Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias idênticas imcompatíveis


Posts recomendados

bom dia.

comprei há um ano uma memória 8gb ddr4 2400mhz part number cmk8gx4m1a2400c14 versão 4.32 . agora,1/9/2016 ,adquiri uma outra memória também  8gb ddr4 2400mhz part number cmk8gx4m1a2400c14 só que versão 3.31.

 

instalei essas memórias e para minha surpresa elas não funcionam juntas apesar de parecerem idênticas.quando juntas,o BIOS reconhece só a memória mais velha,mas a que comprei recentemente,  não.

usei o hwinfo para analisar as memórias e veja o que descobri(segue os anexos):

 

minhas dúvidas:as memórias são incompatíveis por causa das versões ou por que uma é single side e a outra double side(foi o que entendi)?há diferença de desempenho entre as duas?há problema em usar memórias de versões diferentes?porque as velocidades das memórias são diferentes??...

 

obrigado e aguardo resposta.

velha.png

nova.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que quando você coloca as duas a placa-mãe coloca elas em 2666MHz DDR em vez de 2400.Isso pode estar ocasionando um problema de reconhecimento etc.Se uma delas ter 16 chips e a outra 8,tendo as mesma especificações,eu fiz um teste com DDR3 uma vez e da 16 chips(double-sided) teve desempenho 3% maior nos testes de latência,leitura,escrita e cópia em relação a de 8.

Mas eu acho que a corsair quando muda a Ver. da memória,somente os chips usados são diferentes,clock e latência permanece,nesse caso a densidade dobrou tambem.

Mude as configurações da memória na bios para 2400MHz e respectivamente CL-tRCD-tRP-tRAS 14-16-16-31 1.2V,são as principais latências das memórias.

EDIT:você está instalando elas certo nos espaços na placa-mãe?Pode tentar revezar e colocar a nova no lugar da antiga,na verdade uma delas está sendo reconhecida como DDR4-2666(a velha) e a nova DDR4-2400 segundo suas imagens do AIDA,e tem o dobro de densidade,deveria funcionar normalmente.

Sua placa-mãe(que você não informou o modelo) tambem pode estar com uma BIOS antiga do tempo quando não existiam módulos DDR4 com densidade de 8GiB,talvez atualizando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Joaquin disse:

Parece que quando você coloca as duas a placa-mãe coloca elas em 2666MHz DDR em vez de 2400.Isso pode estar ocasionando um problema de reconhecimento etc.Se uma delas ter 16 chips e a outra 8,tendo as mesma especificações,eu fiz um teste com DDR3 uma vez e da 16 chips(double-sided) teve desempenho 3% maior nos testes de latência,leitura,escrita e cópia em relação a de 8.

Mas eu acho que a corsair quando muda a Ver. da memória,somente os chips usados são diferentes,clock e latência permanece,nesse caso a densidade dobrou tambem.

Mude as configurações da memória na bios para 2400MHz e respectivamente CL-tRCD-tRP-tRAS 14-16-16-31 1.2V,são as principais latências das memórias.

EDIT:você está instalando elas certo nos espaços na placa-mãe?Pode tentar revezar e colocar a nova no lugar da antiga,na verdade uma delas está sendo reconhecida como DDR4-2666(a velha) e a nova DDR4-2400 segundo suas imagens do AIDA,e tem o dobro de densidade,deveria funcionar normalmente.

Sua placa-mãe(que você não informou o modelo) tambem pode estar com uma BIOS antiga do tempo quando não existiam módulos DDR4 com densidade de 8GiB,talvez atualizando.

 

@cassio_alves123, complementando o post de @Joaquin, quando adquiri meu segundo par de memórias 2 anos depois, sendo as mesmas do mesmo fabricante, modelo e características, havia apenas uma diferença entre os 4 pentes, uma delas era de versão diferente, sendo que as outras 3 são da mesma versão, posso garantir que não houve diferença nenhuma no uso das mesmas, os jogos e programas permanecem nos mesmos frames rate. Mas o que quero dizer é que em contato com o fabricante Kingston, eles recomendaram a colocar as memórias recentes nos slots das memórias antigas, conforme foi dito pelo @Joaquin, e dessa forma funcionou. Antes disso, tentei colocar as memórias recentes nos slots que estavam vazios, mas o PC ficou dando loop, aí ao colocá-las no lugar das anteriores, funcionou perfeitamente. Não sei dizer o porque, mas funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daniboy,minha placa é uma asus x99a.meu BIOS é o mais recente.utilizei várias opções de de slots sempre em dual channel,mas nada de funcionar.

obs.: ambas memórias são ddr4 2400mhz,mesmo part number,latência...etc,até as caixinha são iguais!mesmo com a diferença de mais de uma ano de compre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, cassio_alves123 disse:

daniboy,minha placa é uma asus x99a.meu BIOS é o mais recente.utilizei várias opções de de slots sempre em dual channel,mas nada de funcionar.

obs.: ambas memórias são ddr4 2400mhz,mesmo part number,latência...etc,até as caixinha são iguais!mesmo com a diferença de mais de uma ano de compre!

 

Então,

 

1° Analisando as imagens que você mandou, vemos uma diferença nas latências.

 

2° Além disso vi uma diferença também que chamou a atenção:

 

Antiga: DDR4 - 2666 (PC4 21300) - Rank 2
Recente: DDR - 2400 (PC4 19200) - Rank 1

 

Isso me chamou a atenção porque sitando meu exemplo, 1 dos meus 4 pentes de memória que possuo, o vendedor me enviou com o Rank diferente, no entanto todo o restante das configurações permanecem a mesma, assim não obtive problemas até o momento, segui apenas a recomendação de colocar a com rank diferente das demais no primeiro slot. O desempenho é o mesmo, não houve diferença nenhuma.

 

Tente fazer a configuração na Bios seguindo a mesma latência para ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...