Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
basnete

Multímetro analógico politerm p50

Recommended Posts

Olá
Eu estou com alguns problemas nesse multímetro Politerm P50. Alguns estão com o galvanômetro preso, ou seja, ao medir o ponteiro se prende antes do meio da escala. Não sei se há reparo. Outra coisa, não consigo medir resistência. Todas as escalas do ohmímetro não funcionam. Se alguém tiver o diagrama esquemático do mesmo e/ou puder dar uns toques do que possa estar acontecendo, agradeço muito. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sugiro desmontar com extremo cuidado e com mais ainda analisar a situação daquela molinha espiral do ponteiro. Verifique se há alguma limalha ou algo do gênero impedindo o movimento e etc.

Sobre a resistência, hás de verificar as pilhas e contatos oxidados e soldas. Publique fotos. Aguarde +alguém da velha guarda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, o que pode acontecer também é o ponteiro raspar no visor de acrílico ou mesmo na escala. Existe um ajuste que pode ser feito, da folga entre pontas do eixo do instrumento, reiterando o que disse @Isadora Ferraz , o faça com muito cuidado. Se o parafuso estiver muito apertado, prende o eixo.

Certa vez tive um problema estranho com um multímetro desse tipo, eu passava a mão no visor e o ponteiro se movia, não me recordo como resolvi isso ou mesmo se... resolvi este problema. Tente retirar o visor, geralmente encaixado, e faça testes.

 

Já o defeito nas escalas de resistência deve ser um defeito eletrônico mesmo. Se não encontrar o diagrama, siga as trilhas dessas escalas e teste os componentes envolvidos.

 

Att,

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, esse tipo de galvanômetro não é algo pra amador mexer. O ponteiro não enroscava na escala de metal, tampouco na tampa acrílica. E há uma espiral no mecanismo, essa está toda amassada. Agora o ponteiro, ao ser empurrado com o dedo para o infinito, volta para o meio de escala. Creio que não conseguiremos desamassar isso aqui no laboratório. E, um multímetro desse tipo, custa cerca de 200 termers, então não compensa qualquer reparo. Infelizmente esses vom's um dia irão todos pro espaço, pois eu trabalho numa escola e os mesmos são manuseados feitos tijolos. Sofrem severos choques mecânicos. Quanto as escalas de resistência, não há sinais de oxidação, fusíveis estão bons  e as pilhas têm carga. O problema é outro.. Vou verificar as soldas, Me parece que o circuito da medida de resistência está desligado em algum ponto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×