Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Diferenciar Os Athlons.......


R4F4-MX

Posts recomendados

Galera esse é um tutorial muito bom, sobre como diferenciar os ATHLONS existentes, as iformações contidas eu achei na NET, e claro, acrescentei alguma coisa....vamos lá...

Primeiramente vamos esclarecer que existem diferentes tipos de processadores Athlon para soquete A (462).

Athlon Thunderbird:

São os primeiros que sairam, são fabricados em 0.18µ, possuem 256KB de cache L2 e operam com FSB 200 (100DDR) ou 266 (133DDR). Seu núcleo mede 128mm2.

Disponivel de 650MHz até 1.4GHz.

Athlon XP (Palomino):

Foram lançados depois dos Tbird. Também são fabricados em 0.18µ, possuem 256KB de cache L2 e todos operam com FSB 266 (133DDR). Seu núcleo mede 128mm2. Foi implementado o SSE (instruções presentes nos Pentium 3).

Disponivel de 1500+ (1.333GHz) até 2100+ (1.7GHz).

Athlon XP (Thoroughbred A):

Foi apresentado no lançamento do XP2200+ (1.8GHz). É igual ao Palomino com a diferença que é fabricado em 0.13µ. Portanto funciona com um vCore menor (1.5 a 1.65v, contra os 1.7 a 1.75v dos Palominos), por isso esquentam menos. Podem operar a maiores frequências. Seu núcleo mede 80mm2.

Disponivel de 1700+ (1.466GHz) a 2200+ (1.8GHz).

Athlon XP (Thoroughbred B ):

Foi apresentado no lançamento do XP2400+ (2GHz). Operam com FSB 266 (133DDR) ou 333 (166DDR). É praticamente igual ao Tbred A, mas seu processo de fabricação é mais refinado, possui mais camadas, é fabricado na FAB30 em Desden na Alemanha. Seu núcleo mede 84mm2.

Disponivel de 1700+ (1.466GHz) a 2800+ (2.250GHz) (por enquanto).

De 1700+ a 2600+ o FSB é sempre 133. Existem 2600+ de FSB 133 (16 x 133 = 2128) e 166 (12.5 x 166 = 2.075GHz). Do 2700+ para cima são todos de FSB 166.

Athlon XP (Barton):

Foi apresentado no lançamento do XP2500+ (1.83GHz). É igual ao Tbred B com a diferença que agora possui 512KB de cache L2. Com FSB 166 disponivel a 2500+ (1.833GHz), 2800+, 3000+ (2.17GHz) e por último o mais novo lancamento o Barton 3200+ com FSB 400 (200 DDR).

OBS:Entre os Tbreds, o B é o melhor, esquenta menos que os outros e da para fazer muito overclock com ele

Agora observe como diferenciá-los visualmente:

Athlon Thunderbird: Encapsulado cerâmico, bem característico. Núcleo retangular.

FOTO 1

Athlon XP Palomino: Encapsulado orgânico, núcleo quadrado. Disponível nas cores marrom, verde, azul e roxo.

FOTO 2

Athlon XP Thoroughbred A: Encapsulado orgânico, núcleo retângular, etiqueta com as informações. Disponível nas cores marrom e verde.

FOTO 3

Athlon XP Thoroughbred B: Encapsulado orgânico, núcleo retangular, etiqueta com as informaçães, visualmente igual ao TbredA. Disponível nas cores marrom e verde.

FOTO 4

Athlon XP Barton: Encapsulado orgânico, núcleo retângular mais comprido (por causa do cache L2 maior). Disponivel nas cores marrom e verde.

FOTO 5

Como é possível verificar nas imagens, no processador está grafado algumas informações que são de suma importância para se identificar o tipo de processador, família e demais dados importantes para quem pensa em fazer overclock. Veja abaixo a identificação geral:

<div class='bbimg'>Imagem postada pelo usuário

De posse dessa informação, basta agora analisar as partes pelas tabelas abaixo:

%7Boption%7Dhttp://www.babooforum.com.br/idealbb/files/2in1.JPG' alt='2in1.JPG'>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.babooforum.com.br/idealbb/files/all.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Aqueles que quiserem confimar qual é o seu Processador..basta pegar o dados conforme os códigos acima e digitá-los nessa pagina: http://mp3.zonebg.com/cpu/cpu.php

Visao do núcleo comparando o Tbred B com o Barton, o aumento do cache é bem visivel.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.babooforum.com.br/idealbb/files/tbred-barton.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Como diferenciar um XP Palomino de um XP Tbred:

- palomino: tem as inscrições em cima do núcleo.

- tbred: possui uma etiqueta com as incrições.

- palomino: possui todos os capacitores em baixo.

- tbred: possui todos os capacitores em cima.

- palomino: núcleo (die) quadrado.

- tbred: núcleo (die) retangular.

Como diferenciar um XP Tbred A de um XP Tbred B:

- Tbred A: a série do processador termina em A (ex: AIUGA).

- Tbred B: a série do processador termina em B (ex: JIUHB).

Certo, isso se você puder olhar o processador, mas e se ele está instalado já e você não pode tirar o cooler para olhar o que está escrito e você não tem como saber se ele é A ou B. Então há um modo fácil de identificá-lo já funcionando, pelo software WcpuID.

Na janela do wcpuid os dados do processador irão aparecer na parte de cima:

(Clique nos links abaixo para visualizar as imagens.)

Model 4 = Athlon Thunderbird

Model 6 = Athlon XP Palomino

Model 8 Stepping ID 0 = Athlon XP Tbred A

Model 8 Stepping ID 1 = Athlon XP Tbred B

Model 10 = Athlon XP Barton

Core do processador -- Nº de camadas -- Classes de CPU>>

-------------------------------------------------------------------------------->>

AMD Thunderbird 6 Athlon 650-1400

AMD Palomino 7 Athlon XP 1500+-2100+ >>

AMD Thoroughbred "A" 8 Athlon XP 1700+-2200+>>

AMD Thoroughbred "B" * 9 Athlon XP 2400+-3000+>>

AMD Barton 10 Athlon Barton 2600+ - 3200+>>

*Existem também os T-breds B remarcados com valores abaixo do 2400+

Thunderbird = 100 FSB(DDR 200) e 133 FSB( DDR 266)

Palomino = 133 FSB(DDR 266)

T-Bred A = 133 FSB(DDR 266)>>

T-Bred B = 133 FSB(DDR 266) e FSB 166(DDR 333)>>

Barton = 166 FSB(DDR 333)>>

Barton = 200 FSB(DDR 400)

quanto menor o número de camadas maior o Vcore (tensão) = maior temperatura.

Pessoal, espero ter esclarecido muitas duvidas, qualquer duvida, crítica ou elogio é só comentar......... :bye:

Um abraço........... :palmas:

valeuz.... :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aranha, a iniciativa é boa, mas vai precisar dar uma garibada nas informações.

A começar da afirmação que é feita que o Athlon Thunderbird é o primeiro. Muita água rolou antes disso. Preciso olhar com cuidado o texto antes (tem outras afirmações incorretas também, como a que o TBred B é melhor porque esquenta menos, se fosse assim o TBred A seria melhor ainda :) de colocar ele em destaque. Poderia dar uma ampliada nele e abranger não apenas o Athlon, mas diversos outros processadores recentes.

Acho que com uma ajuda (veja quem está afim de te ajudar) esse assunto pode ficar bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por readme.txt@31 jul 2004, 22:23

eu ajudo em q for possivel.

sua ideia é falar dos processadores da intel também?

Não brother, esse tópico eu criei só para falar dos Athlons XPs, em breve criarei outro falando do A64, se achar algum coisa na NET me passa o link que eu edito o tutorial.......

Valeuz........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por aranhamx+31 jul 2004, 22:40-->
readme.txt@31 jul 2004, 22:23

eu ajudo em q for possivel.

sua ideia é falar dos processadores da intel também?

Não brother, esse tópico eu criei só para falar dos Athlons XPs, em breve criarei outro falando do A64, se achar algum coisa na NET me passa o link que eu edito o tutorial.......

Valeuz........

não não.. eu estava perguntando pro outro carinha ai de cima.. acho q seria bem legal c agente fizesse um tutorial bem explicadinho q nem o seu pros processadores da intel ne

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...