Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como verificar se a célula de bateria tipo 18650 esta boa?


eric_felipe

Posts recomendados

Olá, 

 

Estou arrumando algumas baterias de notebook e iniciando em eletrônica. 

Gostaria de saber se alguém sabe ou conhece algum tutorial sobre como testar essas baterias, encontrei várias informações na internet,

mas seria legal alguém que sabe e faz apontar algum material ou melhor método. 

 

1 - Como saber se uma bateria esta boa mesmo estando com a aparência perfeita? 

 - Até agora vi alguns carregando ela por algum tempo e medindo a tensão, mas quanto tempo? ela sempre dará a mesma tensão? 

2 - Vi alguns videos de pessoas dando choques de alta tensão para ressuscitar algumas dessas baterias, isso é possível? e como dar esse choque? volts usados? 

3 - Nesses processos de testes, os carregadores de 19,90 encontrados no mercado livre ajudam? 

4 - se tiver alguma dica eu agradeço, seja sobre baterias ou livros e cursos gratuitos de eletrônica. 

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eric_felipe ,

 

1 - a maneira correta é carregar ela até atingir a tensão máxima projetada, e depois descarregar com um medidor de capacidade.

Existem carregadores próprios para elas, nunca tente carregar ela sem um carregador adequado para baterias de litio.

 

2 - Nunca ví isso, e recomendo que você nem pense nisso. Essas baterias podem explodir, e acredite, é algo bem poderoso !

 

3 - Existem carregadores para duas dessas baterias, carregam com 1A , e cistam a partir de uns 15 reais. Funcionam, mas são demorados.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eric_felipe ,

 

Um bom testador de carga de baterias é microcontrolado, tem um display indicativo dos diversos resultados de um teste, e é configurável de acordo com o tipo e a capacidade da bateria a ser testada.

 

Sobre sua segunda pergunta, pense no seguinte :

 

- Carregador de baterias de Lítio só podem carregar baterias de Lítio. Elas tem tensão quando totalmente carregadas na faixa de 4,2 Volts.

- Carregador de baterias de níquel metal ( NI-MH) só podem carregar baterias de níquel metal. Elas tem tensão de 1,2 Volts.

 

Essa sua bateria de 3,6 Volts ou é uma simples pilha, ou é uma associação de 3 baterias do tipo NI-MH em série. Nesse caso, só pode usar um carregador para baterias do tipo NI-MH e que suportem associações de várias baterias.

 

Como você pode perceber, um bom carregador universal custa bem mais caro do que um simples carregador.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eric_felipe ,

 

O título do anúncio está errado para variar : não tem nada de 3,7 Volts nesse carregador ! Mas é um produto legal :

 

É um carregador para até 4 baterias do tipo NI-MH ou até 4 do tipo Li-Ion. Pode fornecer um total de corrente de 2A, ou seja, se você estiver carregando 4 baterias ao mesmo tempo, cada bateria será carregada com 0,5 A . Mas se estiver carregando até duas apenas, aí sim consegue a corrente máxima de carga nelas, que será de 1A.

 

Não tem seleção de tensão máxima de carga, ele possui tensões fixas de 1,48V para Ni-MH e de 4,2V para LI-Ion.

 

Não faz balanceamento de carga, que é ter a mesma tensão final em cada bateria, que é muito importante quando se exige alta

descarga das baterias ligadas em série.

 

Não é um testador, e sim um carregador, mas de bons recursos se comparado ao que temos por aí.

 

Permite selecionar a corrente de carga com 4 opções, que é algo muito bom quando você tem baterias de ótima procedência. Mas isto exige que você entenda um pouco sobre a real capacidade de carga de suas baterias ou poderá estragar algumas delas !

 

Permite também conhecer a resistência interna de cada bateria ao final da carga, que é um excelente indicativo das condições de fornecimento de corrente da bateria.

 

Me pareceu um excelente produto pelo preço. Mas não é completo...

 

 

Agora, a parte ruim :

 

Falta uma opção muito importante , que é a de descarregar as baterias, medindo a sua real capacidade em mAh.

 

Os excelentes aparelhos possuem esta opção também, pois eles conseguem levar a bateria

a um estado onde ela possui um mínimo de carga sem ser danificada, e quando se carrega uma bateria nesse estado é que você sabe que a bateria atingirá o máximo de carga.

 

Para a sua necessidade, que creio ser desmontar o pack de baterias, e determinar o estado de cada uma delas, isso me parece algo fundamental, pois se você carrega 4 baterias, e todas atingiram a tensão de final de carga, esse aparelho vai lhe mostrar quanto que cada bateria "consumiu" de energia para ter a carga máxima. Mas isso não é nenhuma garantia de que a bateria ira devolver essa carga toda de maneira útil !

 

 

Por exemplo, eu uso baterias tipo LIPO em meu hobby, e tenho uma bateria de capacidade nominal de 3200 mAh.

 

Quando coloco ela para carregar, estando totalmente descarregada, consigo carregar ela com pouco mais de 3100 mAh de capacidade. Mas quando faço o teste de descarga, simulando com a corrente média que o motor utiliza, não consigo obter mais do que 2850 mAh.

 

Isso ( 2850 mAh ) é o que me importa, pois eu tenho sistema de rádio-controle com telemetria em tempo real, e vou recebendo em meu rádio quanto de energia está sendo consumida da bateria, e assim coloco um alarme para me avisar quando a bateria já forneceu 2600 mAh. Consigo então pousar o avião em segurança com essa sobra de capacidade de cerca de 250 mAh, antes de a bateria falhar e eu perder o controle do avião.

 

 

Para se determinar a capacidade real, tem de ter um aparelho que permita medir a carga interna, procedimento que é descarregar a bateria com uma certa corrente de descarga, medindo o tempo e a energia em cada instante, totalizando esses valores, até a bateria atingir a tensão mínima de trabalho. Os melhores aparelhos do mercado permitem ainda você determinar qual é a tensão mínima de seu interesse, e também qual a corrente de descarga que será utilizada.

 

Lembre-se de que ao se colocar as baterias em série, a real capacidade do conjunto será dada pela bateria que estiver em pior estado, isto é, a bateria que tiver a menor capacidade de fornecer corrente. Colocar em série 5 baterias onde 4 delas tenham 3.000 mAh de capacidade ( excelentes e caras !!! ) e uma delas tem apenas 1500 mAh, vai fazer o pack funcionar como se tivesse todas as 5 baterias de apenas 1500 mAh !

 

A grande maioria desses packs são bem enganosos, usando baterias remarcadas. Quase sempre você pega uma bateria onde está escrito 2500 mAh, e ao medir você vai encontrar 1800 ou até menos ainda...

 

Para concluir, existem também alguns módulos que permitem descarregar uma bateria e nesse processo medir a real capacidade dela.

 

Um módulo desses, aliado a este mesmo carregador do anúncio, já te atende muito bem. Apenas terá muito mais trabalho manual. Sem dúvida que a melhor opção é um aparelho que faça tudo isso automaticamente.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Obrigado pela resposta. 

 

Andei pesquisando sobre a baterias nesse meio tempo, acho que o problema da bateria que estou usando como testes, é justamente ter perdido a capacidade de carga, o erro apresentado pelo notebook é justamente isso... 

 

medi as voltagens das células e estão todas dando uma boa vontagem, nada abaixo do normal... .mas deve ter alguma ou algumas, que estão com capacidade de carga baixa... isso deve interferir as outras, se houver alguma boa. 

 

você conhece quais seriam esses módulos de testes?  

 

Mas me veio outra dúvida, jaja esse post vira um tutorial de baterias... vi que usam a mesma bateria, e você comprovou isso agora, para diversos fins, como lanternas taticas, e agora, para seu avião... tem diferenças entre essas baterias de laptop e lanternas ou uso diversos? 

 

A dúvida me veio nesse anuncio abaixo, que claro, me abriu uns olhos, afinal, um pack de bateria sairia 20 reais, mesmo que durasse 1 hora, melhor que bateria durando 5 minutos... mas não sei se há diferença. 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-729746080-kit-10-baterias-18650-8800mah-37v-gold-lanterna-carregador-_JM

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eric_felipe disse:

Andei pesquisando sobre a baterias nesse meio tempo, acho que o problema da bateria que estou usando como testes, é justamente ter perdido a capacidade de carga, o erro apresentado pelo notebook é justamente isso... 

 

- Sim, geralmente uma célula acaba ficando com bem pouca capacidade de carga, e esgota bem antes das outras.

 

 

1 hora atrás, eric_felipe disse:

medi as voltagens das células e estão todas dando uma boa vontagem, nada abaixo do normal... .mas deve ter alguma ou algumas, que estão com capacidade de carga baixa... isso deve interferir as outras, se houver alguma boa. 

 

- É esse o problema. Uma bateria dessas só vai mostrar baixa tensão quando carregada se ela estiver com um problema físico bem grave. Quase sempre ela vai apresentar uma tensão bem próxima das outras, mas vai durar muito menos e logo a tensão começa a cair.

 

 

1 hora atrás, eric_felipe disse:

você conhece quais seriam esses módulos de testes?  

 

- Sim, eu comprei um para mim. Mas vou te recomendar um aparelho carregador / descarregador que faz tudo, principalmente se você trocar o firmware que vem com ele por um que um grupo open source desenvolveu.

 

Mas mesmo com o firmware original, ele vai servir perfeitamente para o seu caso :

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-741038097-carregador-balanceador-bateria-imax-b6ac-lipo-drone-avio-_JM

 

Se quiser pode comprar de qualquer fornecedor confiável.

Esse permite carregar até 6 baterias juntas de uma vez, e se você montar um soquete especial, de onde sai um fio de cada pólo de cada bateria , permite até balancear elas ! Claro que para isso precisaria ter todas baterias iguais, no mesmo estado.

 

O testador / descarregador que eu tenho  é este aqui :

 

http://www.ebay.com/itm/1-2v-12V-Battery-Capacity-Tester-external-load-discharge-capacity-test-18650-/201490540828?hash=item2ee9c5a91c

 

Muito bom, basta apenas um resistor de capacidade adequada e o aparelho mede qual a capacidade real enquanto descarrega.

 

 

 

1 hora atrás, eric_felipe disse:

Mas me veio outra dúvida, jaja esse post vira um tutorial de baterias... vi que usam a mesma bateria, e você comprovou isso agora, para diversos fins, como lanternas taticas, e agora, para seu avião... tem diferenças entre essas baterias de laptop e lanternas ou uso diversos? 

 

- na verdade , as baterias 18650 são sempre de um de dois tipos : protegidas ou não. As protegidas são um pouco mais compridas que as outras. O que muda entre elas é a capacidade de cada uma. Existem desde de 1500 mAh até as famosas Panasonic originais de 3600 mAh, que são as melhores que existem, mas custam muito caro.

 

Para aparelhos de alto consumo em radiocontrole utilizamos baterias do tipo LIPO, maiores, mas com capacidade de descarga de corrente bem maior do que essas LI-Ion 18650.

 

 

1 hora atrás, eric_felipe disse:

A dúvida me veio nesse anuncio abaixo, que claro, me abriu uns olhos, afinal, um pack de bateria sairia 20 reais, mesmo que durasse 1 hora, melhor que bateria durando 5 minutos... mas não sei se há diferença. 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-729746080-kit-10-baterias-18650-8800mah-37v-gold-lanterna-carregador-_JM

 

Meu Deus ..... quanta mentira em um só anúncio !!!!!

 

8800 mAh é pega-trouxa. Já te disse que as maiores que tem são de 3600 mAh, e custam quase US$ 14 CADA UMA !

 

Na China existe um mercado gigantesco de reaproveitamento de baterias desses packs. O pessoal desmonta os Pacs, separa as células que ainda funcionam mais ou menos, e colocam ou par de terminais positivo e negativo novo, e um novo invólucro externo, onde escrevem o que quiserem. E vendem para nós , os brasileiros espertos, que revendem aqui para os pobres coitados !!!!!!

 

Evite comprar aqui no Brasil qualquer bateria que esteja escrito mais do que 2600 mAh porque é quase certeza que é falsificada.

 

O que você pode fazer é comprar primeiro o aparelho que mede a capacidade, aí você compra no Mercado Livre , deixa o dinheiro amarrado no Mercado Pago, e quando você receber as baterias, você as testa, uma a uma !

 

Se forem falsas, você não libera o dinheiro, avisa o Mercado Livre, e dentro de uns 20 dias você pega seu dinheiro de volta.

 

Ou você encontra um fornecedor de baterias que seja confiável, que saiba que você vai medir a capacidade, e vai te vender coisa boa.....

 

Existem algumas marcas que são mais confiáveis do que outras.

 

Vou quebrar teu galho e te mandar algo que você vai adorar : um comparativo real de várias marcas e modelos diferentes !

 

http://lygte-info.dk/review/batteries2012/Common18650Summary UK.html

 

Procure pelo gráfico escrito   DISCHARGE, CAPACITY DOWN TO 3.6 VOLTS.

 

Bons estudos !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk muito obrigado pelas instruções. 

 

Última dúvida, já vi baterias como as que mandei o link, de marca, se é falsa não sei.... Mas com o mesmo anuncio descrito para lanternas, porque isso? Pra mim deveria ser pra qualquer uso... Não é? 

 

Já comprei uma bateria p controle de Xbox de 7000mha kkkk. Durava 3 horas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eric_felipe ,

 

Hehehe pois é, eu também comprei um monte de porcaria, cansei de ser enganado kkkk !

 

O segredo é o preço. Sempre que estiver barato, tem alguma coisa errada. Ou marcações como aquela de 8800 mAh !!!!!

 

Geralmente as lanternas consomem pouca corrente. Quanto menos corrente consumida, mais tempo duram as baterias.

 

Eu tenho uma lanterna com led Cree, de alta luminosidade, quando medi o consumo, não passava de 850 mAh. E eu estava todo contente porque as duas baterias que vieram juntas com ela, marcadas como 3200 mAh, duravam mais de duas horas .....

 

Quando medi a capacidade, uma tinha 1800 mAh e outra tinha 1900 mAh. Ambas marcavam 3200 mAh .... quack, quack, banquei o pato .....

 

Mas essas baterias em um produto que consome 2, 3 ou 4A, como um notebook, podem não durar nem meia hora.

 

A lógica de anunciar como bateria para lanternas é a seguinte : se você usar elas em outra aplicação, vai perceber na hora que foi enganado, e iria ligar e reclamar , querendo seu dinheiro de volta. Aí você liga pro cara, ele te pergunta em qual aparelho você testou, você diz que colocou a bateria em um notebook, e o cara te responde que elas são indicadas para lanternas, não para notebooks, e você comprou sabendo disso, então não adiantaria nada reclamar....

 

 

Seguem algumas baterias originais do tipo usada em packs de notebooks importados :

 

http://www.ebay.com/itm/Accu-18650-Rechargeable-3-7V-2500Mah-30A-LG-a-Pattes-ou-Languettes-ICR18650-HE4-/381670921971?hash=item58dd5c16f3:g:a70AAOSwmtJXYT0u

 

http://www.ebay.com/itm/LG-ICR-18650-HE4-2500mAh-3-6V-3-7V-20A-Lithium-Akku-/221751974063?hash=item33a17298af:g:aJcAAOSwzrxUvBgd

 

http://www.ebay.com/itm/LG-INR-18650-HB6-3-6V-3-7V-1500mAh-Li-Ionen-30A-Lotfahne-U-/322099121320?hash=item4afe9a8ca8:g:m7sAAOSwRH5XLIm8

 

Reparou o preço ???????????????

 

Já não posso te dizer que baterias os atuais notebooks vendidos no Brasil estão utilizando, só sei que de uns dois anos para cá duram muito menos. Comprei um CoreI5 da Acer Brasil, cujo pack é muito leve, e não dura nem uma hora mesmo sem ficar usando. Já viu né .....

 

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Entendi, eu até perguntei ao vendedor, e a outro com a mesma tática, me veio com um papo furado que as de notebook vêm com um "chip" e me passou o link de outro anuncio de 150 um pack com 10, com exatamente a mesma cara das baterias "para lanterna".... 

 

ali senti exatamente esse golpe... e pior, queria me vender o mesmo produto a um preço 13x maior só porque citei "para notebook"... 

 

Complicado, 

 

 

Agradeço as informações amigo! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eric_felipe ,

 

É um monte de enrolação ..... infelizmente isso acontece também na China e em qualquer site de compras. Depende da gente desconfiar, pesquisar, ver o preço,etc.

 

Existem baterias que são mais seguras para o uso, nesse caso são vendidas como baterias "protegidas" , mas são sempre um pouco maiores do que as normais.

 

Elas possuem também um  pequeno circuito na verdade protege a bateria durante a carga, não permitindo que a corrente de carga seja maior do que a bateria suporta, e uma mecânica que protege contra explosão em caso de descarga excessiva.

 

Provavelmente o vendedor que você conversou estava se referindo a isso quando mencionou o tal de "chip" .....

 

O problema com elas é o tamanho e o preço maior. Algumas são até inclusive mais largas que as normais.

 

Repare naquele link que eu te passei que existe uma tabela informando também o tamanho da bateria, justamente para você não ter surpresa quando fizer a compra !

 

Olhe aqui o que é uma bateria protegida :

 

http://www.lygte-info.dk/info/battery protection UK.html

 

Veja aqui como reconhecer uma bateria protegida :

 

http://lygte-info.dk/info/isMyBatteryProtected UK.html

 

 

E para terminar, mate a curiosidade, veja como os espertinhos fazem baterias falsificadas ou reaproveitadas... o cara aqui desmontou as baterias e está mostrando :

 

http://lygte-info.dk/info/batteryDisassemblyUltraFire UK.html

 

 

Voltando às baterias protegidas :

 

Uma bateria que seja por exemplo 3mm maior que a normal encaixa perfeitamente em um soquete para uma bateria, apenas vai ficar com a mola um pouco mais apertada.

Mas se você tem de colocar 3 delas em série, aí são 9mm a mais no total, e pode não caber no espaço destinado a elas.

 

Então, antes de trocar a bateria de um determinado pack, você tem de saber se ela é protegida ou não, e também verificar se o tamanho permite o encaixe do pack depois.

 

Paulo

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Paulo,

 

Você sabe até que capacidade é razoável supor que uma bateria CR123 tenha?

 

Sei que se deve desconfiar de baterias baratas demais e/ou com capacidade muito alta, mas no caso da CR123 qual é um preço razoável e qual é a capacidade máxima possível numa bateria deste tipo?

Por exemplo eu testei umas porcarias destas que diziam que era de 1000mAh e ela mal atingiu 200mAh, e do jeito que ela era leve parece até alguma bateria remarcada e de dimensões menores montada para parecer uma CR123, isto me deu muita raiva, mas tem muito tempo que comprei as bateria, e agora é meio difícil reclamar (já tem mais um ano que comprei as ditas cujas), mas isto não vai acontecer com as próximas, agora estou com um carregador que faz a verificação de carga e descarga. O carregador é este Opus BT-C3100 V2.2 Digital 4 Slot LCD Li-ion NiCd NiMh 18500 Battery Charger EU AU $49.99 no eBay

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Estou montando uma bateria 48v para minha bicicleta elétrica. Estou usando baterias 18650. Ao tentar achar algo que presta no Brasil, fiz um teste no Liitolaka Lii-500 com a bateria Flex de 3800mAh.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-728913466-bateria-p-lanterna-flex-fx-18650-37v-3800mah-original-_JM

 

Comprei somente uma para testar, pois tenho que comprar várias. O resultado do teste foi 4,15V a 1416mAh. Muito longe do prometido. Não recomendo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, José Abaurre Neto disse:

O resultado do teste foi 4,15V a 1416mAh

Teu teste tá incompleto. Por quanto tempo durou esta corrente? ou quanto tempo, com esta corrente, levou pra V cair pra 90% da máxima? Qual bateria desta pesquisaste e achaste que seria a melhor opção? Que tipo de bateria é usada numa bike elétrica?

 

5 horas atrás, José Abaurre Neto disse:

48v para minha bicicleta elétrica. Estou usando baterias 18650

De posse de quantos W é o motor, fizeste alguma estimativa de quantas baterias desta iria precisar pra não pedalar por p.ex. 2 horas? Fizeste uma análise de viabilidade técnica e principalmente financeira?

Aprofundando 1 pouco +: comparaste o custo/viabilidade/eficiência/manutenção/etc com relação à um motor a combustível?

Responde-te e se preferir, a nós...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, José Abaurre Neto disse:

 

Comprei somente uma para testar, pois tenho que comprar várias. O resultado do teste foi 4,15V a 1416mAh. Muito longe do prometido. Não recomendo. 

 

Tem de continuar a descarga até chegar a 3,7 Volts.

 

Os fabricantes utilizam esta tensão como o limite de capacidade desse tipo de bateria.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelas respostas. 

 

Infelizmente não comprei os equipamentos, e com os poucos testes que fiz queimei vários leds e fiz várias faíscas, não cheguei a levar um choque, o que me faz perguntar se os choques dessas baterias doem ou fazem algum estrago? e de uma bateria montada de notebook? 

 

Digo porque eu tinha uma lanterna forte de 6 pilhas, uma única célula da bateria de um notebook derreteu a lanterna... 

 

O que me fez pensar também sobre quando essas baterias explodem, tem algum risco muito grande? 

 

Aguardo as respostas da experiência de vocês, e acredito que este tópico deva receber muitas visitas de curiosos... aconselho tomarem cuidado até lerem sobre se há riscos complexos manuseando esses itens. 

 

minha intenção original era comprar fontes viciadas, duas... três... quatro e ter uma coleção de células boas para reparar essas fontes de alguns notebooks que vendo, o que aumentaria o preço em uns 150 a 200 reais, até mais dependendo do notebook. 

 

mas como disse, não comprei os equipamentos, e não achei um curso de eletrônica fácil de seguir, talvez algum curso pago seja melhor. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, eric_felipe disse:

o que me faz perguntar se os choques dessas baterias doem ou fazem algum estrago? e de uma bateria montada de notebook? 

Não dão choque pois apesar de ter grande capacidade de corrente, a V é baixa. O que faz dar choque é a soma das duas condições: V alta acima de 100V e muita capacidade de corrente. p.ex. sua tomada.

 

7 horas atrás, eric_felipe disse:

Digo porque eu tinha uma lanterna forte de 6 pilhas, uma única célula da bateria de um notebook derreteu a lanterna

Deves ter feito alguma cagadinha. Pra isso acontecer só mesmo com algum curto ou ligação errada

 

7 horas atrás, eric_felipe disse:

O que me fez pensar também sobre quando essas baterias explodem, tem algum risco muito grande? 

sim claro. Pode pegar fogo e afins. O risco de dano aumenta em casos como: origem duvidosa, circuito de carga mal projetado, sobrecarga, sobretensão, mal uso (p.ex. fundição de lanternas kk) e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/12/2017 às 08:01, Isadora Ferraz disse:

Não dão choque pois apesar de ter grande capacidade de corrente, a V é baixa. O que faz dar choque é a soma das duas condições: V alta acima de 100V e muita capacidade de corrente. p.ex. sua tomada.

 

Deves ter feito alguma cagadinha. Pra isso acontecer só mesmo com algum curto ou ligação errada

 

sim claro. Pode pegar fogo e afins. O risco de dano aumenta em casos como: origem duvidosa, circuito de carga mal projetado, sobrecarga, sobretensão, mal uso (p.ex. fundição de lanternas kk) e etc.

Não fiz Cavadinha. 

 

Eu adaptei a lanterna, fiz a parte de pilha encaixar ela, liguei e a bateria queimou os LEDs, fios e até derreteu partes de plastico e soldas. 

 

Essas baterias são fortes. 

As faíscas foram grandes. 

 

Aconselho a tomarem cuidado.

 

Perdi uma lanterna cara... :(

 

Então. Vi no YouTube que qt a choques é aguentavel. 

 

Mas as explosões podem ser perigosas, principalmente de baterias sem marca..

 

Aqui um video que achei. 

 

E cuidado, elas são fortes e podem queimar aparelhos e lanternas que você gosta. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...