Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU 80° ao ligar


Posts recomendados

Bom meu CPU ao ligar está chegando a exatamente 79° cravado na BIOS. Ele inicia mais passa alguns segundos e desliga pela alta temperatura. Tenho um WC H55 Corsair e torquei a pasta térmica nesse exato momento, inverti as fans, desinverti. Fiz tudo que vocês imaginam, a bomba está normal as mangueiras também. Uma quente outra fria etc..desativei alguns cores do cpu pra ver se abaixava e não adianta. Meu cpu tem 8 cores e to usando 4 para tentar usar sem desligar. Mais creio que amanha no calor do dia a dia irá desligar. Estou pensando seriamente em pegar um http://www.kabum.com.br/produto/35108/cooler-para-processador-coolermaster-hyper-tx3-evo-rr-tx3e-28pk-r1 ou http://www.kabum.com.br/produto/49776/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-300-para-intel-amd-12cm-dp-mch3-gmx300 e quebrar no meio esse H55 porque tá *****. 80° apenas ligando não faço ideia o que está acontecendo alguem poderia me ajudar? Mestre @Contiusa

adicionado 17 minutos depois

hw.jpg

hwinfo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@y4g0 podia fazer algumas coisas:

 

1 - baixe o AMD Overdrive e veja como fica a margem térmica. 

2 - tire um dos fans do push pull e deixe apenas um, soprando o ar para fora do gabinete. 

3 - está usando qual fan para fazer o push pull?

4 - coloque a bomba / bloco conectada em um SYS-Fan ou CHA-Fan.

5 - coloque o fan do radiador no CPU-Fan.

6 - o radiador montado na parte de trás, com as mangueiras para baixo.

7 - pasta térmica, qual é a marca?

8 - aplicou a pasta térmica como? Gota?

 

Os apps como HWmonitor, AIDA, Speedfan, etc não tem suporte da AMD e são todos bugados. Pode até reclamar com o suporte da AMD, porque isso é descaso da companhia com o mercado entusiasta. Só dá mesmo para usar o AMD Overdrive, a não ser que você faça umas conversões, mas isso é outra história.

 

O  push pull precisa que os dois fans soprem na mesma direção. Você pode estar invertendo e colocando sempre em direções opostas. Para garantir, use apenas um fan soprando para fora. Depois você confirma a posição dos fans. Mas agora, só para garantir, use apenas um fan porque evita de colocar os dois em direções opostas.

 

A bomba precisa ficar em um SYS-Fan. Pode ver pelo HWmonitor a rotação dela. Como está agora?

 

As tensões da fonte você pode conferir no BIOS. Entre no BIOS e procure pelos valores da fonte. Acho que é em PC Health. Se também estiver errado, a chance é bem maior de estar bichada, ou a placa-mãe estar bichada, ainda que uma UD3 seja uma ótima placa.

 

Está usando estabilizador? Se estiver, tire, pois ele afeta a fonte e pode danificar o seu micro.

 

O radiador precisa ficar com as mangueiras para baixo, para evitar bolhas. Se estiver para cima, dê uma sacudida no water cooler para tirar qualquer bolha qe esteja no bloco. Pode deitar o gabinete, suspender o radiador e dar uma sacudida de leve no micro para as bolhas subirem.

 

E a pasta tem que aplicar a gota: pode até aplicar menos. Na hora de fixar o bloco ela espalha.

 

 

 

Vê aí essas coisas e dê um retorno. Já vai eliminar várias coisas. 

 

 

Ah, como fica a marca da CPU na pasta depois que você tira o bloco? Faz pressão, aquela marca de carimbo da CPU como na foto abaixo?

 

 

H60_02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Victor davi disse:

@Contiusa a posição das mangueiras interfere em algo??

 

Se ficar para cima, as bolhas podem subir para o bloco. É muito comum. Se a bomba funcionar com bolha, vai fazer barulho, não funcionar direito (às vezes o fluido não passa) e estragar em pouco tempo pelo desgaste das peças que ficam rodando mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

@y4g0 podia fazer algumas coisas:

 

1 - baixe o AMD Overdrive e veja como fica a margem térmica. 

2 - tire um dos fans do push pull e deixe apenas um, soprando o ar para fora do gabinete. 

3 - está usando qual fan para fazer o push pull?

4 - coloque a bomba / bloco conectada em um SYS-Fan ou CHA-Fan.

5 - coloque o fan do radiador no CPU-Fan.

6 - o radiador montado na parte de trás, com as mangueiras para baixo.

7 - pasta térmica, qual é a marca?

8 - aplicou a pasta térmica como? Gota?

 

Os apps como HWmonitor, AIDA, Speedfan, etc não tem suporte da AMD e são todos bugados. Pode até reclamar com o suporte da AMD, porque isso é descaso da companhia com o mercado entusiasta. Só dá mesmo para usar o AMD Overdrive, a não ser que você faça umas conversões, mas isso é outra história.

 

O  push pull precisa que os dois fans soprem na mesma direção. Você pode estar invertendo e colocando sempre em direções opostas. Para garantir, use apenas um fan soprando para fora. Depois você confirma a posição dos fans. Mas agora, só para garantir, use apenas um fan porque evita de colocar os dois em direções opostas.

 

A bomba precisa ficar em um SYS-Fan. Pode ver pelo HWmonitor a rotação dela. Como está agora?

 

As tensões da fonte você pode conferir no BIOS. Entre no BIOS e procure pelos valores da fonte. Acho que é em PC Health. Se também estiver errado, a chance é bem maior de estar bichada, ou a placa-mãe estar bichada, ainda que uma UD3 seja uma ótima placa.

 

Está usando estabilizador? Se estiver, tire, pois ele afeta a fonte e pode danificar o seu micro.

 

O radiador precisa ficar com as mangueiras para baixo, para evitar bolhas. Se estiver para cima, dê uma sacudida no water cooler para tirar qualquer bolha qe esteja no bloco. Pode deitar o gabinete, suspender o radiador e dar uma sacudida de leve no micro para as bolhas subirem.

 

E a pasta tem que aplicar a gota: pode até aplicar menos. Na hora de fixar o bloco ela espalha.

 

 

 

Vê aí essas coisas e dê um retorno. Já vai eliminar várias coisas. 

 

 

Ah, como fica a marca da CPU na pasta depois que você tira o bloco? Faz pressão, aquela marca de carimbo da CPU como na foto abaixo?

 

 

H60_02.jpg

 

 

1 - baixe o AMD Overdrive e veja como fica a margem térmica. 

Resposta: Sem título.jpg

2 - tire um dos fans do push pull e deixe apenas um, soprando o ar para fora do gabinete. 

Resposta: Fiz o que disse e não mudou nada, a temperatura fica em 79/80°. Coloquei novamente o mesmo resultado. Inverti também soprando para dentro e não mudou nada também.

 

3 - está usando qual fan para fazer o push pull?

A que vem no WC da Corsair e uma outra da Corsair que comprei

 

4 - coloque a bomba / bloco conectada em um SYS-Fan ou CHA-Fan.

Resposta: Coloquei no SYS-FAN e não mudou nada, testei no CPU FAN, SYS-FAN1/2/3 também

 

5 - coloque o fan do radiador no CPU-Fan.

Resposta: Coloquei como pedido não mudou nada, mudei para SYS-FAN,-PWM-FAN também e continuou mesma coisa

 

6 - o radiador montado na parte de trás, com as mangueiras para baixo.

Resposta: Sim, coloquei também para testar na parte superior e não surtiu efeito. Antes de bugar as temperaturas eu usava em cima, atualmente esta atrás como solicitado 

 

7 - pasta térmica, qual é a marca?

Resposta: Uma fajuta, porém antes de bugar as temperaturas ja estava usando ela e as temps eram normais.

8 - aplicou a pasta térmica como? Gota?

Resposta: Sim, em gota como indicam aplicar aqui no fórum. 

 

Os fans estão soprando para fora, eu não sei se a bomba pode estar falhando ou pode ser algum bug. Isso uma vez me aconteceu e foi só resetar a BIOS para default que voltou ao normal, porém dessa vez não adianto. E é um tiro no escuro eu comprar um air cooler como estou pensando e o problema não ser o cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@y4g0 pasta fajuta vai dar uma diferença de até 5ºC, o que é muita coisa. 

 

Como assim não mudou? O AMD Overdrive está com uma margem de 30ºC. A sua CPU deve estar a 30-40ºC no máximo. Mas você não pode ver a temperatura com a CPU em repouso. Abra um jogo qualquer para conferir, por favor. Mas confira pelo AMD Overdrive, por favor.

 

Sobre não ter mudado, eu já falei que essas temperaturas são todas erradas. Pra que prestar atenção nisso então? Pode até desinstalar o HWmonitor se quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Abri CSGO e LOL CPU bateu 85° e desligou. Quando ligo o pc na BIOS crava em 79° e não sobe nem desce. Seria o caso para eu abandonar o WC e pegar esse cooler http://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-para-processador-coolermaster-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1 Não to podendo gastar,então achei esse em custo. É bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom @Contiusa estou vendo e infelizmente pretendo partir para um AirCooler. WC da muito problema e a pessoa tem que entender da coisa (não é meu caso). Espero mesmo que seja o Cooler o problema rs. Afinal não tem como eu continuar usando o CPU marcando 79° quando liga na BIOS. 

 

Dentre minhas opções que atualmente posso comprar estão esses.

 

CoolerMaster TX3 EVO 

CoolerMaster Hyper T4

DeepCool Gammaxx S40

 

Qual desses faria o melhor desempenho no meu caso, temperatura ambiente é bem alta acima de 30°. Posso refrigerar o gabinete da seguinte forma.

 

1 FAN 120 traseira ou superior em cima do CPU

1 FAN 120 Lateral

1 FAN 120 Superior em cima da memoria

1 FAN embaixo do lado da fonte no chão

 

Valores:

 

TX3 EVO - 77,00 (Pichau)

DEEPCOOL GAMMAXX S40 - 128,70 (Pichau)

Hyper T4 -  103,99 (Pichau)

 

Forma de Uso:

 

Navegar na internet (facebook,etc...)

Jogar CSGO/ LOL.

 

Gabinete: Thermaltake v4 black

 

Qual desses cooler se sairia melhor  e deve manter em qual casa a temperatura maxima?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@y4g0 amigo sugiro o deepcool gammaxx 400 que é muito bom num amd. Apenas confirme se ele cabe no seu gabinete. Ele é melhor que o s40 e esta por um otimo preco na kabum. Uso num fx6300 e estou satisfeito 

 

http://www.kabum.com.br/produto/73759/cooler-para-processador-deepcool-intel-amd-gammaxx-400-silente-120mm-pwm-fan-with-blue-led-light-dp-mch4-gmx400/?tag=Gammax 400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria E em relação às temps,  será que o S40 aguentaria meu CPU. porque o turbo core chega a 4.0 GHz 

adicionado 2 minutos depois

@drcyberjr esse está mais barato que o S40 e é melhor? Meu CPU chega a 4.0 GHz qd estou jogando Como queria saber se ia aguentar segurar as temps abaixo de 70

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@y4g0 @y4g0 @y4g0 @y4g0 @y4g0@y4g0

Acredito que o desempenho seja parecido. Como voce vai comprar algum, inclua uma boa pasta térmica se ainda nao tiver. Eu coloquei num fx6300 e troqueia ventoinha por uma pcyes f5 pra segurar bem a temperatura. O rpm maximo que chegou foi 1580 rpm temperatura ambiente de 31o (quente mesmo), em stress pelo prime95 com o processador com margem termica de 18o. Achei suficiente. Troquei a ventoinha tbem para combinar com as cores da maq (vermelho). voce pode usar uma cougar dual x, que é mais silenciosa. Esse gammaxx 400 vem com 2 pares de ferragens para colocar 2 ventoinhas nele. Tbem o formato mais tradicional da ventoinha que o s40 ajudou na escolha, pois poderia colocar qq uma de 120mm. Abaixo uma foto de como ficouP_20160713_093514.jpg

adicionado 1 minuto depois

(Um bug na hora de responder o ppst pelo cel ficou repetindo seu nome)

adicionado 23 minutos depois

@y4g0 se estiver com duvidas, espere o Mestre @Contiusa , que tem um vasto conhecimento no assunto, opinar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...