Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

é possível conectar dois fan's de 12v - 0,36a , em uma única saída' da mobo ???


Posts recomendados

É possível conectar dois FAN's (4 pinos), de 12V - 0,36A (cada um deles), 'em uma única saída' de 4 pinos da MoBo, (ex.: CPU_FAN, SYS_FAN1, SYS_FAN2), sem propiciar riscos de sobrecarga e super aquecimento? 
Minha dúvida está na relação de corrente, pois não sei o quanto é suportado pela saída da MoBo. Sabemos que a voltage m é padrão (12V).
(Alguém sabe qual a corrente da saída para FAN da MoBo, quanto ela suporta?)
* Tenho o adaptador necessário, apenas ainda não fiz a ligação em razão desta dúvida. Não quero correr riscos. 
... 
... 
Desde já agradeço a todos que puderem me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faça isso, a placa-mãe suporta menos ámperes que a fonte, se fosse você conectava na fonte. Se tivesse conhecimentos em soldagem eletrônica você poderia montar o seu próprio adaptador com alguns tubos termo retráteis, fios de fonte e conectores femea FAN e IDE encontrados em sucatas de placa-mãe e drives CD-ROM, e ficaria bem mais resistente do que esses vendidos em lojas, principalmente o IDE fêmea os pinos entortam bem fácil, já o IDE fêmea retirados de drives de CDROM os pinos são muitos mais resistentes e encaixam facilmente, artesanal é outra coisa.
Os conector IDE fêmea poderia serrar de leitores de CD-ROM antigos, soldar os fios nele, dae saíram vários fêmeas FAN que você pode encontrar em sucata de placas-mãe. Mas como você não tem conhecimento, só uma ideia pra quem quer se aventurar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MatrixWHOIS

Valeu pela tentativa. Mas percebi que você não entendeu nada da pergunta.

Artesanal... ? Não entendi...
Cara, o adaptador não é problema. Tenho vários, alguns feitos outros comprados, com vários números de pinos e conexões, resistentes a várias amperagens e também mecanicamente.

Minha duvida é quanto à 'corrente' suportada pela 'saída para conexão de FAN, da MoBo'.
...
Valeu agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/08/2016 às 10:25, MatrixWHOIS disse:

@Vinnew Entendi sim sua pergunta, não se faz isso, conectar 2 FANS no jumper FAN da placa-mãe, se quiser queimar tua placa-mãe vai em frente. Para complicar menos compra esse adaptador:

 

263121-MLB20704208796_052016-Y.jpg

 

porque usar a mobo se você pode usar a fonte ? Não corra esse risco.

@MatrixWHOIS
Porque usar a MoBo?
Bem, isso é simples, mas como você não tem conhecimento vou te explicar: 
Ela possui um controlador automático para a regulagem de intensidade do Fan (RPM), assim contribui estritamente no quanto é necessário para o arrefecimento, evitando tanto gasto de energia quanto desgaste prematuro do Fan devido a horas (desnecessárias), de uso.  

adicionado 10 minutos depois
Em 27/08/2016 às 12:41, Contiusa disse:

@Vinnew você tem que ver a potência do conector. Geralmente eles são de 1A, então daria, mas vê aí.  

E ai Contiusa, tudo certo?
Então meu caro, estou montando um 'sisteminha' para conseguir por meio de multimetro/amperímetro fazer a devida leitura (visto que dentro do príprio gabinete não é possível), da corrente e assim ver a possibilidade de instalá-los no mesmo conector. Logo logo vou sanar esta dúvida e compartilhá-la por aqui.
Dentro de meus cálculos 0,75A estaria de bom tamanho, se for 1A como você menciona (o que já me deixou animado), poderei conectá-los sem qualquer receio.
...
Valeu, agradeço pela contribuição.
Abraço. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinnew Essa vantagem ja era conhecida por mim, claro que você pode diminuir ou aumentar a rotação no BIOS conforme a sua vontade, pois o FAN da placa-mãe oferece isso, mas antes você precisa saber quantos amperes vai consumir esses teus FANS, se não passar do limite do jumper FAN então tudo bem. Se você quer fazer um controlador de FAN por hardware também seria legal:

 

https://www.youtube.com/watch?v=AkgciYwJqKM

 

"tanto gasto de energia quanto desgaste prematuro do Fan devido a horas (desnecessárias), de uso." para evitar o desgaste você precisa lubrificar a ventoinha, e passar um limpar contatos nos fios do motor de cobre:

https://www.youtube.com/watch?v=h6EB_0Xzjic

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Vinnew disse:

@RS Faria
É uma Gigabyte GA-990XA-UD3 (Rev. 3)...

Agradeço.

 

No manual não aparece a especificação do conector (página 24). No manual da minha Z77 também não. Mas no manual de uma Z97 da Asus aparece - máximo de 1A (12v). Do que eu tenho lido, 1A é o mínimo padrão. Mas dê uma pesquisada. 

 

Se quiser jogar seguro e ainda assim mantiver o controle PWM, compre um adaptador destes: http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/product.detail.tpl&no=181&type=Cables&type_sub=Fan Cable Adapters&model=AK-CBFA03-45

 

Você pode plugar até 5 fans de 4 ou três pinos, inclusive o do CPU cooler, plugar o conector no CPU-fan (para controlar todos os fans) e o molex na fonte. Aí você alimenta os fans pela fonte e controla pelo PWM. O fan do CPU cooler você coloca no conetor com os 4 pinos (funciona como madrinha). Os outros quatro terão um pino faltando e vão na onda do madrinha.

 

 

adicionado 0 minutos depois

 

Ah, a maioria desses adaptadores ou splitters são de 3 pinos, então tem que conferir antes de comprar, pois os seus de 4 pinos não vão caber (e também não terão controle PWM).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...