Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
CeLioCiBR

Resolução nativa

Recommended Posts

Olá, gostaria de pedir a ajuda de vocês na seguinte questão.. como mudar a resolução nativa?

como vocês podem ver na imagem anexada embaixo, o windows está me dizendo que a resolução nativa da minha TV é 1920x1080/60p.. 

o que não é verdade, a resolução nativa dela é 1600x900/60p...

então eu gostaria de saber, como faço pra "forçar" o windows  a selecionar esta resolução (1600x900p) como Nativa?

tem como? editando o registro ou algo do tipo?

fiquei sabendo que tem como, editando uma coisa chamada de "EDID".. mas meu inglês é extremamente ruim.. :(
peço desculpas pela minha noobice e pelos meus erros na gramatica, e se eu postei na área errada, peço desculpas novamente.. 
isso está me atrapalhando mais do que o normal.. :(
Obs: minha tv está conectada via HDMI..

ee.png

Editado por CeLioCiBR
esqueci as Tags.. :(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Célio, para facilitar a ajuda passe mais informação de qual marca/ modelo de sua TV, qual é sua placa de vídeo e sistema operacional. Assim também posso mover seu tópico para uma sala apropriada. :thumbsup:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Pêdro Bonzinho Olá, obrigado pela atenção.
É Uma Led de 39 polegadas da Samsung, aqui tem alguns links com as informações técnicas..

Site oficial: (inclusive, eu atualizei o firmware da tv por aqui)
http://www.samsung.com/br/support/model/UN39FH5205GXZD
e mais 2 sites falando da TV:

http://www.kabum.com.br/produto/66040/tv-led-samsung-39-full-hd-hdmi-usb-un39fh5205gxzd

http://www.pcinformatica.info/produto/94.0178/tv+led+39+samsung+un39fh5205gxzd+full+hd+hdmi+usb+120hz+samsung

Placa de vídeo: Nvidia Gtx 760

Sistema operacional: Windows 7 Ultimate Service Pack 1 - 64 Bits

reparei que os dois sites que deixei o link informa que a tv é de fato fullhd (1920x1080) 

mas isso não pode ser verdade, por quê se eu selecionar essa resolução, a qualidade fica extremamente ruim, fica inviável usar ela nessa resolução.. você percebe que a imagem ta forçada.. e a imagem só fica normal quando seleciono 1600x900.. :(

qualquer coisa é só perguntar que tentarei responder.. segundo minhas capacidades ^^ :):D

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Pêdro Bonzinho Pêdro, desculpa a pergunta de iniciante mas, eu fiz algo errado? digo.. ninguém mais respondeu nada por aqui..
talvez eu coloquei na área errada? 

ou a minha pergunta é iniciante demais pra alguém responder?

Editado por CeLioCiBR
erro de português

Compartilhar este post

Link para o post

@CeLioCiBR Pelo manual do TV, ela realmente possui a resolução 1920x1080, (FullHD), isso não significa que você "tem" que usar essa resolução, Use a que melhor te agrada e melhor é apresentada para o uso com o PC....

PS: Deixe a frequência sempre em 60Hz, ok?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Bcpetronzio de fato, eu não discordo que eu não "tenha" que usar a resolução nativa, mas normalmente é a melhor opção certo? se aqui a imagem fica ruim em resolução nativa, então tem algo de errado certo?
de qualquer forma, você não saberia como forçar o windows a escolher a resolução 1600x900 como nativa? peço isso por quê eu quero usar uma opção chamada DSR da Nvidia, mas ela só funciona na resolução nativa..

resumindo:

resolução atual: 1600x900

resolução nativa: 1920x1080

quando aciono o DSR, o windows muda minha resolução pra 1920x1080 e a imagem fica extremamente ruim..

se o windows mudasse a resolução nativa pra 1600x900 isso não aconteceria, e eu conseguiria usar o DSR sem problemas..

me ajudem.. ^^

Compartilhar este post

Link para o post

OK!, Uma forma muito comum e também disponível para a maioria dos TVs Samsung (Não todos). é você renomear a entrada HDMI que você esta usando no TV para "PC".

Exemplo: Se você esta usando a entrada HDMI 1 de seu TV, entre no menu do TV, nas setinhas do controle vá até a opção "Input", Lá deve ter uma opção para renomear as entradas HDMI.

No caso do Meu TV aqui, só a entrada HDMI 2 tem a opção de eu renomear ela para "PC", ai estou limitado a usar o notebook somente na entrada HDMI 2, se usar em outra entrada a imagem fica fora de escala!... 

Entre no menu da sua ai, como ela é mais moderna, talvez tenha a opção de você renomear qualquer entrada HDMI dela para "PC"...

Faça isso que acredito que irá resolver seu problema...

PS: Depois disso é experimentar usar (se sua placa possuir saída DVI), um adaptador de DVI para HDMI, tipo: PC > Adaptador DVI/HDMI > Cabo HDMI > TV....

Na maioria das vezes, usando esse recurso o PC não "vê" a resolução do TV e irá funcionar na que você "setar" manualmente...

adicionado 5 minutos depois

Estou movendo seu tópico para "Televisores e Projetores", talvez algum colega lá também saiba de algum "macete" e pode passar para nós!...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Bcpetronzio obrigado pela dica, infelizmente na minha tv aqui só tem uma hdmi heuhuehe.. e não tem uma opção pra renomear o hdmi ou algo do tipo..

sobre um adaptador de DVI pra HDMI, comprarei um cabo assim que tiver dinheiro Huehuehue.. mas e a qualidade? digo, um cabo HDMI > HDMI deve ter uma qualidade melhor que um cabo DVI > HDMI.. né? ou não?

falando de uma solução via software, acho que a melhor opção é editar o "EDID".. pra dizer pro windows que a minha resolução nativa é 1600x900.. 

ou mesmo um software tipo "CRU".. nome completo: Custom Resolution Utility

alguém já utilizou? recomenda? 

mano, muito obrigado por ter movido o tópico.. ^^ :):D
Hz sempre coloco em 60.. já que minha tv é 60..

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se os TVs possuem o "EDID" como os monitores, mas mesmo que possua, não recomendo altera-lo! 

Quanto aos cabos DVI ou HDMI, ambos possuem imagem digital, então você não terá perdas...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Bcpetronzio entendo, por isso resolvi peguntar aqui.. vai que dá uma coisa ruim alterando o EDID Huehuehe... é bom saber que eu não terei perdas entre o DVI e o HDMI, sobre o cabo, acho que irei demorar uns meses pra poder comprar outro huehuehe, as coisas estão feias.. :( 

já que alterar o edid diretamente é perigoso, e se usar um programa "próprio"? tipo o CRU? eu só precisaria deletar as resoluções mais altas (acima de 1600x900) ae talvez o windows iria "setar" a resolução nativa como 1600x900..

e se não der certo, eu poderia usar um ponto de restauração.. né? ou não é bom confiar tanto assim no ponto de restauração?

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço muito dos programas, mas já lancei mão da desinstalação de um programa que não funcionou, e o PC ficou bom novamente...

Para garantir que a restauração funcionará perfeitamente, crie um novo ponto de restauração antes de instalar esse programa que você disse!

Ai é certeza que a restauração será bem sucedida.

PS: caso não queira comprar o cabo completo DVI/HDMI, compre só o adaptador, tipo esse abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703848958-adaptador-conversor-dvi-macho-saida-hdmi-fmea-banhado-ouro-_JM

Como vê ele é barato e não precisa compra-lo pela Net, ai em Anápolis terá eles a venda em lojas de informática e eletrônica!...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode tentar o seguinte:

Entra no regedit e vai em HKEY_CURRENT_CONFIG > System > CurrentControlSet > Control > VIDEO

Encontre a chave relativa a seu monitor, nessa chave você tera uma chave com nome 0000 e uma chave filha para a mesma com os mesmos registros, mude os registros das duas chaves:

Attach.RelativeX => resolução X atual da tela

Attach.RelativeY  => resolução Y atual da tela

DefaultSettings.XResolution => resolução padrão x

DefaultSettings.YResolution => resolução padrão y

Usar dvi é um chute no escuro, pois o DSR so funciona em relação a resolução nativa, mesmo que o windows não reconheça as resoluções personalizadas da tv ele vai default pra mais alta que ele encontrar possível, nada garante que é a que você quer. Editar o EDID é a solução certeira, mais fica a questão pra que você quer usar o DSR? Ele não melhora gráficos e deixa mais pesado, é basicamente AA sem pós-processamento.

Editado por TulioBotinha
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@TulioBotinha mano, eu fui onde você falou e não tem nada lá..

segue a imagem abaixo.

o DSR melhora a qualidade de imagem geral, muitos dizem que não funciona, errado.. funciona e muito bem.... depois você testa em um jogo de mundo aberto.. 

uso em uma tv de 39 polegadas e fica evidente a diferença, tenta setar o jogo pra 6k ou 8k de resolução e depois me fala se teve diferença, o meu pc aqui é bem fraco, mas eu consigo jogar Naruto Storm 4 na seguinte resolução

3200x1800

fica ótimo, se eu tentar uma mais alta, eu não consigo manter os 30 frames na luta, e fica ruim.. o serrilhado no storm 4 é muito evidente.. puts.

Sério, o serrilhado praticamente desaparece, e a imagem fica bem mais nítida..

também jogo Dead or Alive 5, usando uma resolução de 1600x900 porém uso o SSAA x4 e fica muito boa a imagem

não gosto de AA, o único que uso quando tem e o SSAA, ou muito raramente o MSAA quando não posso aumentar a resolução de forma livre.. os outros apenas embaçam a imagem, não gosto disso.

Sobre o EDID, tenho medo de fazer alguma alteração (mesmo que eu crie um ponto de restauração) e fazer alguma coisa errada.. e depois de fazer alguma coisa errada, eu tentar voltar pro ponto de restauração, e por algum motivo ele não "resetar" o EDID e eu ter que formatar..

sendo sincero, achei que seria mais fácil.. por isso que eu gosto de sempre ter o controle sobre tudo.... deveria ter uma opção no windows em que eu pudesse editar a minha resolução nativa de forma fácil.. :(

@Bcpetronzio muito obrigado pela dica mano, de fato bem barato Huehuehue, mas acho que irei guardar dinheiro pra comprar um cabo "completo" mesmo.. mas ainda prefiro só tentar editar o EDID ou algo do tipo e não ter que comprar nada adicionalmente..

ww.png

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais