Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Reikman

100% de uso do disco no windows 10

Recommended Posts

Boa noite, primeiramente gostaria de dizer que se a solução para este problema já foi postada, peço que me postem o link do post, mas não sem antes ver meu problema por completo, pois já tentei basicamente de tudo e por enquanto nada funcionou..

A situação é essa apresentada na imagem, no gerenciador de tarefas meu notebook sempre apresenta estar com 100% do disco usado! As vezes realmente são valores absurdos (geralmente pelos Hosts de serviço ou memória do sistema compactada, sempre um processo próprio do windows, e nunca um de aplicativo de terceiros) com mais de 10mb/s, mas as vezes são apenas alguns processos de 0,1mb/s, que são o suficiente para superutilizar o disco e incapacitar o computador.. Nesses momentos o computador realmente fica inutilizável, tenho que esperar ele se "acalmar"  (que geralmente demora cerca de uma hora depois de ligado), inclusive agora o disco está a 3%, se não eu nem conseguiria ter aberto esta aba.

 

Até agora já tentei, por sugestão de outros fóruns:

 

1 - Ir ao services.msc, e desabilitar e/ou adiar alguns processos como Windows Search, Superfecth e Windows intelligence background service (algo assim)

2 - Ir ao prompt de comando e dar o scannow, scanhealth e restorehealth;

3 - Scanear por virus e malwares com o Kaspersky, Avast e Malware-bytes (nada foi achado)

4 - Atualizar todos os drivers com o Driver Booster 4;

 

O estranho é que quando ele "sossega", e o disco fica em 2 ou 3%, aparentemente nenhum processo some. Desde já agradeço a atenção.

 

Detalhes do computador:

Windows 10 64 bit

Intel Core i7 2.20Ghz,

8,00 GB RAM

Intel HD Graphics 4000

 

 

 

Capturar.PNG

2.PNG

Editado por Reikman

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nada como uma instalação limpa para resolver estes problemas do Windows 10.

Ou pode tentar criar um novo usuário com conta local e no grupo administradores, depois entrando nele vá em C:\Users\usuario_antigo e copie seus arquivos pessoais, isso não afeta os programas instalados mas terá que refazer alguns atalhos.

Pressione simultaneamente as teclas Windows + R no executar digite control userpasswords2 “ENTER”
Clique sobre a opção Adicionar;
Selecione a opção Não conectar em uma conta Microsoft; 
Escolha um nome e senha para esse perfil após isso avance entre as próximas etapas; 
Após o novo perfil ser criado na tela de Contas de Usuário clique sobre propriedade e selecione a aba Associação de Grupo;
Marque o perfil como administrador e clique sobre Ok. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta! Mas quando eu tento executar esse comando, aparece esta mensagem de erro :/ Alguma sugestão?

1.PNG

2.PNG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu não consegui abrir o controle do usuário pelo seu método, pesquisei e abri pelo prompt de comando, usando "control userpasswords2", e fiz como você sugeriu. Criei outra conta, local, e quando reiniciei â área de trabalho estava vazia, já que a conta era nova, porém, abrindo o gerenciador de tarefas eu vi que o disco ainda estava em 100%, mesmo sem abrir qualquer aplicativo, apenas por processos do tipo ""Sistema e memória compactada, Host de serviço: Sistema local, Host de serviço: Sistema local (restrito a rede), Processos de host", etc. Portanto, acho que a nova conta não resolveu o problema, e retornei a minha original.

Detalhe que as vezes quando eu finalizo algum desses processos, apesar de o sistema avisar que fazer o mesmo desligaria o computador, o computador não desliga, e AS VEZES o disco volta ao normal (0~5%), mas temporariamente. Outro detalhe que a um tempo atrás meu computador estava com um problema na wifi (Um dos meus tópicos publicados anteriores), e a única solução foi formata-lo. Este já era windows 10, e resolvi continuar com o sistema operacional, mas uns dias depois da formatação que surgiu esses empecilhos.

Alguma outra sugestão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas causas possíveis:

1- Antivírus

2- Windows Defender

3- Atualizações Automáticas 

4- Programas em segundo plano fazendo permanente update

 

1- O Antivírus você pode desinstalar para testar.

 

2- O Windows Defender você pode desativar pelo Registro:

    Reinicie o computador em Modo Seguro: Tecla Windows+r e digite msconfig, na aba Inicialização do Sistema marque Inicialização segura.

   Tecla Windows+r e digite regedit

   Vá para a chave: HKLM\System\CurrentControlSet\Services\WinDefend

   À direita duplo clique em Start e altere o valor para 4, deverá estar em 2

  Tecla Windows+r e digite msconfig, na aba Inicialização do Sistema desmarque Inicialização segura.

  Reinicie

 

3- Atualizações Automáticas por enquanto deixe como está

 

4- Abra o Gerenciador de Tarefas, na aba Inicializar desmarque tudo que for Update

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta novamente, eis os resultados:

 

1 - Imaginei que não seria o antirivirus, pois o problema começou quando estava usando o trial do Kaspersky (Tanto que achei que ele fosse o responsável), então desinstalei o mesmo e instalei o Avast. Mas por teste desinstalei o Avast agora, e realmente o disco continua a 100%;

 

2 - Fiz como você descreveu sobre o registro do Windows Defender, nada adiantou.

 

3 - Aguardando suas indicações;

 

4 - A imagem a seguir ilustra o que voce mencionou, acredito estar correto.

 

Resumindo, por enquanto nada que salve meu disco, a não ser esperar os picos do computador (Geralmente fica 30 minutos a 1 hora a todo vapor, e depois faz um descanso na mesma duração, repetindo o ciclo).

 

Capturar.PNG

Editado por Reikman

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para verificar se é algum serviço do Windows ou um serviço de terceiros que pode estar causando o pico, você pode desativar os serviços de terceiros:
Tecla Windows+r e digite msconfig
Na aba Serviços, marque Ocultar todos os serviços Microsoft
Clique em Desativar tudo e em Aplicar
Obs.: Para reverter faça o mesmo caminho a ative os serviços de terceiros.

 

Vá em Gerenciador de Tarefas e na aba Inicializar desabilite tudo exceto o Processo de host do Windows(Rundll32)
Obs.: Anote o que você desabilitar para depois voltar a habilitar
Reinicie

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para início, eu não consegui desativar todos os aplicativos de terceiros no msconfig, uma vez que, apesar de que quando eu clico em desativar tudo, todas as caixas ficam limpas, quando eu clico em aplicar alguns aplicativos automaticamente se ativam novamente (Avira, Warsaw technology Gbp service, sendo esses dois últimos para o login da CAIXA internet banking), como estão ilustrados na Figura 1.

Apesar disso, quando eu iniciei o computador, vi que o disco as vezes entra em 99%, mas é menos frequente, agora mesmo tive que esperar apenas uns 5 minutos para ele sossegar, e por enquanto não voltou o problema. Mas estranhei que quando o disco estava em 100%, o processo mais "espaçoso" era o próprio avira, (figura 2) e quando o disco sossegou, o avira ainda era o que mais ocupava o disco, e na verdade, ainda mais do que quando o disco estava em 100% (figura 3). Eu tentei finalizar o processo do avira, mas ele não obedece. Enquanto estava digitando esse post verifiquei que novamente o disco entrou em 100%, por cerca de 2 minutos, e em seguida voltou ao normal (Figura 4). Como proceder?

Edit: Só para constar, o problema com certeza não se foi ao desativar os aplicativos de terceiros, pois agora mesmo o disco ficou em 100%, inutilizando o computador por cerca de 5 minutos.

2.PNG

3.PNG

4.PNG

5.PNG

Editado por Reikman

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este procedimento que lhe indiquei se chama Inicialização Limpa, mas na verdade você não conseguiu desativar todos os serviços de terceiros logo não dá para afirmar que não seja um deles o causador.
Continuar investigando pode demorar muito até encontrar a causa, então lhe sugiro usar algum programa que corrija erros do Windows como o Advanced SystemCare que você já tem instalado ou o Windows Repair_Tweaking, mas lhe aconselho a procurar tutoriais de como usá-los.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Após seguir rigorosamente os tutoriais do Windows Repair Tweaking (safe mode with network, power reset, desfragmentar e escanear o disco antes, backup, etc), e também escanear o sistema com o ASC, vi que nenhum dos dois obteve algum resultado positivo na melhora do uso do disco, e portanto, acho que a única solução pra mim infelizmente vai ser formatar novamente o computador, essa vez instalando o Windows 7 como sistema operacional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Reikman tente estas soluções:

 

Solução 1

 

Clique em "iniciar", digite "Serviços" e dê "Enter'. Vai abrir uma lista com uma série de serviços do sistema operacional. Procure pelo serviço "Windows Search". Clique com o botão direito do mouse e aponte para "Propriedades". Clique no botão "Parar" e altere o "Tipo de Inicialização" para a opção "Desativado". Clique em "OK" e reinicie o sistema, aguarde 5 minutos após carregar todo o windows e veja se o problema persiste. Se não funcionar, tente a solução 2.

 

 

 

 

 

Solução 2

 

Clique com botão direito em "Este Computador" e "Propriedades". Vai abrir uma janela com as informações da maquina. No lado superior esquerdo da janela, clique em "Configurações avançadas do sistema". Na aba "Avançado" e na parte de "Desempenho", clique em "Configurações". Selecione a aba "Avançado" e em "Memória virtual", clique em "Alterar". Desmarque a opção "Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades" e marque a opção "Tamanho personalizado", defina o mínimo e máximo em quantidade de memória ram que você tem vezes 1.5 (Exemplo: Se tiver 4GB, faça  4096 x 1.5 = 6144) e clique em "OK". Caso você tenha pelo menos 8GB de memória, escolha a opção "Sem arquivo de paginação". O Windows vai solicitar reinicialização. Faça-o, aguarde 5 minutos após carregar todo o windows e veja se o problema persiste. Se não funcionar, tente a solução 3

 

 

 

 

 

Solução 3

 

Clique em "iniciar" e digite "CMD". clique com o botão direito e "Executar como Administrador" e digite o comando "Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth" e aguarde a execução. Leva em torno de 30 minutos. Ao finalizar, reinicie a maquina e veja se o problema persiste. Se não funcionar, apele para solução 4.

 

 

 

 

 

Solução 4

 

Programas prioritários:

 

Advanced System Care Pro 9 - Use este software para fazer um escaneamento geral na maquina a fim de corrigir todo e qualquer tipo de erro de sistema.

 

 

 

 

 

Solução 5

 

Aqui algumas dicas que podem ajudar na solução do problema:

 

Iniciar>Configurações>Privacidade e desabilite todas as opções que encontrar. A Microsoft utiliza essas ferramentas para obter informações do seu computador em prol da evolução e melhoria do Windows e isso acaba pesando na maquina, principalmente os "arquivos em segundo plano"
 
Iniciar>Configurações>Sistema>Notificações desabilite tudo o que achar desnecessário.

 

Iniciar>Configurações>Sistema>Multitarefas desabilite tudo o que achar desnecessário.
 
Iniciar>Configurações>Sistema>Mapas Offline>Atualização de Mapa desabilite.
 
Iniciar>Configurações>Personalização>Cores>Deixar Menu Iniciar Transparente desabilite

 

Botão direito em Este Computador>Propriedades>Configurações Avançadas do Sistema>Aba Avançado>Guia Desempenho e botão Configurações>Aba Efeitos visuais desmarque todas as opções e deixe apenas

 

    Mostrar conteúdo da janela ao Arrastar
    Mostrar miniaturas em vez de ícones
    Usar fontes de tela com canto arredondados
    Usar sombras subjacentes para rótulos de ícones na área de trabalho
 

 

Nos dê um feedback sobre com qual método você conseguiu solucionar.

Editado por Dinei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×