Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Marcelo.Petrucelli

Raid 0 - perda do raid, mas ssd está ok

Recommended Posts

Oi gente,

 

Bem, deixe-me explicar o meu problema e perguntar alguams coisas para vocês. Hoje, infelizmente meu NoBreak ficu maluco e decidiu desligar e ligar loucamente, pelo menos umas 5 vezes, antes de eu simplesmente desplugar meu computador de trás dele.

 

Depois de resolver o problema com meu NoBreak e rebootar minha máquina, percebi que a config do meu RAID havia sumido da minha BIOS. Mudei de volta na BIOS a config do meu SATA para RAID e recebi uma mensagem que meu RAID havia falhado (FAILURE) ...

 

Meu RAID consiste em 4 SSDs, em RAID 0 (Eu sei que isso não é ótimo e que isso não escala como deveria, mas é como configurei a primeira vez).

 

Finalmente, aqui está o problema. Uma das minhas SSDs foi para fora do array de RAID (non-RAID), sem motivo algum... Todas as 4 SSDs ainda estão totalmente funcionais, uma vez que o status delas consta como OK.

 

Aqui vão minhas perguntas:

 

1) Se eu deletar a config de RAID (ou passar todas que estão no RAID para non-RAID) e recriar meu RAID com o mesmo stripzise (que é 128kb) e (assumingo que chutarei certo a ordem com que elas estavam no RAID), meus dados voltarão e conseguirei bootar novamente?

OBS: Pergunto isso por que quando vou apagar a config de RAID ele me avisa que perderei todos meus dados se eu remover as SSDs do RAID (obviamente, uma vez que estou usando RAID 0).

 

2) Vocês recomendariam eu bootar o Linux através da pendrive e tentar criar uma cópia EXATA das minhas SSDs antes de deletar a config de RAID?

 

3) Se o 2 for possível, que ferramenta eu poderia usar para fazer esse backup das minhas SSDs, de forma que eu não perderia meus dados/a forma com que eles estão dispostos nas SSDs?

 

4) Alguém poderia me sugerir qual as melhores opções a se tomar no meu caso? Ordem em que faze-las e a que tenha a menor chance de eu perder tudo?

 

Obrigado adiantadamente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×