Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lucas Vignatto

Controlador de fans!

Recommended Posts

Olá pessoa, estou com um problema que está me incomodando, não consigo mais ajustar manualmente o RPM do fan do meu processador, troquei a placa-mãe e infelizmente perdi essa opção pelo software "SPEED FAN" , portanto tenho de ultimo recurso a configuração da bios onde eu posso desabilitar, porém já mexi nas config e de nada adiantou, ainda esta automático, alguém tem alguma solução de como eu posso deixar na RPM minima ?

MODELO DA placa-mãe: GA-Q77M-D2H

Desde já, agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lucas Vignatto mas por que você quer tirar o CPU cooler do controle PWM do BIOS? A menos que você tenha um CPU cooler muito bom em refrigeração passiva, como um Lucifer V2 ou um Raijintek Ereboss, não dá para deixar o fan no mínimo pois a CPU vai superaquecer. Para isso existe o PWM.

 

Você pode baixar o perfil do PWM para silent que a curva cai bastante, mas não vai ficar sempre no mínimo. Tem como mexer nas curvas, mas isso eu não sei. Se o barulho está incomodando, a melhor solução é trocar o CPU cooler por um melhor. Até para não colocar a sua CPU em risco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

porque sim... meu watter cooler sempre foi assim e deu conta... gostaria de fazer, tem alguma ideia? @Contiusa

adicionado 1 minuto depois

Ja coloquei no silent , e fica aumentando RPM a cada segundo, ta me deixando neurose isso, queria desabilitar totalmente, colocar manual no minimo rpm!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lucas Vignatto pode colocar em um SYS-fan e ver se tem opção para setar em uma tensão constante, entre de 5 a 7v (alguns fans não iniciam se a tensão for muito baixa). Mas você perde o aviso caso o fan pare de funcionar. Pode tentar trocar o setup do BIOS e passar para o controle de tensão. Talvez assim dê para manter uma tensão constante.

 

Mas, sério, não precisa passar por toda essa tortura e dor de cabeça. Venda o water cooler e compre um air cooler de 100-150 reais que eles são inaudíveis em quase todas as funções. As suas temperaturas devem estar bem mais ou menos. Ou então compre um fan decente para o water cooler, mas eles são mais barulhentos mesmo, por causa do FPI do radiador.

 

Qual é o water cooler?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lucas Vignatto realmente, o H100i tem uma boa área de radiador, então talvez dê para deixar os fans a 5-6V e manter uma boa temperatura. 

 

Mas só pesquisando o manual do seu BIOS. Você teria que passar o controle PWM para controle de tensão (não é todo BIOS que tem isso). Se tiver, depois tem que descobrir uma maneira de manter a tensão sempre nos 5-6V. Ou pode plugar em um SYS-fan (com um splitter) como eu falei e controlar pela tensão. Em geral, no controle de tensão vai ter opções 5-7-9-12V se não me engano. Aí você escolhe a mais baixa. Mas você tem que pesquisar, porque cada BIOS / placa-mãe vem de um jeito. Como a sua já é mais antiga, talvez não tenha controle de tensão.

 

Ou mais alguém pode ter uma dica, porque essa coisa de controle da placa-mãe é uma salada geral. Às vezes troca o controle dos conectores de uma geração para outra.

 

Ou pode vender o H100i e comprar um bom air cooler. Qual é a CPU? Qual o gabinete?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×