Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
nowinskit

Flutuação de clock da GPU causando crash

Recommended Posts

É o seguinte, tenho enfrentado problemas de "tela preta da morte" enquanto usando o pc em navegadores nos últimos 6 meses. Minha GPU AMD tem um "feature" onde o clock da memória da GPU quando em idle ou clicando em ícones ou processando tarefas leves 2D faz o clock da memória flutuar de forma intermitente e rápida, em 1 segundo está 150mhz no outro 1500mhz  e no seguinte volta 150mhz de forma quase instantânea e fica dando esses spikes todo momento. Explico a flutuação do clock da AMD porque nas minhas 2 GPU's da NVIDIA quando há oscilação do clock ele não se altera para cima e baixo de forma instantânea, quando ele se altera ele sempre se mantém no mesmo clock por alguns bons segundos (4s+) então ele retorna ao repouso.

E o que essa flutuação de memória tem de relevância para o fórum de fontes. Seguinte em navegadores a placa da AMD causa crashes do tipo black screen of death,TDR ou tela azul em alguns casos.Ela possui dois estados de clock o modo 2D em 150mhz e 3D em 1500mhz, ela não causa problemas em full load(aplicativos pesados 3D) quando o clock da memória fica cravado em 1500mhz sem flutuação. Ela também não causa crash se eu fixar o clock da memória em 150mhz ou 1500mhz na hora de usar os navegadores. Mas se deixar ele flutuando de forma intermitente como ele faz é certeza de tomar uma Tela preta em algum momento que pode demorar horas. Esses crashes em navegadores tem uma média de ocorrer 1 vez cada 48 horas em média nesses 6 meses.

Mas ai entra outra diferença, esse problema dos crashes com oscilação do clock da memória da GPU somente ocorre na plataforma LGA1151 com i7 e fonte EVGA 750 B2. Na plataforma AM3 Phenom x4 com fonte CX500 não ocorrem crashes do sistema navegando com o clock da memória da GPU pulando feito doido.

Então a questão é, existe a possibilidade de a fonte EVGA ser a causa desse problema? Ela não suportar esses "spikes" da memória/tensão intermitentes da GPU e estar causando a Black Screen of Death? Estou na dúvida se é o driver da GPU com alguma incompatibilidade com drivers da plataforma Intel Z87, se a placa-mãe ou se a fonte poderiam estar tendo problemas com os spikes constantes de tensão da GPU.

Nas imagens abaixo é um exemplo de como o clock da memória da GPU da picos intermitentes enquanto toca um vídeo no youtube e o mesmo teste com a GTX770:

390 mem clock spikes.jpg

770 mem clock.jpg

gtx560 mem clock.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais