Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor para rede doméstica com controle de acesso e segura


Posts recomendados

Bom dia,

Gostaria de receber orientações e sugestões de como montar um servidor para uma rede doméstica e que seja de fácil configuração e que permita controlar o acesso dos filhos na internet da rede, evitando o acesso a sites de conteúdo adulto e inclusive que permita bloquear tor, Skype, WhatsApp, etc. E que seja seguro. Quais programas usar? Qual a melhor configuração de hardware?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em rede domestica em vez de montar um servidor você pode utilizar um software de bloqueio.

 

Eu utilizo o Kurupira, é de graça, protege bem e é extremamente simples de configurar, podendo inclusive filtrar palavras na qual ele encontrando fecha a aplicação e gera um alerta no e-mail, também bloqueia os sites mais conhecidos e pode ser incluído novos, bloqueia downloads, limita tempo de acesso a internet e outros recursos.

 

http://kurupira.net/pt/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Netto2016 Cara, eu criei um servidor dentro da minha casa do jeito que você esta falando, a distribuição que uso é o Linux Debian, e meu hardware é um Pentium 4GB de memoria DDR3 e HD de 1TB (HD com esse tamanho para o servidor de arquivos). Necessariamente o Linux não precisa disso tudo. Um Celeron com DDR2 512MB de memoria com um HD de 500GB (HD vai por sua necessidade, caso não for usar servidor de arquivos, pode ser uma bem mais menor) rodaria o Linux tranquilamente.

 

Então para o que você quer fazer, a maquina precisa de 2 placas de rede. Precisa ter alguns serviços no S.O, são eles: Servidor DHCP, Firewall, Squid e Proxy. Esses são os serviços que você precisa para realizar o que deseja, mas caso deseje também ter o servidor de arquivos, vai precisar do Samba instalado também. Vou colocar aqui, alguns videos que me ajudaram a fazer o servidor. Mas não se espelhe somente nesses videos, pesquise mais e mais.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...