Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corsair cs650m morrendo


holo

Posts recomendados

Tenho o pc da minha assinatura faz uns 10 meses e acho que a fonte, uma corsair cs650m, está morrendo.
Há um mês atrás, eu fui ligar o pc, ele reiniciou umas 5x em questão de uns 3 segundos, e apareceu uma mensagem dizendo que o ASus anti surge desarmou o sistema por segurança. Eu verifiquei as tensões, todas normais. Usei o pc normalmente até uns 2 dias atrás.
Foi quando ocorreu o problema novamente. Eu então verifiquei as tensões e elas estavam bizarras.
Reinicie a máquina e o mesmo ocorreu, reiniciando várias vezes e a posterior mensagem do Asus anti surge. Tudo bizarro.
5.5v em 4.2v.
3.3v em 2.7v.
Não cheguei a olhar a 12v, me desesperei e desliguei o pc.
Não tentei ligá-lo desde então.
A fonte ainda está na garantia.
Já conversei na loja (fgtec), a garantia é direto com eles.
Porém, estou com receio que o problema da fonte seja algo que não ocorra sempre, e eles não detectem o problema e não queiram me dar uma fonte nova.
Ao mesmo tempo, tenho medo de tentar ligar o pc de novo e a fonte explodir. Tenho fobia de explosão.
Alguma sugestão?

obrigado

 

Apenas um desabafo, não dou sorte com fonte. Tive 6 fontes nos últimos 10 anos, todas de boas marcas. 3 delas deram problema.

Que raiva.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@holo Primeiramente, não leve a sério leituras de tensões feitas por software ou BIOS. Isso não funciona corretamente. No mais, já vi problemas desse recurso da Asus de anti surge ser meio bugado...

 

Você diz que perdeu diversas fontes nesse intervalo de tempo: como estavam ligadas na tomada? Você usa estabilizador ou alguma porcaria tão perigosa quanto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
5 minutos atrás, holo disse:

Mas como assim a leitura da bios nao funciona? Sempre funcionou pra mim.

É completamente impreciso e inadequado. Se seu computador estivesse com aqueles valores de tensões que você citou, por exemplo, ele nem teria funcionado. Portanto, você nem teria como obtê-los. :P

 

O único jeito de medir tensões é manualmente com um multímetro.

 

Desative o Asus Anti-Surge e veja se o computador fica normal. Qual é a configuração completa da máquina (é a da assinatura?) e qual é o modelo do seu filtro de linha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A marca do filtro de linha é Ragtech, comprado nessas lojas de informática.

Sim, o pc é o da assinatura.

Tenho medo de desligar o antisurge, vai que a fonte ta bugada, explode e leva o pc junto pro túmulo?

O que é estranho é que funcionou sem problemas até um mês atrás. As medidas de tensão da fonte na bios eram boas. Isso me leva a crer que realmente algo mudou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@holo Observações de tensões via software são inúteis, como já mencionado. Não servem de base para nada.

 

Fontes de excelente qualidade como as da Corsair não "explodem". A causa dos seus problemas pode ser justamente o recurso Anti-Surge. Já vi ele causar problemas em outros casos.

adicionado 1 minuto depois

E tenho sérias dúvidas a respeito da qualidade desse seu filtro de linha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
29 minutos atrás, holo disse:

Mas apenas uma correção, fontes boas explodem sim, basta olhar no google.

Por mal uso ou, muito raramente, defeitos de fábrica. Em ambos os casos a fonte possui diversos sistemas de proteção para não danificar componentes.

 

Desativar um recurso bugado da BIOS definitivamente não vai fazer sua fonte explodir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@holo

 

5 horas atrás, Foxwalt disse:

Desativar um recurso bugado da BIOS definitivamente não vai fazer sua fonte explodir.

Atesto e dou fé, nesse comentário.. Uso uma MOBO da ASUS, que apresentava o mesmo problema.. Se bem que, medi as tensões com um multímetro, antes..

 

Outra coisa é que mesmo ligado nesses últimos tempos, parou com o problema.. Andei atualizando a BIOS da minha MOBO.. Talvez resolva, mas teste a fonte antes...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atestaram esse defeito como? Colocando numa placa-mãe que também faz o mesmo tipo de leitura (e propensa ao mesmo tipo de erro)? Ou simplesmente "reconheceram" o problema por mera cortesia? Porque até onde sei, boa parte das lojas também não têm condição alguma de testarem as fontes adequadamente.

Essas leituras de tensão por software são reconhecidas há vários anos por serem bugadas. Taí um exemplo: https://www.neoseeker.com/Articles/Hardware/Reports/motherboardvoltages/

Agora se você coloca o medo no meio da história, fica difícil dar alguma importância para uma argumentação racional...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atestaram o problema, segundo eles, usando a fonte.

Ocasionalmente, o computador não dava partida. Na maioria das vezes funcionava. Apenas de vez em quando não.

Isso condiz com meu relato anterior.

Então, creio que eles realmente testaram ela.

Ficaram quase 2 semanas fazendo os testes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a loja não tem mais essa fonte (nem eu quero uma igual), vou pegar outra fonte na loja. Se for mais cara, pago a diferença. Se for mais barata, pego em outros produtos a diferença. No caso, acho que vou trocar por uma Seasonic S12II 620W. Creio que seja suficiente pro meu pc, descrito na assinatura. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, holo disse:

O defeito é que, por algum motivo desconhecido, a fonte de vez em quando não passa uma corrente estável pro pc. Aí você vai, testa daqui a pouco, e ela está normal. O motivo, vai saber. O importante pra mim é que estragou durante a garantia, só isso.

 

Está virando um tanto corriqueiro o termo do uso "corrente" quando o correto seria "tensão", e suspeito que esse seja mais um caso disso.

 

Levantar em quais linhas de saída esse problema realmente ocorreu seria interessante. Esse negócio de hora funcionar e hora não funcionar, e se considerar que o problema estava nas linhas de +5 V e +3,3 V me faz suspeitar de problemas em alguns dos capacitores do secundário em particular...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante... Atestaram defeito como algo desconhecido... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Como se "atesta" algo desconhecido? Atestar, no dicionário, significa "Certificar por certo, Demonstrar, provar"...

 

O responsável por este "ateste" aí tá me parecendo um mero apertador de parafusos.

 

 

adicionado 0 minutos depois
11 horas atrás, holo disse:

Como a loja não tem mais essa fonte (nem eu quero uma igual), vou pegar outra fonte na loja. Se for mais cara, pago a diferença. Se for mais barata, pego em outros produtos a diferença. No caso, acho que vou trocar por uma Seasonic S12II 620W. Creio que seja suficiente pro meu pc, descrito na assinatura. 

Aposto meu salário que se você não desativar o AntiSurge da placa-mãe, terá os mesmos problemas.

 

620w é um baita exagero pra sua configuração. Mas o importante é que é uma fonte de extrema qualidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles realizaram os testes em outra máquina, então o problema tem nada a ver com o Asus anti surge. Só levei a fonte na loja.

Em relação a eles não saberem o motivo do problema, é porque isso não importa para a loja. Para a loja, basta constatar que o produto não está se comportando como esperado. Por que eles iriam gastar horas de trabalho técnico para ganharem nada com isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
22 horas atrás, holo disse:

Minha sugestão: jamais comprem esse modelo de fonte da Corsair, ê uma bomba relógio.

É uma ótima fonte. Ou era o "bug-surge" ou você deu muito azar.

 

A fonte definitivamente não é uma "bomba relógio".

 

8 horas atrás, holo disse:

Eles realizaram os testes em outra máquina, então o problema tem nada a ver com o Asus anti surge. Só levei a fonte na loja.

E qual foi exatamente a configuração que eles usaram nos testes?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São muitas incógnitas pra poder afirmar algo sobre a fonte (por exemplo, ela ser o problema). Começa pela tal história de "atestar" um problema sem saber qual é (desconhecido) até o fato de não saber qual configuração foi usada no teste ou quais testes foram de fato feitos.

 

Claro que a fonte pode ter vindo com algum defeito de fabrica, mas acho muito improvável. Trata-se de uma fonte de muito boa qualidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2016 às 18:16, holo disse:

Minha sugestão: jamais comprem esse modelo de fonte da Corsair, ê uma bomba relógio.

Você acabou dando azar mesmo.. Uso uma há quase dois anos e funciona tranquilamente.. Inclusive, o bug do Anti-Surge parou, graças à atualização de BIOS..

 

É um bom modelo de fonte, pro mercado BR.. Claro, tem melhores, que custam um pouco mais e são difíceis de achar.. Queria ter achado uma Seasonic ou XFX, quando montei meu PC.. Não tinha, fui de 3ª opção mesmo...

 

Qual loja foi? Loja que resolve problema sem enrolar, pra mim, merece crédito...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...