Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador de fans!


Posts recomendados

Olá pessoa, estou com um problema que está me incomodando, não consigo mais ajustar manualmente o RPM do fan do meu processador, troquei a placa-mãe e infelizmente perdi essa opção pelo software "SPEED FAN" , portanto tenho de ultimo recurso a configuração da bios onde eu posso desabilitar, porém já mexi nas config e de nada adiantou, ainda esta automático, alguém tem alguma solução de como eu posso deixar na RPM minima ?

MODELO DA placa-mãe: GA-Q77M-D2H

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Vignatto mas por que você quer tirar o CPU cooler do controle PWM do BIOS? A menos que você tenha um CPU cooler muito bom em refrigeração passiva, como um Lucifer V2 ou um Raijintek Ereboss, não dá para deixar o fan no mínimo pois a CPU vai superaquecer. Para isso existe o PWM.

 

Você pode baixar o perfil do PWM para silent que a curva cai bastante, mas não vai ficar sempre no mínimo. Tem como mexer nas curvas, mas isso eu não sei. Se o barulho está incomodando, a melhor solução é trocar o CPU cooler por um melhor. Até para não colocar a sua CPU em risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porque sim... meu watter cooler sempre foi assim e deu conta... gostaria de fazer, tem alguma ideia? @Contiusa

adicionado 1 minuto depois

Ja coloquei no silent , e fica aumentando RPM a cada segundo, ta me deixando neurose isso, queria desabilitar totalmente, colocar manual no minimo rpm!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Vignatto pode colocar em um SYS-fan e ver se tem opção para setar em uma tensão constante, entre de 5 a 7v (alguns fans não iniciam se a tensão for muito baixa). Mas você perde o aviso caso o fan pare de funcionar. Pode tentar trocar o setup do BIOS e passar para o controle de tensão. Talvez assim dê para manter uma tensão constante.

 

Mas, sério, não precisa passar por toda essa tortura e dor de cabeça. Venda o water cooler e compre um air cooler de 100-150 reais que eles são inaudíveis em quase todas as funções. As suas temperaturas devem estar bem mais ou menos. Ou então compre um fan decente para o water cooler, mas eles são mais barulhentos mesmo, por causa do FPI do radiador.

 

Qual é o water cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Vignatto realmente, o H100i tem uma boa área de radiador, então talvez dê para deixar os fans a 5-6V e manter uma boa temperatura. 

 

Mas só pesquisando o manual do seu BIOS. Você teria que passar o controle PWM para controle de tensão (não é todo BIOS que tem isso). Se tiver, depois tem que descobrir uma maneira de manter a tensão sempre nos 5-6V. Ou pode plugar em um SYS-fan (com um splitter) como eu falei e controlar pela tensão. Em geral, no controle de tensão vai ter opções 5-7-9-12V se não me engano. Aí você escolhe a mais baixa. Mas você tem que pesquisar, porque cada BIOS / placa-mãe vem de um jeito. Como a sua já é mais antiga, talvez não tenha controle de tensão.

 

Ou mais alguém pode ter uma dica, porque essa coisa de controle da placa-mãe é uma salada geral. Às vezes troca o controle dos conectores de uma geração para outra.

 

Ou pode vender o H100i e comprar um bom air cooler. Qual é a CPU? Qual o gabinete?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...