Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolher um chuveiro para meu novo ap


Posts recomendados

Olá, me mudei para um apartamento em que o disjuntor do circuito do chuveiro é de 20A e a tensão é de 220V.

Pelas minhas contas eu poderia instalar um chuveiro aqui de no máximo 20A x 220V = 4400W

 

Porém eu só acho chuveiros de 4600W ou mais, que puxariam 4600W / 220V =  20,91A ou mais

 

A minha pergunta é: O disjuntor vai viver desarmando se eu instalar esse chuveiro de 4600W aqui ou ainda ta dentro da tolerância pra esse disjuntor??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se você trocasse o disjuntor para um modelo de 30a ou mais? Consulte o eletricista do prédio ou um de sua confiança para verificar se a rede suporta! 

 

20a de disjuntor é complicado, ou ele vai funcionar, ou vai desarmar, ou ainda não vai esquentar como deve! Só testando para saber...

 

Outra alternativa, seria aquelas duchas como a hydra (ex thermosystem), embora elas sejam de 7700w, essa potência só é atingida quando regulas a temperatura, na vareta, no máximo. É uma escala de consumo conforme a cor (verde, amarelo e vermelho, a vareta de regulagem é conectada ao seletor de temperatura que tem 3 escalas nas respectivas cores), verde (0 a 1000w) amarelo (1000w a 4000w) e vermelho (4000w até 7700w).

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, faller disse:

Só testando mesmo...  Eu apostaria que ele não vai cair a toa não...

 

Instalei aqui, funcionou mas depois de uns 15 minutos de banho sempre desarma...

 

 

6 horas atrás, MKSLima.svp disse:

E se você trocasse o disjuntor para um modelo de 30a ou mais? Consulte o eletricista do prédio ou um de sua confiança para verificar se a rede suporta! 

 

20a de disjuntor é complicado, ou ele vai funcionar, ou vai desarmar, ou ainda não vai esquentar como deve! Só testando para saber...

 

Outra alternativa, seria aquelas duchas como a hydra (ex thermosystem), embora elas sejam de 7700w, essa potência só é atingida quando regulas a temperatura, na vareta, no máximo. É uma escala de consumo conforme a cor (verde, amarelo e vermelho, a vareta de regulagem é conectada ao seletor de temperatura que tem 3 escalas nas respectivas cores), verde (0 a 1000w) amarelo (1000w a 4000w) e vermelho (4000w até 7700w).

 

Chamei um eletricista aqui e ele falou que a fiação é de 2,5mm² e só aguenta 20A mesmo. Então não dá pra trocar o disjuntor.

 

Estava lendo o manual de instruções para substituição da resistência que veio junto com o chuveiro Lorenzetti que eu comprei e aqui tem uma tabela informando qual o disjuntor e a seção do condutor indicados:

 

IMG_0049.JPG

 

O disjuntor de 20A em 220V pede uma potência de 3200W, então vou procurar essa resistência pra comprar.

 

Achei essa aqui na internet 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762017916-resistncia-lorenzetti-maxi-ducha-220v-x-3200w-2-unid-_JM

 

Mas antes vou dar uma olhada aqui no comercio local mesmo pra ver se encontro, apesar de que liguei pra vários lugares já e eles só tem de 4600 ou 5500W, vai entender!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente achei a resistência de 3200W aqui e já instalei ela.

O disjuntor não desarma mais e achei o aquecimento da água satisfatório, mas sei que nos dias mais frios posso vir a sofrer com a temperatura!

Apesar do menor conforto, vou acabar economizando energia e água também, porque vou ter que abrir menos a torneira!

 

Essa hydra thermosystem é daquelas eletrônicas? Ouvi falar que essas duchas eletrônicas que geram bastante ruídos de EMI/RFI na rede elétrica.

 

Acho que a solução ideal pra mim seria uma ducha comum de 4000W, só que o mercado não colabora, a gente só vê Lorenzetti e Fame pra vender com essas potências de 4600W pra cima.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Silva 4 e aí cara, tudo bem?
Então, quanto à questão de ruídos EMI/RFI na rede, isso acontece em todos eletrônicos, só que por acaso isso foi citado nessa Hydra. Tudo que envolve eletrônica, principalmente equipamentos que possuem fontes chaveadas, como carregadores de celular, notebook, computadores de mesa, telefones, e luzes fluorescentes, produzem também esses ruídos. Ja que a parte que vai fazer o trabalho pesado é a resistencia, nao precisa se preocupar tanto quanto a isso.

 

Abração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ducha eletrônica produz dezenas de vezes mais ruído do que os outros equipamentos eletrônicos comuns, e a resistência não ameniza a situação não!

Somente um PFC ativo corrigiria essa "bagunça" que a ducha eletrônica faz na rede elétrica.

Tudo isso acontece por causa da distorção da forma de onda da corrente associada a alta potência de qualquer chuveiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelos esclarecimentos, mas já dei o problema como resolvido. Essa potência de 3200W está suficiente para minhas necessidades e ainda me faz economizar água e energia.

 

Não acho que convém colocar uma ducha com opções de maiores potências sendo que minha rede elétrica não tem estrutura para isso, e como trocar a fiação está fora de cogitação para mim está solucionado o problema.

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...