Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construindo uma casa: é possível não precisar de filtros de linha?


jvdbosa
Ir à solução Resolvido por Mr. Caio Augusto,

Posts recomendados

Olá,

 

Estou construindo uma casa e queria saber se tem algo que eu posso fazer na instalação elétrica para que eu não precise comprar nenhum filtro de linha, ou seja, as tomadas já estariam protegidas. O passo mais importante deve ser aterrar a casa, mas o que mais eu posso comprar/fazer para aumentar a proteção e não precisar deixar a casa cheio de filtros de linhas no chão? Ou estou enganado e não há nada que eu possa fazer que substitua um bom filtro de linha? 

 

Obrigado :)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

De que proteção está falando? Surtos elétricos transitórios? proteção contra curto circuito? Proteção contra fuga de corrente?

Precisa de mais detalhes em que proteção está falando.

 

Veja:

Proteção contra Surto elétrico: Pode instalar um DPS no quadro de distribuição da casa, aumentando a proteção. lembre-se que nenhuma ação é 100% mas neste caso o acumulo dela lhe trará mais proteção. A Clamper indica que instalemos DPS no quadro de distribuição (proteção classe 1 e 2) e depois proteção FINA (classe 3) que é a proteção digamos que delicada e ligada nas tomadas (filtro de linha, clmaper poket etc). O aterramento não lhe garante proteção contra surtos elétricos como muitos dizem, ele é apenas um meio em que a tensão passará para a terra com maior facilidade. (por isso os filtros de linhas de boa qualidade nem exigem aterramento por sinal)---- sugiro ler mais sobre aterramento e para o que serve, procure locais confiáveis para estudo. E cuidado procure um profissional capacitado para fazer o serviço, o mal dimensionamento e instalação pode comprometer tudo o que fez. (veja sobre equipotencialização) - para raio SPDA

*Então você pode utilizar um DPS no quadro já ajuda... mas a soma é melhor. Não precisa instalar filtros trambolhos... existem diversos. Eu por exemplo uso clamper POKET... existem diversos fabricados pela clamper.

*Se não quer bagunça, só não me instale beijamins pois é só problema.

*Não se esqueça de proteger a linha RJ45,RJ11,COXIAL pois o surto pode vir através deste local.

 

Proteção contra ruído: Somente o filtro possui esta capacidade, então terá que ter equipamento. Todavia eu não me preocuparia com este fenômeno pois os aparelhos eletrônicos funcionam com tensões variáveis sem problemas.

 

Proteção contra choque elétrico: Utilize um DDR ou um IDR. O DDR disjuntor diferencial residual funciona como um DR + proteção contra sub corrente (curto) e o IDR é apenas um interruptor com a função residual. é difícil achar pois o DDR e o pessoal confunde IDR com DDR então veja sobre isso e a diferença entre os dois NOTA: o IDR necessita de disjuntores na instalação e o DDR não pois ele já atua como disjustor. Este aparelho protegue contra fuga de corrente, ou seja se existe algum equipamento com fuga de corrente ele desarma. O choque elétrico "quando estas descalço" é uma fuga de corrente e desarma. O DDR é utilizado para proteção em banheiras e locais húmidos. Por exemplo motores de banheira quando perdem a capacidade de isolação apresentam fuga de corrente e o IDR avisa. 

 

Proteção contra curto: Use Disjuntores BEM dimensionados

 

Respondi apenas o básico e algo para dar o norte a ti, sugiro procurar mais sobre o assunto (no you tube existem o mundo da elétrica e diversos outros vídeos que mostram as diferenças)

 

PROCURE SOBRE DPS/DDR/IDR/DISJUNTOR/ATERRAMENTO/SPDA/DIMENCIONAMENTO/

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só resumindo a resposta de nosso amigo acima...

 

Mesmo fazendo a instalação elétrica como manda o figurino, você vai continuar precisando de filtros de linha caso quiser ter uma proteção mais "completa". Porém, é imprescindível que você contrate um bom eletricista e que o mesmo faça a instalação conforme os métodos presentes na NBR 5410, ou seja, fazer o correto aterramento e utilizar equipamentos como DR e DPS na entrada da energia.

Não economize na hora de comprar material elétrico, compre de marcas conceituadas.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...