Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Particionar ssd p/ linux e windows


Posts recomendados

Comprei um SSD de 250GB da Sandisk e gostaria de saber se vale a pena particioná-lo para instalar o Ubuntu em uma partição e o Windows 7 (ou 10) na outra.

Qual software de particionamento seria melhor usar?

Eu pretendo usar o Ubuntu somente para tentar fazer backup de um HD 1,5TB meu que não está sendo reconhecido no Windows. Alguém conhece um bom procedimento para fazer esse dual boot?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa instalar o Ubuntu para usá-lo, ele funciona perfeitamente no Modo Live (testar o Ubuntu).

Nesta modo você pode acessar todos os discos e partições Windows do computador e fazer seu backup, se o disco estiver legível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, vou criar um pendrive bootável com a iso do Ubuntu q tenho aqui e usar o live do ubuntu, pois já li que a velocidade de comunicação da USB na máquina virtual fica mais lenta.

 

Outras perguntas:

 

Posso usar um leitor de cartão com micro SD para criar a instalação bootável do linux ou windows ou tem que ser pendrive ? (esse leitor é conectado na USB)

 

O pendrive que eu tenho tem 4 GB, será que cabe a instalação do windows 10 ou 7?

 

Alguém conhece um link para o procedimento de instalação do windows no SSD? Sei que tem algumas configurações para fazer, como habilitar o Trim no Windows 7 (parece que no Win 10 já vem habilitado por padrão), BIOS, etc.

 

Para aproveitar o melhor desempenho do SSD, é melhor o Windows 10 do que o 7?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Highlander2010SP disse:

Posso usar um leitor de cartão com micro SD para criar a instalação bootável do linux ou windows ou tem que ser pendrive ? (esse leitor é conectado na USB)

Nunca testei, mas já li que não é recomendável assim como certos hub USB

 

1 hora atrás, Highlander2010SP disse:

O pendrive que eu tenho tem 4 GB, será que cabe a instalação do windows 10 ou 7?

Para o Windows 7 é suficiente, mas para o Windows 10 atual não é pois ele ocupa 4.32GB, veja este TUTORIAL

 

1 hora atrás, Highlander2010SP disse:

Alguém conhece um link para o procedimento de instalação do windows no SSD? Sei que tem algumas configurações para fazer, como habilitar o Trim no Windows 7 (parece que no Win 10 já vem habilitado por padrão), BIOS, etc.

A partir do Windows 8x o TRIM já é habilitado pelo sistema, no Windows 7 tem que ativar. Um bom tutorial é este AQUI, leia a partir da segunda parte de 18 de agosto de 2012.

 

1 hora atrás, Highlander2010SP disse:

Para aproveitar o melhor desempenho do SSD, é melhor o Windows 10 do que o 7?

Sim. Sempre dê preferência para sistemas mais atualizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 9/7/2016 às 02:26, Fernando Apratto disse:
Em 9/7/2016 às 00:48, Highlander2010SP disse:

Para aproveitar o melhor desempenho do SSD, é melhor o Windows 10 do que o 7?

Sim. Sempre dê preferência para sistemas mais atualizados.

Como o Windows 10 ainda é recente, tenho lido que alguns fizeram a atualização da Microsoft e perderam desempenho em jogos, alguns jogos pararam de rodar, alguns tiveram q baixar novamente jogos e outros aplicativos (mais de 50GB), assim como problemas na rede e de segurança, entre outros. O Windows 7 ainda é o s.o. mais usado, como mostra nesse link: https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/utilizacao-windows-7-a-crescer/ se não fosse a atualização gratuita oferecida pela MS, o win 10 não daria essa guinada p/ 23%, mas mesmo assim, o win 7 voltou a crescer em agosto, para 47,25% dos usuários.

Acredito que assim q a MS corrija a maioria dos bugs, o win 10 seja a melhor opção por estar mais estável e com desempenho melhor p/ a maioria das aplicações, se eu instalar agora, acho q iria perder um bom tempo buscando soluções para os problemas ainda apresentados pelo win 10 e deixar o PC redondinho para trabalhar e jogar (até porque acho q nem saiu ainda jogos com directX 12 ou tem muito pouco). Não estou muito seguro em instalar o Windows 10 por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...