Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vários amplificadores operacionais utilizando apenas uma referência resistiva;


Posts recomendados

Boa tarde.

 

   Estou elaborando um circuito com vários Lm339 e, talvez por comodidade, gostaria de compartilhar a rede de referência resistiva para todos eles. Caso isso seja mesmo mais fácil na hora de fazer a PCI.

 

   Gostaria de saber se haveria alguma limitação e se um ou dois comparadores com saída alta ou baixa irão interferir na leitura do restante dos comparadores. Pretendo utilizar uns 10 pares de amplificadores operacionais. O fim disto é um monitor de várias baterias ao mesmo tempo.

 

   Fiz simulação no Proteus (Versão de Demonstração) e não houve interferências e em breve vou testar isso numa protoboard com dois LM339 (Mas vou atrás de mais para testar isso a fogo).

 

   Anexei uma figura de uma simulação que fiz no Proteus para dar imagem à minha dúvida.

 

   Alguém já fez algo similar a isso?

2016-08-31.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também creio que não haja problema.

 Acredito que isso não seja problema. Em nenhum datasheet de amplificador operacional que eu vi isso é alertado, aliás, enquanto a impedância do divisor resistivo for menor que a das entradas diferenciais, que são bastante altas, acho que problemas não haverão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E por falar em impedâncias, eu sempre uso resistores com valores entre 1 e 20k, depende da tensão de referência. 

Os potenciômetros são de 5 ou 10k.

Eu sempre uso essa faixa de valor, a outra entrada, no caso a que será ligada na bateria, sempre coloco resistores de 10k em série. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

teoricamente dá certo. Pra uso interno tipo em jiga de testes, tudo bem. Pra vender produto, ampop pra diminuir impedância até que não é 100% ruim. É que tenho medo de trilha grande de alta impedância rodando por aí no 'desconhecido'

Pelo menos coloque capacitores nas refs então.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas um alerta.

Se a tensão aplicada a uma das duas entradas do comparador (a outra terá a tensão de referência) for variar pouco e próximo à tensão de referência, então a saída deverá passar por um breve período em que seu nível variará entre zero e um por diversas vezes. Ou seja haverão transições irregulares até a tensão de saída se estabilizar.

Costuma-se incluir uma pequena histerese, que produz alguns milivolts para evitar este fato. No seu caso, como a tensão de referência é comum a outros comparadores, a histerese deverá ser aplicada à outra entrada, aquela que não é a de referência.

Ops. então são dois alertas...:oops:

Coloque capacitor na tensão de referência, para reduzir o ruido elétrico neste ponto. O capacitor, juntamente com os dois resistores e um possível potenciômetro, forma um filtro simples (de primeira ordem) passa baixas frequências. Então, a frequência de corte deste filtro deverá ser menor que a menor frequência do circuito. Normalmente costuma-se evitar os 60 Hz da rede, o que tende a se fazer a frequência de corte em 6 Hz. 

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem advertido:

Cabos e trilhas longas

com altas impedâncias

podem estar sujeitos a ruídos.

 

  Talvez seja interessante que eu limite essa referência a dois ou quatro LM339 bem vizinhos.

  Lá acima coloquei que estava fazendo um monitor de baterias sei lá cargas d'água por qual motivo, razão ou circunstância. Talvez eu tenha falado tanto de baterias ontem que acabei escrevendo aquilo.

  O circuito é um alarme com fim de linha em cada zona. São dois comparadores em cada zona e só não tem mais um por que sou mão de vaca (queria por mais um para acender no caso de um curto e então atuar junto com a saída onde se monitora a presença do fim de linha). Pensei em colocar um TL314 na alimentação negativa dos comparadores para que o circuito só acionasse com uma resistência espeícfica (e não com curto), mas talvez seja besteira para este propósito. A propósito, vou lotar o circuito com capacitores cerâmicos e varistores nas entradas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...