Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alta tensão


fernandes m

Posts recomendados

Uma tensão elevada, de 500 mil Volt, mas com corrente de 1 miliampère é perigosa? 

Suponhamos que tenho um transformador: 

Entrada: 127V 3,94A ( 500W) 
Saída: 500 mil Volt 1 miliampère ( 500W) 

Visto que a tensão  é alta, mas a corente é mínima, Há algum perigo em entrar em contato com ela? O fio para conduzi-la deve ser grosso? Se eu toca-lá, sendo a corrente que atravessa meu corpo 1 miliampère, o que aconteceria comigo? Por que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Ricardov disse:

É perigosa sim. A corrente pode produzir queimaduras na pele e outros efeitos danosos. Se pensa em experimentos com alta tensão informe-se sobre Bobina de Tesla, que trabalha com tensões elevadas, corrente bem baixa e alta frequência.

Ok,más pensei q nao era tão perigoso porque tipo as cercas elétricas também funcionam em alta tensão e mesmo assim só dão um pequeno choque na pessoa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mestre88 disse:

As cargas elétricas, têm corrente e tensão bem menores que a que você citou, e não são constantes como a de um transformador. 

Ah sim,é q estou entrando agora na área então tenho muito p aprender ainda. E se a tensão da cerca elétrica fosse constante e não por pulsos ela seria perigosa também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, witalu disse:

Ah sim,é q estou entrando agora na área então tenho muito p aprender ainda. E se a tensão da cerca elétrica fosse constante e não por pulsos ela seria perigosa também ?

Pode ter certeza que sim. 

E Não queira nem saber como é um choque de 500kV, pois certa vez tomei um de 25kV em um velho televisor e eu não gostei nem um pouco da sensação. 

 

adicionado 6 minutos depois
15 minutos atrás, Ricardov disse:

Uma tensão de 500.000 volts é difícil de lidar, pela dificuldade de materiais para isolamento.

Tem isso também, são como aquelas Torres de alta tensão, os fios ficam a vários metros de distância para não ocorrer um curto circuito. Um transformador desse tipo ficaria enorme devido ao fato de tanta isolação. 

Trocando em miúdos para o amigo @witalu , isso significa que uma tensão dessas torna o ar condutor, igual a um raio em um dia de chuva. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@witalu o choque está mais relacionado à corrente:

 

 

CORRENTE    CONSEQUÊNCIA
1 mA    Apenas perceptível
10 mA    "Agarra" a mão
16 mA    Máxima tolerável
20 mA    Parada respiratória
100 mA    Ataque cardíaco
2 A    Parada cardíaca
3 A    Valor mortal

 

No entanto, para sentir o choque é necessário que a tensão esteja acima de 50Vac ou acima de 120V DC. 

 

Se você tiver 3A e, 50Vac, não vai ser perigoso

Da mesma forma que se você tiver 3A em 120VDC não vai ser perigoso. 

 

Exemplo: 

Raquete de matar mosquito gera uns 2 mil volts, e naquela corrente que o circuito provém, não há nenhum perigo. 

A cerca elétrica segue o mesmo princípio. Não mata ninguém. Serve apenas para dar susto.

Estas cercas elétricas não impedem de um ladão invadir a propriedade. 

 

Mas tome cuidado aí. 

Se for para dar sustos, use o circuito da raquete elétrica.  

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Thursday, September 08, 2016 às 12:14, albert_emule disse:

@witalu o choque está mais relacionado à corrente:

 

 

CORRENTE    CONSEQUÊNCIA
1 mA    Apenas perceptível
10 mA    "Agarra" a mão
16 mA    Máxima tolerável
20 mA    Parada respiratória
100 mA    Ataque cardíaco
2 A    Parada cardíaca
3 A    Valor mortal

 

No entanto, para sentir o choque é necessário que a tensão esteja acima de 50Vac ou acima de 120V DC. 

 

Se você tiver 3A e, 50Vac, não vai ser perigoso

Da mesma forma que se você tiver 3A em 120VDC não vai ser perigoso. 

 

Exemplo: 

Raquete de matar mosquito gera uns 2 mil volts, e naquela corrente que o circuito provém, não há nenhum perigo. 

A cerca elétrica segue o mesmo princípio. Não mata ninguém. Serve apenas para dar susto.

Estas cercas elétricas não impedem de um ladão invadir a propriedade. 

 

Mas tome cuidado aí. 

Se for para dar sustos, use o circuito da raquete elétrica.  

 

 

kkkk não é para dar susto em ninguém nãovi essa pergunta e fiquei imaginando o q poderia acontecer.

Mas se o choque depende mais da corrente q dá tensão,o que você acha q pode ser mais perigoso

Um choque com uma corrente de uns 80A em uma tensão de 127v ou um choque com uma corrente de uns 10A em uma tensão de 440v ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, witalu disse:

kkkk não é para dar susto em ninguém nãovi essa pergunta e fiquei imaginando o q poderia acontecer.

Mas se o choque depende mais da corrente q dá tensão,o que você acha q pode ser mais perigoso

Um choque com uma corrente de uns 80A em uma tensão de 127v ou um choque com uma corrente de uns 10A em uma tensão de 440v ?

 

É sempre a corrente que dá a sensação de choque.

Quer ver? Vou mostrar com números.

 

Acabei de medir a resistência da mina mão esquerda para a direita, com os braços esticados. 

Eu apertei bem as ponteiras do multímetro e deu 150K de resistência, variando entre 80K a 160K.

 

Tirando por 150K, se aplicarmos uma tensão de 127V dará 0.8 Miliampères e isso dá um choque bem doloroso.

É a corrente que causa o Choque. No caso é os 0.8 Miliampères.

 

Se aplicarmos o 440V nos 150K, dará 3 Miliampères. Aí não tem salvação. 

 

Outro detalhe é que a corrente alternada possui seu pico máximo num valor 1.41 vezes o valor nominal:

Exemplo: 

 127Vac vai ter um pico em 179V, Então a corrente do Choque vai estar em 1.4 Miliampères.

 

Já os 440V vai ter um pico em 620V DC. Daí a corrente do choque vai atingir 4.2 Miliampères.

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

O que causa o dano no corpo humano é a corrente cara.

Mas devido a resistência do corpo humano ser de 150K aproximadamente.... Para que a corrente se torne perigosa, a tensão tem que está acima de 50Vac ou acima de 120V DC. Assim define a NR10. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...