Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

No ambiente conforme imagem/link abaixo, tenho a intenção de proteger as tomadas (círculos vermelhos) contra surtos de tensão e descargas elétricas, bem como proteger modem, roteador e telefone contra as mesmas.

Na área amarela não posso colocar nenhum equipamento e tenho que manter o cabo de rede chegando nesta.

Já aconteceu da área amarela receber raio, a descarga percorreu o cabo de rede e queimou portas do roteador na área azul, além da placa de rede de computador ligado a este, por isso esta é uma das prioridades de proteção.

Agradeço se alguém puder me auxiliar. Estou ciente que os filtros Clamper são os indicados, mas não tenho noção de como dispô-los no ambiente.

A área azul escuro tem proteção nas tomadas através de um DPS SPW da WEG.

http://imgur.com/a/N3cpi

GXkxZfX.jpg

Postado
9 minutos atrás, LuizHK disse:

Estou ciente que os filtros Clamper são os indicados, mas não tenho noção de como dispô-los no ambiente

Simples, ligue tudo nele

As tomadas do circuito que já tem proteção você pode ligá-las direto nos computadores, caso falte tomada no clamper

Postado

@Raphael Ventorim Poderias ser mais específico quanto a qual equipamento escolher?

Detalhe: A área azul é dividida em 3 cômodos: azul escuro é 1 e azul claro são mais 2, separados pela borda preta (parede), onde cada um tem aproximadamente 3 metros de largura, ou seja, por exemplo, a distância entre o roteador (ponto 2) e a bancada (ponto 3 ) tem quase 9 metros.

Na hipótese de ligar tudo junto, compensa refazer a instalação elétrica dessas áreas para que passem pelo filtro de linha?

Postado

Não precisa refazer a instalação elétrica. Neste caso você deve usar um protetor pra cada cômodo, e se você ligar muitos equipamentos em um protetor só o disjuntor do quadro desarmará devido à sobrecarga. Em média os protetores clamper suportam 10A o que daria 1270W para 127V ou 2200W para 220V

Você precisa de protetores para tomadas e um para telefonia apenas, supondo que toda a instalação telefônica (e de internet) da sua casa tenha apenas uma origem.

Você pega o ponto antes da ramificação desses cabos telefônicos e liga no protetor da clamper, pode ser daqueles que desviam o surto pro neutro mesmo (que é aterrado).

Para as demais situações, ligue os protetores entre os equipamentos e as tomadas

Postado

Acho que você não entendeu bem, você pega o cabo RJ11 que fornece internet ADSL e liga no protetor antes de adentrar o modem. Só isso.

Não se preocupe com a conexão ethernet, ela já estará, desta forma, automaticamente protegida.

Pense assim:

De onde pode vir uma sobretensão?

Resposta: Da rede de energia elétrica ou da rede telefônica ou de qualquer outra fiação metálica que adentre sua propriedade vindo da rua.

Se eu tenho apenas estas duas linhas metálicas entrando na minha casa, então tenho que proteger apenas essas duas linhas

A rede ethernet nasce dentro da sua casa, então quando você protege as fiações que a antecedem ela estará protegida também.

Minha sugestão:

http://www.oficinadosbits.com.br/produto17661/Clamper_Protetor_Contra_Raiosco.html

Postado

@Raphael Ventorim Caro Rafael, agradeço a intenção de ajudar, mas creio que não leu o primeiro post, onde explico o seguinte:

Em 08/09/2016 às 16:35, LuizHK disse:

Na área amarela não posso colocar nenhum equipamento e tenho que manter o cabo de rede chegando nesta.

Já aconteceu da área amarela receber raio, a descarga percorreu o cabo de rede e queimou portas do roteador na área azul, além da placa de rede de computador ligado a este, por isso esta é uma das prioridades de proteção.

...

Para o RJ 11 pretendo colocar um desses:

http://www.lojaclamper.com.br/iclamper-tel

http://www.lojaclamper.com.br/clamper-multiprotecao-8

Postado

@Raphael Ventorim Hm, essa era uma das dúvidas, se esses equipamentos protegem contra descargas elétricas ou apenas contra surtos provindos da rede elétrica/telefônica.

Certa vez li algo que equipamentos com centelhadores a gás conseguem proteger até mesmo contra raios, sabes me informar algo sobre?

Sim, ocorreu uma descarga na área amarela, não sei se diretamente, mas queimou alguns equipamentos como antena parabólica (talvez esta tenha atraído o raio), portão eletrônico e mais algumas coisas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...