Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vcore alto é perigoso?


lucasishii

Posts recomendados

Estou tentando fazer over na minha FX6300, que em stock é 3.5GHz, estou subindo ela para 4.4, se der 4.5.

 

O problema é que estou tendo que colocar o Vcore em 1.464+, e eu não sei se isso é alto ou normal, pois a glr diz subir a 4.5 com 1.37 de Vcore.

Estou usando o Prime 95 para teste, a temperatura não passa de 47°, estou usando um cooler Hyper 212x da Cooler Master.

Então duas perguntas:

 

Vcore 1.4 ~ 1.5 é muito alto?

A temperatura que é perigosa ou mesmo com temp baixas o overclock pode prejudicar os componentes?

 

E aproveitando o tópico...

Existe a chance de dar erros como programas parando de responder, ou até mesmo erros no prime 95 pelo fato do Vcore estar muito alto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lucasishii disse:

Estou tentando fazer over na minha FX6300, que em stock é 3.5GHz, estou subindo ela para 4.4, se der 4.5.

 

O problema é que estou tendo que colocar o Vcore em 1.464+, e eu não sei se isso é alto ou normal, pois a glr diz subir a 4.5 com 1.37 de Vcore.

Estou usando o Prime 95 para teste, a temperatura não passa de 47°, estou usando um cooler Hyper 212x da Cooler Master.

Então duas perguntas:

 

Vcore 1.4 ~ 1.5 é muito alto?

A temperatura que é perigosa ou mesmo com temp baixas o overclock pode prejudicar os componentes?

 

E aproveitando o tópico...

Existe a chance de dar erros como programas parando de responder, ou até mesmo erros no prime 95 pelo fato do Vcore estar muito alto?

 

 

Esse cara parece entender de overclock com FX e ele diz que o máximo que ele recomenda para o FX-6300 é 1.5v

 

http://www.tomshardware.com/answers/id-1958405/max-safe-voltage-6300.html#17638934

 

Como nota, o Vcore é o mais perigoso para a CPU. Com o Vcore muito alto, a CPU degrada rapidamente, às vezes em 48h ela começa a dar erro e você tem que baixar o clock e não consegue mais rodar no mesmo clock antigo. Mas a mistura de clock alto e temperatura pode causar erros. O ideal é não passar da especificação.

 

Outra coisa, como você fala "não passa de 47ºC", isso quer dizer que você está usando apps como HWmonitor, AIDA64, etc, para ver a temperatura. Mas a AMD não dá suporte para esses apps e eles são todos bugados com chips AMD. Você só pode usar o AMD Overdrive e ver pela margem térmica. Outra opção é aprender a fazer uma conversão maluca com o AIDA e o HWmonitor, mas isso é outra história. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cotiusa esse tópico realmente será bastante útil pra mim, obg!

 

Eu vou tentar fazer tudo na margem do 1.4 mesmo então, o problema é que ainda nao ficou estável :(

 

Então mesmo com temperaturas teoricamente ok, o vcore alto realmente degrada o CPU né?

 

Eu nunca entendi essa margem termica do overdrive, vou aprender a usar a ferramenta.

 

@henrique-rj sim eu usava mas estou num gargalo com uma GTX960 e o 4.4GHz realmente fez a diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, lucasishii disse:

Eu nunca entendi essa margem termica do overdrive, vou aprender a usar a ferramenta.

 

Então, é simples. no círculo vermelho está a margem térmica. Repare que está em 9,9ºC. Ou seja, falta 9,9ºC para chegar ao limite. Não dá para saber a temperatura, pois você não sabe qual é o limite (varia de placa-mãe), mas você pode saber quando chega ou passa do limite. Enfim, coisas da AMD...

 

O Vcore dá para deixar a 1.48v como estava se quiser. Nos AMD o Vcore pode ser mais alto.

overdrive.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acabei de fazer 20 min de testes no prime 95:

 

VCORE: average 1.492V ( tive que subir mais um pouco )

Clock: 4466MHz

Margem térmica: 22,4° average

Passed em tudo até agora...

 

Vocês acham que esse over tá ok ou meio arriscado?

#edit agora que eu vi que o recomendado é deixar 10 horas rodando o prime :o

 

http://imgur.com/a/HCImL

 

@Henrique - RJ concordo, porém os FPS em alguns jogos estavam bem abaixo do esperado (60fps), e além disso sempre quis tentar e aprender um pouco mais sobre overclock :) 

TEMPECLOCK.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasishii 1.5v para um over de 4.4GHz? Eu não conheço over em AMD, mas não está alto? Já tentou colocar o LLC em turbo ou extreme? Está em auto? Se estiver em auto, você precisa subir muito o Vcore. Talvez dê para colocar o LLC em extreme e setar o Vcore por volta de 1.42v. Ele provavelmente subiria menos do que 1.49v.

adicionado 0 minutos depois

 

A temperatura está legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1,5v pra 4,4GHz tá meio alto. Acho que deveria ficar estável com menos vCore.

 

4 horas atrás, lucasishii disse:

E aproveitando o tópico...

Existe a chance de dar erros como programas parando de responder, ou até mesmo erros no prime 95 pelo fato do Vcore estar muito alto?

 

Mais ou menos, acho que isso seria ligado à alta temperatura, fazendo com que o CPU entre em throttling, ou haja crash nos programas.

 

2 horas atrás, lucasishii disse:

Então mesmo com temperaturas teoricamente ok, o vcore alto realmente degrada o CPU né?

 

O overclocking em si, já degrada o CPU por rodar acima das especificações, mas não se preocupe, isso não quer dizer que perderá o CPU em meses, mas por exemplo se um CPU dura 10 anos, durará 8 por conta do over, até lá já fez um upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acho muito alto, a glr nos fórums usam 1.5 pra 4.8GHz, mas no meu mal carrega os 4.4GHz :S, Eu não sabia sobre esse LLC, vou ver se tem como setar em extreme na minha bios e testo novamente.

 

No prime95 realmente tem que deixar 7 horas rodando?

 

Ah o meu CPU já tem 3 anos e eu sempre usei com uma temperatura bem alta, muitas vezes batia 70°, isso pode ser a causa da falta de eficiência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, lucasishii disse:

O meu deve ser chip Latão :( 

 

Eu coloquei o LLC Extreme, e mesmo assim tive que setar 1.5v para 4.4MHz ... , tentei até subir para 4.5MHz mas deu erro.

 

Uma pergunta, devo voltar o LLC para o "Auto" ou deixo como Extreme mesmo?

 

Talvez em auto ele esteja subindo o Vcore igual ao extreme. Faz um tempo que eu setei os meus overclocks, então pode não fazer diferença. A questão do auto é que o próprio BIOS seta, então geralmente costuma ficar mais alto. Nas opções fixas quem tem o controle é você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...