Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito contador 4510,4511 e lm555


Posts recomendados

Bom dia, estou com um problema ao montar um contador com 4510,4511 e Lm555.

ao montar o 4510 ele fica totalmente sem controle, o codigo em bits dele começa a contar sozinho, o botão não tem resultados, ja testei varios esquemas, simulando no proteus funcionou tudo perfeitamente, porém na pratica. preciso montar este contador para um trabalho de escola. ( as vezes ele conta na mesma frequencia do clock ) 

segue em anexo o chip e o esquema pelo proteus. 

se alguem tiver uma forma melhor para monta-lo

obrigado desde ja! 

011.png

022.png

2016-09-08 17.58.56.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

555 - seu esquema tá muito sinistro. Qual a verdadeira função dele? Dá uma verificada aê...puts!! mal dá pra ver o pino 2 conectado ao 6. Se teu professor der nota pela organização do esquema, sabe qual vai tirar né. A maior que eu daria é zero. Colabora aí mano! (sim tem a ver sim!)

 

4510 - não deixe pinos de entrada abertos. coloque em vcc, gnd, pullup ou pulldown. Consulte o datasheet por gentileza

 

Q1 inútil tanto na simulação como na real

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o 555 esta ocsilando sim, eu controlo a frequencia trocando capacitor e resistor nesse esquema, então pinos que não uso no 4510 devo liga-los ao gnd? 

consultei o datasheet e nao entendi direito. 

o trabalho precisa funcionar, o 4510 toma descisoens sozinho deve ser pelos pinos desativados. 

se o Q1 é inutil onde fia as saidas de 4 bits? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal.

 

Vejo um quadradinho cinza na entrada CI. Não sei sua função. Pode ser algo como carry in. Coloque no vcc ou gnd por gentileza. Ou melhor pullup de 10K pro vcc. De fato na simulação podes colocar como desejares mesmo que errado.  Deves observar os cinzas e amarelos (quando dá curto em saídas p.ex.)

Q1 é o transistor. Pode ligar o led nas saída da AND. Espero não precisar dizer que tem que por resistor...

 

Arrume isso aí pow. Tá me incomodando a visão. Coloca dentro da folha certinho. Ou pelo menos use folha A3 ao invés de A4. Fala sério...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o mano to simulando o circuito não vou apresentar isso no proteus preciso fazer funcionar, não montei o circuito completo estou tentando apenas ligar o 4510 a 4 leds e ver os codigos binarios e proceguir, quando conseguir fazer funcionar perfeitamente monto todo o sistema, não montei nem 4511 ainda apenas 4510. 

não instalei as portas and.  

vou postar um video de como esta. 

 

adicionado 1 minuto depois

o quadrado cinza que voce vé e a entrada do sinal para contar 1,2,3.....9. se ele estiver azul ele conta se estiver vermelho ele trava todo o ci. ele lé apenas 0 conforme o datasheet. 

adicionado 4 minutos depois

WhatsApp Video 2016-09-09 at 12.09.12.mp4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

13 horas atrás, felipealmeida2 disse:

A LINHA AZUL É UM CLOCK SIMULADO A AMARELA DO CIRCUITO DO LM555, RESISTOR 5K CAPACITOR 22UF

 

Captura de tela 2016-09-09 11.18.51.png

Olá!

Já que não entendeu o datasheet vou traduzir:

Pino 5 Entrada CI, deve ser ligada ao positivo. Em zero ela para a contagem, sua função é conectar vários contadores juntos para contagem de dezenas centenas ou milhares.

Pino 10 Entrada U/D, Em 1 é crescente e em 0 é decrescente.

Pino 9 Entrada Reset, zera contagem.

Pinos 1, 4, 3, 12 e 13. Entradas paralelas, servem para fazer um número fixo aparecer no Display, se não usadas devem ser ligadas ao zero.

Pino 7 "Carry Out", esta é uma saída. Esta muda seu estado a cada ciclo completo da contagem (quando passa pelo zero), se não usada deve ficar livre.

 

Não entendi qual a função dessa porta AND ali embaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/09/2016 às 01:11, Mestre88 disse:

 

Olá!

Já que não entendeu o datasheet vou traduzir:

Pino 5 Entrada CI, deve ser ligada ao positivo. Em zero ela para a contagem, sua função é conectar vários contadores juntos para contagem de dezenas centenas ou milhares.

Pino 10 Entrada U/D, Em 1 é crescente e em 0 é decrescente.

Pino 9 Entrada Reset, zera contagem.

Pinos 1, 4, 3, 12 e 13. Entradas paralelas, servem para fazer um número fixo aparecer no Display, se não usadas devem ser ligadas ao zero.

Pino 7 "Carry Out", esta é uma saída. Esta muda seu estado a cada ciclo completo da contagem (quando passa pelo zero), se não usada deve ficar livre.

 

Não entendi qual a função dessa porta AND ali embaixo.

Boa Noite! desculpa a demora a responder, esta AND serve para acionar um Buzer quando o numero 9 for aceso Regras do trabalho.

entendi a função do 7, mantenho em estado livre.

porém nas seguintes configuraçoens: ( PINO 5 MANTENHO CONECTADO A UM BOTÃO, DANDO ESTADO BAIXO CONTARIA 1.2.3.....
PINO 10, MANTENHO EM ESTADO ALTO. POIS MINHA CONTAGEM DEVE SER CRESCENTE

PINO 9 FIZ UM DIVISOR DE TENSÃO LIGADO A UM BOTÃO. PARECE SER O UNICO BOTÃO A FUNCIONAR POIS APERTO E ELE PARA. 

PINOS 1,4,3,12,13. MANTENHO EM ESTADO ABERTO E TESTEI EM ESTADO BAIXO. SEM RESULTADO.

OS DEMAIS SEGUI A ORDEM E LIGUEI EM LEDS PARA TESTAR OS CODIGOS BINARIOS, SEM RESULTADO. O CI FICA LOUCO CONTA SEM ORDEM EU SEI QUE ESTOU FAZENDO ALGO ERRADO, PRIMEIRA VEZ QUE TENTO UTILIZAR ESTE CI) 

peço sua ajuda faz dias que estou lendo e tentando mexer com isso. 

WhatsApp Video 2016-09-09 at 12.09.12.mp4

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, felipealmeida2 disse:

PINO 9 FIZ UM DIVISOR DE TENSÃO LIGADO A UM BOTÃO. PARECE SER O UNICO BOTÃO A FUNCIONAR POIS APERTO E ELE PARA. 

Tem que estar em zero, nao pode ficar aberto em hipotese alguma.

Aonde esta ligando os pinos 8 e 16?

Pelo video me pareceu que estão invertidos. Em quase todos CIs CMOS, o pino 16 e o positivo e o 8 e negativo. Se o CI tiver 14 pinos, o 14 e o positivo e o7 e o negativo.

 

17 minutos atrás, felipealmeida2 disse:

PINO 9 FIZ UM DIVISOR DE TENSÃO LIGADO A UM BOTÃO. PARECE SER O UNICO BOTÃO A FUNCIONAR POIS APERTO E ELE PARA. 

Como assim divisor de tensão?   

Da maneira que desenhou esta correto.

 
17 minutos atrás, felipealmeida2 disse:

Boa Noite! desculpa a demora a responder, esta AND serve para acionar um Buzer quando o numero 9 for aceso Regras do trabalho.

Ah! Entendi, está certo.

 
17 minutos atrás, felipealmeida2 disse:

porém nas seguintes configuraçoens: ( PINO 5 MANTENHO CONECTADO A UM BOTÃO, DANDO ESTADO BAIXO CONTARIA 1.2.3.....

O pino 5 é o contrário, conta em estado alto.

Sabe aquela "bolinha" que tem no símbolo do proteus?! Serve justamente pra isso, pra indicar que a saída se ativa em estado baixo, no caso parar a contagem. Se for usar esta entrada, ligue da mesma forma que você ligou o Reset, assim toda vez que apertar o botão se inicia a contagem.

 

Se na montagem experimental, for "encostar fiozinhos" para ativar as funções do contador, não se esqueça que todos os pinos (com exceção do 7), não podem ficar livres. Ligue resistores para travar as entradas em "zero " ou "um".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então nem uma porta deve estar livre? todas 0 ou 1! se não forem utilizadas 0 (gnd) ??

sim os pinos no caso 8 e 16 estão ligados em GND e Vcc 8 Vcc 16 GND.

o botão 9 devo mante-lo sempre 0 quando for reset 1 é isso? 

teria que usar um resistor em GND junto com um botão e a entrada 9?

eu acabei de fazer testes ligando todas as demais saidas que não iria utilizar em GND e ele continuou travado. pode ser o Ci que usa um datasheet diferente ? 2016-09-08 17.58.56.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, felipealmeida2 disse:

sim os pinos no caso 8 e 16 estão ligados em GND e Vcc 8 Vcc 16 GND.

Não entendi.

Pelo vídeo me pareceu estar ligado invertido, se inverter o CI já era. 16 é no VCC e o

8 é no GND.

 

4 minutos atrás, felipealmeida2 disse:

o botão 9 devo mante-lo sempre 0 quando for reset 1 é isso? 

Sim exatamente isso. Em "zero" conta, em "um" trava no zero.

 

7 minutos atrás, felipealmeida2 disse:

teria que usar um resistor em GND junto com um botão e a entrada 9?

Ligue da maneira que você desenhou no Proteus.

 

8 minutos atrás, felipealmeida2 disse:

eu acabei de fazer testes ligando todas as demais saidas que não iria utilizar em GND e ele continuou travado. pode ser o Ci que usa um datasheet diferente ? 

No entendi sobre isso de datasheet diferente, é um 4510. O que pode acontecer é o seu CI estar queimado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88  mano você tinha razão quanto as saídas que não utilizava e o pino 9. 

ao testar continuou o mesmo problema, um amigo indicou colocar um capacitor de 10 a 100 micro nas portas 8 e 16. deu certo ele estabilizou tive apenas que mudar o resistor do 555 para aumentar a oscilçao coloquei um de 4,9k. aparentemente deu certo agora vou ligar o 4511. vou postar resultados aqui. obrigado amigo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci desse detalhe com o Capacitor, esses problemas acontecem muito quando se usa fonte chaveada. Por isso eu sempre uso fonte linear para testar esse tipo de circuito. 

Mas que bom que funcionou. 

Lembrando que com o 4511 é a mesma coisa, pinos 3, 4 e 16 no VCC e pinos 5 e 8 no Gnd. Os outros você já sabe que vão ao contador e ao display. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...