Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uln2803 e o pino 10 ao gnd


Posts recomendados

Bom dia.

 

Usando o ULN2803 para buffear 8 leds eu ganharia, ao conectar o pino 10 ao GND, uma função interessante que é a de acender todos os leds ao mesmo tempo. Sei que esse pino não tem tal função.

Isso me simplificaria um bocado por aqui, já que sem isso eu preciso ou usar dois diodos para cada led (para 8 leds seriam 16 1N4148) ou 8 portas AND ou NAND ou OR para fazer a mesma coisa (ainda por cima, eles precisam suportar 10mA por porta).

 

2016-09-08.png

 

Como se nota, utilizar o ULN nesse caso simplifica tudo, só que tem a questão do momento em que numa entrada houver um sinal positivo na entrada. Quando essa situação estiver ocorrendo, ao conectar o pino 10 no GND, estarei colocando um diodo em paralelo com o coletor e emissor (anodo no coletor e catodo no emissor. No caso, o transistor é NPN) do transistor enquanto ele estiver conduzindo.

 

2016-09-08 (2).png

 

 

Analisei, montei um circuito similar e isso não me gerou problemas a curto prazo, pois o diodo não interferiu no trabalho dos transistores nem forçou nada. Acredito que nem a longos prazos isso venha a dar algum tipo de problema.

 

A minha pergunta é se alguém já fez algum uso similar a este com o ULN. Aliás, isso fica como uma dica, pois neste meu caso, me ajudará a poupar 16 diodos e simplificará o projetinho. O custo disso praticamente empata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, os diodos internos presentes nesses CI servem para proteção quando são usadas cargas indutivas (motores e relés, por exemplo). Neste caso o catodo comum (pino 10), deve ser ser ligado ao positivo. 

Mas nada impede que você os use para essa função, já que vai acender apenas diodos Leds. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...