Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ipv4 para ipv6


Posts recomendados

Olá, galera. Estou com uma duvida meio besta ao meu ponto de vista. Mas procurei por toda a internet e não achei nenhuma resposta solida. Então achei melhor perguntar antes de arriscar hahahaha
Seguinte. Hoje liguei na Copel para aumentar meu plano de internet. porém a atendente me informou que agora eles estão usando apenas o IPv6 e que alguns aparelhos, não iriam mais funcionar na rede caso mudasse de plano, porque esses aparelhos possuem apenas suporte a IPv4 (SmartTV, Playstation e etc). 

porém, contudo, toda vida, aqui em casa uso o modem da provedora apenas para gerenciamento de DHCP com Wi-Fi desligado. Toda a conexão de aparelhos acontecem por Bridge de dois TP-Link Archer C9 que possuo ligados via Lan ao modem principal, os dois suportam IPv4 e IPv6. Já em um dos Archer C9 está ligado um SmartSwitch TL-SG1016DE (que aparentemente suporta apenas IPv4), desse Switch saem as ligações via LAN para meu computador e video games. 
No caso minha duvida é o seguinte. O modem de entrada da Copel ira fornecer apenas código de protocolo em IPv6, certo? Mas como não vou realizar a conexão diretamente com o modem, e sim por  bridge por meio dos dois Archer C9, que suportam IPv4 e IPv6. Gostaria de saber se os roteadores conseguem fazer essa conversão de IPv4 (entrada do aparelho domestico) para IPv6 (saída para o modem), criando um ambiente de rede onde tanto aparelhos IPv4 quanto IPv6 funcionem. 
Desde já agradeço a ajuda de vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi Zizo, tudo bem? Olha, praticamente nunca frequento o fórum, cai em Redes procurando uma coisa aleatória, e entrei nesse tópico só por curiosidade. Vou tentar te ajudar, mas não confie demais, pois não sou técnico. Vamos lá.

 

Tenho Net Virtua de 120mb, em um modem Humax L4. Esse modem está em bridge dual ipv4 e ipv6 com meu Roteador Archer C9. Esse Archer envia por lan, cabos para TV, Xbox, DVR, e um Switch de 8 Portas. Desse switch, envia cabos para 6 comodos, sendo que um deles tem um Roteador Archer C7, em outro um Asus RT-N56U, e em outro, um Asus EA66. Esses últimos, recebem o cabo na porta lan, estão com DHCP e NAT desativados, e possuem os endereços lan 192.168.0.2, 192.168.0.3, 192.168.0.4 . 

 

Resumindo, o modem da net está em bridge ipv4 e ipv6, e roteamento e wifi desligados, enviando para o Archer C9, que cria toda a rede, e envia sem fio para uma parte da casa, e com fio para todo o resto via switch e roteadores, os quais estão em cascata, expandindo o sinal de wifi, apenas. 

 

O Archer C9 está configurado tanto para ipv4 quanto ipv6, seja para Internet, ou para a LAN. 

 Para internet, em ipv4, não recebo um ip publico único, mas estou em uma rede privada b*sta em CGNAT pela net. Por esse motivo, eu recebo um ip publico 100.65.0.x. Como eu sou como um ip privado dentro da rede deles, não consigo abrir portas, nem acessar o hd no Archer externamente. Consigo ver as cameras do DVR, por causa do Intelbras Cloud, mas nunca consegui acessar o hd nele. 

 

Em ipv6, tudo funciona. Todo ipv6 test dá positivo. Todo dispositivo que olho informações, como o MacBook que posto, me da  informações de ambos. Minhas Smart TVs tem opcao de ambos,. Xbox One nunca olhei. Mas acho que se eu desativar o ipv4, tanto de internet, quando da lan, acredito que nao pararia de funcionar. Mesmo para os dispositivos que voce disse que nao tem suporte para ipv6, acho que seria possível receber um ip publico de internet em ipv6, e rotear pra rede privada por dhcp para cada dispositivo, um ipv4. Eu particularmente, posso estar falando bobagem, mas como ja alertei antes, nao sou tecnico. Apenas achei que talvez pudesse ser util. 

 

Vou enviar uns prints para voce ter nocao do que digo. abraços.

Captura de Tela 2016-09-15 àsdsadas.png

Captura de Tela 2016-09-15 às 02.34.49.png

Captura de Tela 2016-09-15 às 02324324.png

Captura de Tela 2016-09-15 às 02.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...