs, eu vou pedir uma recomendação lá!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×