Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ainda vale a pena comprar placa de som offboard em 2016?


Posts recomendados

Caros colegas de fórum,

 

não entendo bem de hardware de audio, mas ultimamente tenho me interessado na compra de uma placa de som offboard. A minha dúvida é saber se vale o investimento, já que as mobos mais sofisticadas têm trabalhado bem nos sistemas de audio. Minha mobo, por exemplo, é uma Maximus VII Ranger da Asus, chipset Z97, com sistema de audio SupremeFX e saída de cinco canais, o qual considero muito bom, sobretudo quando equalizado com o Sonic Studio da própria Asus.

 

Entretanto, tenho "paquerado" bastante com a Sound Blaster ZX e a Asus Strix Soar 7.1. São caras, girando em torno de 800 a 1000 reais, dependendo do distribuidor. Vocês acham que a troca vale a pena ou seria um investimento desnecessário?

 

Se for importante dizer, minha experiência com audio se resume a música e jogos.

 

Agradeço desde já pela atenção. Abraços!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo olá, bom dia, cara na minha opinião isso é só se estiver com grana sobrando, pois não vai mudar muita coisa, eu preferiria tipo investir em um headset do que em uma placa de som, sendo que eu nem uso uma offboard, eu uso a da asus Onboard mesmo, e ela me satisfaz 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é realmente som ja é otimo a qualidade as realtek HD onboard 24bit 192 khz ouvir flac ou mp3 numa placa onboard ou numa sound blaster fica mesma coisa, em jogos creio que fique mesma coisa tambem, quer mais qualidade compre amplificador de som e caixas boas ae sim vai melhorar o som

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o que os colegas falaram:

 

Placa de som é para quem trabalha com áudio. Veja aí...tenho duas! rs

 

É a mesma relação feita com as placas de vídeo: São feitas para quem joga, ou, trabalha com edição de imagem.

 

Para ouvir música e jogar, invista em boas caixas de som. 

O dinheiro que você iria gastar na placa, você pode usar nas caixas. 

Compre um sistema 5.1 (se tiver como distribuir as caixas no ambiente) para jogos/filmes e um bom par (stereo) para ouvir música.

 

A Edifier fabrica caixas melhores que as comumente encontradas no mercado, com preço mais acessível.

 

Tudo depende do seu nível de exigência...mas a Edifier deve lhe atender bem.

adicionado 5 minutos depois

 

Sobre fones de ouvido, caso não seja um "entusiasta" do áudio, pode comprar um Sennheiser HD 202!

ATENÇÃO: Corre!!! Estão hiperinflacionando esse fone! Custava R$ 130 até um mês atrás...e agora estão pedindo R$ 300!!!!! Não vale isso!!! 

Ele é melhor que, praticamente, qualquer fone gamer do mercado...mas não é para R$ 300! Tem que encalhar nesse preço! 

É sacanagem descarada! O fone era facilmente encontrado em qualquer loja, retiraram do mercado para reposicionamento de preço!!!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, valeu mesmo pelos conselhos. Vou ficar sem a sound card, de fato, seria investir em algo que não é extremamente necessário.

 

@Fokas, eu não conheço o Senheiser, mas os equipamentos que uso são os seguintes: Headset HyperX Cloud II 7.1 / Headset OEX Extremor 7.1 / Subwoofer Maxprint 2.1 80W. No geral, isso dá uma boa qualidade, na minha opinião leiga. Você acha que se eu partir pra caixas Edifier e o Senheiser, irei melhorar muito minha qualidade de áudio?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo então caixas de som iria ficar bacana para ver filmes e tal, se for para jogar games como FPS que você precisa de um headset que você consiga identificar aonde tal inimigo está pelo som, eu recomendaria algum headset 5.1 7.1 top ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Headset ajuda nos jogos. Mantenha-o no seu set.

 

Para áudio...o Sennheiser, com certeza, é melhor.

Música foi feita para ser ouvida em sistema stereo...nada de 2.1, 5.1 etc.

A Sennheiser é uma empresa tradicional em áudio. Há outras também, como AKG, AudioTechnica, Shure e etc, etc, etc...

 

A Edifier é uma marca de produtos medianos, porém, é um mediano acima de produtos considerados "top" feitos por empresas que não são do segmento de áudio. Costumam ser melhores que Logitech, Razer, CreativeLabs etc...

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fokas  @GabrielLP14 e @xmauro, muito obrigado pelos conselhos e orientações. Irei seguir todos. Forte abraço!

adicionado 17 minutos depois

Amigos,

 

fiz uns testes com o equipamento que tenho e constatei o seguinte:

 

1 - Conectei no PC um headset wireless (Turtle Beach X42) que usava em um console de videogame e estava encostado. O resultado foi surpreendente: sua qualidade de audio é muito mais clara e nítida do que os outros que tenho, que emulam 7.1 via USB. Acredito que isso tenha se dado porque o transmissor de sinal desse headset se conecta na placa de som onboard da mobo através de um cabo optico. Faz sentido isso?

 

Eu tinha um bom equipamento em casa e nem sabia... Que coisa!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Mário, minha história com pc é som :)

tenho um mb com realtec 889 e um dia fiz comparação com uma placa creative fx... meu on board se saiu melhor em qualidade e volume. Atualmente uso um amplificador gradiente com pre amplificador super A e duas caixas master 66. Moro em casa sem vizinho chato e não gosto de fones e handset. Gosto do grave vibrando o peito e nos cabelos das pernas, kkk

Na praça em frente da minha casa só tem capoeira o dia que eu não estou ouvindo um som, kkkk

Sua mb deve ter som melhor (em qualidade e volume) que a minha.

O conjunto edifer que você adquiriu tem 80db de definição (relação sinal/ruido), te agradou? :Bom! mas se você comprar um conjunto que tenha melhor definição vai melhorar mais. Neste caso a potencia não importa.

falo disso:

Potência de saída: 34W RMS (8W x 2 + 18W)
THD + N: 10%
Relação Sinal/Ruído: ≥80dBA
Distorção: ≤0.5%

Quando você usa o cabo ótico não é sua placa de som quem ira modular o som, mas o chip do aparelho que você está usando, daí o mérito da qualidade é todo do aparelho que você conectou.

Eu não investiria em uma placa de ádio hj. Compraria mais um par de cx e outro amplificador stereo com supe A pra formar a configuração quadrifônica. Não gosto de sub woofers e prefiro o som de boas cxs de som de 2 ou 3 vias. Recomendo as torres da kef, meu atual sonho de consumo (4cxs).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dantoim Obrigado por suas orientações e relato. Eu realmente não ligava muito para as questões sonoras do PC, tenho atentado para isso recentemente.

 

O que pude perceber nos últimos dias de experiência com isso foi que, de fato, mais potência não significa necessariamente qualidade de som. Tanto que troquei um subwoofer mais potente, com um grave que até prejudicava a audição dos médios, por esse conjunto Edifier, muito mais equilibrado.

 

Quanto ao fone com cabo ótico, é isso mesmo, o produto era melhor do que eu pensava (rs). Eu estou satisfeito, por enquanto, com essa qualidade do conjunto 2.1 Edifier. Estou no limite da amplificação, se eu aumentar mais que isso, meu casamento termina. (kkkk)

 

Obrigado, amigo, um forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...