Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como trocar uma placa-mãe ?


SteelBR

Posts recomendados

Seguinte, não confio muito em técnicos e terceiros e além disso, realizo a limpeza, troca de pasta termica, placa de vídeo do meu pc.

O calcanhar de aquiles do meu PC é a placa-mãe, ela é uma N68 S3 FX, (aquela com o tal do chipset antigo que limita o desempenho bla, bla, bla) e recentemente eu troquei de placa de vídeo (GTX 650 1GB -> GTX 750 Ti 2GB) do meu PC e claramente, percebi uma queda de FPS violenta nos games que rodo, (claro que melhorou muito, mas essas quedas de fps são coisa de 20 fps pra mais) então logo, preciso trocar de mobo mas não tenho noção de como proceder, eu pensei em pegar um monte de etiquetas e ir colando nos cabos para ir me orientando, mas eu ainda tenho algum receio de que vá dar errado... Poderiam me dar umas dicas de como proceder ? Os cuidados que devo tomar, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

4 minutos atrás, ysnafy disse:

Perguntei qual configuração que você fará na BIOS, pôs você falou que pesquisou e tem que fazer algo na BIOS e o que seria esse algo que você estava pesquisando

Eu vi em um post aqui, que pode dar tela azul e esse tipo de coisa no PC, por causa do PC não reconhecer a placa ai tem que formatar, reinstalar o windows, uma carambada de coisa...

Não é só instalar a placa no gabinete e pronto ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, SteelBR disse:

 

Eu vi em um post aqui, que pode dar tela azul e esse tipo de coisa no PC, por causa do PC não reconhecer a placa ai tem que formatar, reinstalar o windows, uma carambada de coisa...

Como você vai trocar de placa-mãe aí é bom formatar e deixar tudo novo e reinstalar seus programas e jogos, caso venha aparece algum erro "tela azul ou outro erro" só vim aqui no fórum e pesquisar pelo erro que apresenta ou abrir um post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ysnafy disse:

Como você vai trocar de placa-mãe aí é bom formatar e deixar tudo novo e reinstalar seus programas e jogos, caso venha aparece algum erro "tela azul ou outro erro" só vim aqui no fórum e pesquisar pelo erro que apresenta ou abrir um post.

Tem como trocar de placa-mãe sem formatar ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ysnafy disse:

Existe sim! já fiz usando este método do vídeo abaixo...
Obs: bom salvar os arquivos né?! "seguro morreu de velho rsrsrs"

 

Mas no caso ele usa duas maquinas ? Uma para instalar os drives da placa-mãe no hd removido e a outra fica lá com a placa-mãe trocada só esperando o hd com os drives novos ?

Pelo visto, a parte de trocar de placa os fios, não parecem ser um problema; como você disse vem tudo no manual da placa, meu problema agora é o que fazer depois de mexer no hardware, não quero formatar o PC, por que perderia uma carambada de coisa importante, mas ao mesmo tempo não sei o que esse cara do vídeo fez exatamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é duas máquinas! no vídeo ele fala... como troca hd de um Pc e colocar em outro PC ou trocar a placa-mãe, quando você executar o sysprep ele vai limpar drivers e plugins ai no seu caso é só troca a placa-mãe e quando você ligar ele vai iniciar como se fosse instalando o Windows, aí é só baixar os drives da sua nova placa-mãe ou se vier com CD e fazer a instalação dos drivers!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, ysnafy disse:

Não é duas máquinas! no vídeo ele fala... como troca hd de um Pc e colocar em outro PC ou trocar a placa-mãe, quando você executar o sysprep ele vai limpar drivers e plugins ai no seu caso é só troca a placa-mãe e quando você ligar ele vai iniciar como se fosse instalando o Windows, aí é só baixar os drives da sua nova placa-mãe ou se vier com CD e fazer a instalação dos drivers!

Ahh, então ele limpa no caso só os drivers da placa-mãe e não os arquivos e todas as coisas existentes no meu PC ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de trocar placa-mãe e não formatar o HD, não é bom negócio. 

Depois fica lento e você não sabe porque, se vai fazer uma coisa, Faça direito. 

A melhor coisa a fazer é guardar seus arquivos em outro lugar, como pen-drives, DVDs, outro HD, tanto faz. Ou também pode particionar seu HD e passar seus arquivos para a nova partição. 

Uma ideia melhor ainda é colocar um SSD nessa sua placa-mãe. 

Existem tantas formas de fazer isso, que nem compensa arranjar uma forma de não formatar seu HD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Mestre88 disse:

Esse negócio de trocar placa-mãe e não formatar o HD, não é bom negócio. 

Depois fica lento e você não sabe porque, se vai fazer uma coisa, Faça direito. 

A melhor coisa a fazer é guardar seus arquivos em outro lugar, como pen-drives, DVDs, outro HD, tanto faz. Ou também pode particionar seu HD e passar seus arquivos para a nova partição. 

Uma ideia melhor ainda é colocar um SSD nessa sua placa-mãe. 

Existem tantas formas de fazer isso, que nem compensa arranjar uma forma de não formatar seu HD. 

É, eu também estava pensando nisso, acho que posso salvar meus arquivos em outro lugar, mas o problema é que eu não sei muito bem como formata e esse tipo de coisa, o maximo que eu sei é mexer em algumas coisas na placa-mãe...

Eu vou ver como posso formatar o HD e depois a montagem da mobo, meu medo é montar essa mobo errada e ferrar minha config inteira, mas eu vou tentar estudar isso mais ainda, já que ainda tenho tempo até a proxima Black Friday (Que é quando pretendo comprar minha mobo) e escolher minha nova placa; se tiverem alguma sugestão... Aqui vão minhas configs:

> Processador: AMD FX 6300

> placa-mãe: AsRock N68 S3 FX

> Memória RAM: 8 GB 500MhZ (Vou trocar futuramente por uma de 1600 MhZ)

> Placa de Vídeo: Gigabyte GTX 750 Ti 2GB Windforce

> HD: 1 TB

> Fonte: Cougar 500w

> Gabinete: CoolerMaster K280

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso compre uma placa de vídeo, ou uma placa-mãe mais moderna, ou ate uma placa AM3 com chipset 970, provavelmente ela vira com um conector EPS 12V de 8 pinos na placa no lugar do P4 de 4 pinos que alimenta a CPU, em algumas fontes ha um conector extra EPS 12V de 8 pinos que é semelhante e encaixa no PCI-e  de 8 pinos.

 

EPS 12V

 

ZM1200-33.jpg

 

PCI-e 8 pinos:

 

419CqKw6S3L._SY300_.jpg

 

 

 

Observe que no EPS os fios Amarelo (12V) estão proximo ao clipe, e no PCI-e são os pretos (GND) que estão próximos ao clipe liga-los invertito ira causar um curto na fonte e pode detonar a placa-mãe ou placa de vídeo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...