Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como determinar qual placa de rede terá acesso a internet


Posts recomendados

Eae galera, beleza?

Então, na minha casa, eu tenho um servidor com a distribuição Debian. E nesse servidor possui 3 placas de rede, no caso a WAN eth0 (conectada ao modem), LAN eth1 (para rede local) e a LAN VIRTUAL eth1:1 (também para a rede local).

Eu qro saber, como eu faço para que todos os dispositivos que conectarem na minha rede, tanto pelo cabo ou wifi, pegue o IP da placa de rede virtual, e como faço para bloquear o acesso a internet dessa placa (no caso os dispositivos com ip dessa placa não acessaram a internet)

E como faço para liberar o acesso a internet para a placa de rede local (eth1). 

O que eu fazer?! Quero que quando algum dispositivo conecta no minha rede, (como eu falei ai em cima ^) não tenha acesso a internet. Ai para conseguir acesso a internet, tem que fala cmg para eu adicionar o MAC ADDRESS do dispositivo no DHCP, para pega um IP fixo da eth1.

Espero que entenderam.
OBS: Já fiz a configuração das placas de rede no "/etc/network/interfaces" e ja fiz a configuração dos IP's no DHCP.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo,

Eu não entendo muito bem de linux. Mas como ninguém te respondeu ainda eu gostaria de tentar te ajudar.

Recomendaria para a sua rede uma Mikrotik que faria tudo o que você deseja e ainda mais.

Você poderia fazer o seu controle por MAC, ou até mesmo criar um HotSpot.

Para ser sincero me parece que você gosta de brincar com a coisa. Se eu estiver certo uma RB da Mikrotik vai aguçar sua criatividade para redes.

 

Um abraço.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WG Tecnologia

Ooopa man, acertou em cheio, gosto bastante de brincar com isso, não é à toa que comprei um computador so pra criar o servidor e tal kkkkkkk.... Mano, um amigo meu da faculdade também falou sobre esse mikrotik, eu vou da umas estudas sobre ele. E vaaaleu por responde o tópico man, agradeço kk,,, 

 

Abraço.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WG Tecnologia Man, eu pensava que o Mikrotick era um tipo de software para se instalado no Debian, mas não, ele é um S.O baseado em Unix certo?! E eu qro aprender as paradas no Debian, por exemplo essa parada que eu falei, a configuração da empresa que eu trabalho é desse jeito, porém não gosto de fica perguntando para o Adm. de Rede la, então resolvi pesquisar, mas ngm esta entendendo o que eu qro. Mas eu acho que matei a charada, la ele segmento a rede com VLAN's, então provavelmente essa configuração so é feita com VLAN também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XandyTech Mikrotik é uma marca de roteadores de alta performances, esse roteador são chamado de Routerboards, o sistema operacional é da própria Mikrotik chamado de RouterOS, ele é baseado em Unix, mas como eu disse, eu não sou da galera do Linux, então ele tem uma interface gráfica excelente utilizada no aplicativo Winbox, vou postar uma foto aqui. Você ainda pode trabalhar livremente com linha de comando via terminal.

Tiver que voltar no início do tópico porque já tinha perdido o foco kkkkk. Agora que você citou as VLans eu entendi melhor a sua rede. Realmente com certeza o seu técnico as utiliza apesar que ele poderia ter feito roteamento estático. Mas em fim, são varias formas de fazer a mesma coisa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...