Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Flutuação de clock da GPU causando crash


Posts recomendados

É o seguinte, tenho enfrentado problemas de "tela preta da morte" enquanto usando o pc em navegadores nos últimos 6 meses. Minha GPU AMD tem um "feature" onde o clock da memória da GPU quando em idle ou clicando em ícones ou processando tarefas leves 2D faz o clock da memória flutuar de forma intermitente e rápida, em 1 segundo está 150mhz no outro 1500mhz  e no seguinte volta 150mhz de forma quase instantânea e fica dando esses spikes todo momento. Explico a flutuação do clock da AMD porque nas minhas 2 GPU's da NVIDIA quando há oscilação do clock ele não se altera para cima e baixo de forma instantânea, quando ele se altera ele sempre se mantém no mesmo clock por alguns bons segundos (4s+) então ele retorna ao repouso.

E o que essa flutuação de memória tem de relevância para o fórum de fontes. Seguinte em navegadores a placa da AMD causa crashes do tipo black screen of death,TDR ou tela azul em alguns casos.Ela possui dois estados de clock o modo 2D em 150mhz e 3D em 1500mhz, ela não causa problemas em full load(aplicativos pesados 3D) quando o clock da memória fica cravado em 1500mhz sem flutuação. Ela também não causa crash se eu fixar o clock da memória em 150mhz ou 1500mhz na hora de usar os navegadores. Mas se deixar ele flutuando de forma intermitente como ele faz é certeza de tomar uma Tela preta em algum momento que pode demorar horas. Esses crashes em navegadores tem uma média de ocorrer 1 vez cada 48 horas em média nesses 6 meses.

Mas ai entra outra diferença, esse problema dos crashes com oscilação do clock da memória da GPU somente ocorre na plataforma LGA1151 com i7 e fonte EVGA 750 B2. Na plataforma AM3 Phenom x4 com fonte CX500 não ocorrem crashes do sistema navegando com o clock da memória da GPU pulando feito doido.

Então a questão é, existe a possibilidade de a fonte EVGA ser a causa desse problema? Ela não suportar esses "spikes" da memória/tensão intermitentes da GPU e estar causando a Black Screen of Death? Estou na dúvida se é o driver da GPU com alguma incompatibilidade com drivers da plataforma Intel Z87, se a placa-mãe ou se a fonte poderiam estar tendo problemas com os spikes constantes de tensão da GPU.

Nas imagens abaixo é um exemplo de como o clock da memória da GPU da picos intermitentes enquanto toca um vídeo no youtube e o mesmo teste com a GTX770:
 

390 mem clock spikes.jpg

770 mem clock.jpg

gtx560 mem clock.jpg

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...