Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
FrizoR

é preciso formatar o hd em troca de placa-mãe?

Recommended Posts

Olá galera, estou trocando minha placa-mãe atual da fabricante Kronnus por uma nova da Asus. 
Tenho muitos jogos instalados no HD e não queria perdê-los, principalmente o GTA V de 65GB para não precisar baixar tudo de novo, porém vi que pode ocasionar conflito e até tela azul em relação aos drivers antigos da outra placa-mãe. 

Alguém por favor poderia me dar uma sugestão do que fazer? Não quero perder os games! :( (Uso Windows 10 64Bits Profissional - meu HD tem 500GB)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

geralmente windows se configura corretamente pra placa nova mas isso nao é garantido 100% com um pouco de sorte você pode pluga hd na placa-mãe nova e win funcionara ok

Compartilhar este post

Link para o post

Depende. Geralmente se você trocar de placa-mãe para um modelo do mesmo chipset da antiga, a chance de aparecer problemas é menor.

Eu, pessoalmente, optaria por realizar a formatação para garantir que não ocorresse nenhum problema. Lembrando que você pode fazer backup dos seus jogos da Steam (eu já tenho meu HD particionado com uma partição apenas para a Steam, então quando troco de SO não preciso ficar puxando backup ou algo similiar).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

algumas nem dão boot mas se a sua deu boot desinstale todos os drivers da velha e instale os da nova e teste se não der problemas deixe se der faça backup e formate

Compartilhar este post

Link para o post

@gustavodbg Eu poderia então criar uma partição para os jogos e instalar o sistema novamente em outra, correto? Não vou perder os jogos?

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiver no Windows 10 pode tentar que deve funcionar direitinho.

Só te aviso que esse novo sistema pode encrencar com algum hardware diferente pois ainda não está maduro.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, FrizoR disse:

@gustavodbg Eu poderia então criar uma partição para os jogos e instalar o sistema novamente em outra, correto? Não vou perder os jogos?

Correto. Você pode particionar seu HD, ir na opção de backup da Steam e mandar jogar todos os games na nova partição. Depois você formata a outra que contém o SO.

Compartilhar este post

Link para o post

@gustavodbg É o melhor a se fazer mesmo, sem preocupações. Muito obrigado.

adicionado 32 minutos depois

@gustavodbg Uma última dúvida, acha melhor eu fazer a partição agora mexendo no sistema normalmente e já separar aqui ou isso se faz na hora do boot do Windows mesmo, naquela tela?

Compartilhar este post

Link para o post

Você se refere ao momento de instalar o Windows em que pede em qual partição você deseja instalar? Precisa particionar com o sistema rodando, porquê você vai precisar jogar o backup da Steam pra lá antes de formatar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais