Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Deixando config socket 775 no talo (opiniões)


Posts recomendados

Como o próprio post já diz, gostaria de solicitar a vocês uma configuração MÁXIMA que consigo fazer com essa mesma mobo, se baseando na minha configuração atual.
Não quero saber sobre dicas de investir em configurações atuas (Geração i3, i5, i7) nem mesmo que "investir em 775 não é mais viável", ETC.
Quero saber se realmente tem como ir além dessa config com esse mesmo socket sem gastar ABSURDOS !!!

 

Config atual:


Processador:Core 2 Quad Q9650 
Memória:8 GB DDR2 KINGSTON 800MHZ
HD: 1 TERA - SATA 2 
VGA: GTX 750 TI, 2GB, 128 BITS
COOLER: HYPER TX3 EVO

Fonte: EVGA 430 80 Plus Bronze
Mobo: GIGABYTE eq45m-s2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, hayleys2 disse:

@Sr. Coxinha No geral, menos a mobo. Qual a maior config que consigo encaixar nessa mobo ? Porque ao meu ver, pelo menos a Placa de Video qualquer uma acima da que eu tenho vai gargalar.

 

+ 1 Pente de memória RAM 8GB DDR2 800MHz

+ SSD (Recomendo Samsung EVO 850)

+ GTX 1060 (Com este processador atual até que vai)

 

O seu processador ja é o mais top para este soquete...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr Sera que a Gtx 960 nao vai gargalar ?

@Sr. Coxinha Eu tenho 4 pentes de 2 GB, teria que substituir por 4 de 4mb ou tem mais que 4mb em um pente DDR2 ? Pois pelo que vi da minha placa-mãe, ela nao suporta DDR3.

 

http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3034#sp

 

Ps: O processador mais top pra esse socket nao seria o Core Extreme ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, drcyberjr disse:

Se nao quiser fazer over, o core 2 extreme vai see um pouco melhor. difícil achar é achar por um bom preco e o desempenho será de um i3 de 1a/2a geração. A gtx960 vai gargala pouco, então pode testar habikitando o vsync

Dei uma pesquisada, achei o Core 2 Extreme por votla de 900 reais, acho que gastar tudo isso por esse LGA não compensa, certo?

Será que a minha GTX 750 TI já não estabiliza com esse ? Não queria uma que fosse ter gargalo, pois irei perder grana e não pretendo fazer upgrade para essa máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não tiver, recomendo muito um hdd ssd para usar no sistema operacional, programas e os jogos que tiver.

Veja minha assinatura, não me preocupei em gargalo da gtx 970. Pelo simples fato de que caso em pegasse uma vga mediana, um eventualmente upgrade da placa-mãe e processador atual faria com que o gargalo seria da vga.

Digo e repito mais uma vez, gargalo sempre irá existir de um parte ou outra, as vezes não é perciptivel nem mesmo em testes de desempenho mas vai existir sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hayleys2 seu processador e sua vga conseguem rodar varios jogos. Seja em 900p ou 1080p. voce so precisa configura-los para isso. Vou passar o link de um canal no youtube que ensina a fazer isso em uma maq com um core 2 duo e8400 (q é mais fraco que o seu) e em um core 2 quad 8xxx. Siga esses videos como parametros pra voce configurar. Se possivel, salve os seus arquovos e formate sua maquina. Com o windows redondinho voce ainda ganha uns fps.

 

Can Intel Core 2 Duo E8400 run new PC games?:

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Eduardo B Camargo coincidência, ontem mesmo tava conversando com um colega sobre o Ssd, pois ele trabalha em uma loja que esta sendo migrada pra outra regiao e estão vendendo um SanDisk 240GB SATA 3 por 200 pila, eu andei pesquisando e sei que o Samsung Evo é mais negocio devido ao desempenho que é melhor, mas acho que por esse valor compensa muito o SanDisk, nao ? Pesquisei no ML e nao achei nenhum que cobrisse esse valor, nem mesmo usados, levando em conta que esse é lacrado.

@drcyberjr  Irei dar uma olhada ja ja, inclusive eu tenho um core 2 duo e8400 guardado e como provavelmente irei pegar esse ssd, o windows estara 0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hayleys2 Esse seu core 2 quad passa perto do i3 4130, perdendo por uns 20% no multi core, então acredito que pra deixar filé você poderia:

 

1) Colocar um SSD

2) Colocar uma GTX 960

 

Sua RAM já é suficiente, colocar mais 8 GB eu vejo como desperdício, exceto se for muito barato.

 

Acho que com a GTX 960 vai ganhar frames em praticamente qq game.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nobility350 Eu decidi manter o Core 2 Quad mesmo, não compensa investir em um Core 2 Extreme.

O SSD vou passar pra pegar lá hoje, um SanDisk 240GB PLUS por 200 reais. Tá muito barato.

A Ram eu vou pegar porque já que irei economizar a grana de um processador, não vou sair tanto no preju e consigo uma por 40 reais.

Agora, uma duvida: Existe mobo 775 SATA 3 E DDR3 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ssd pode pegar o mais barato, o desempenho sata2 no lg755 chega a ser metade de um sata3 em uma placa mais moderna então não adianta pegar o mais rápido note também que o ssd não vai aumentar seu FPS apenas deixar o carregamento mais rápido.

 

Eu não investiria em mais nada pois já esta no talo e mesmo com GTX 750 TI deve dar um gargalo considerável no processador. Veja o video que o amigo postou acima e note que o processador roda a 100% nos dois cores e isso limita o fps abaixo da capacidade da placa de video.  Mesmo o seu sendo um quad core e com overclock moderado você ainda deve sofrer com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hayleys2 com os 8gb que voce tem, ja da pra tirar a memoria virtual que o windows aloca no hd. Deixe sem ela, forcando o sistema a usar somente a ram. Isso da uns fps a mais tbem. 

Nao sei qual a sua gtx 750, mas alguns modelos podem rodar com overclock, o que melhoraria o desempenho. voce poderia fazer um over nela, que é bem mais fácil do que over em processador e travar o vsync. Isso estabiliza os fps.

Olhei melhor a sua pl mae e, RETIRO a recomendacao de over no processador. Deixe ele em stock mesmo.

adicionado 11 minutos depois

@hayleys2 outra coisa, assista os videos do canal do youtube que lhe passei e, nao tire como base o desempenho do Assassins Creed. Esse jogo é bugado e mau otimizado, tendo desempenho prejudicado em qq configuração.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nobility350 Pesquisei e encontrei, porém não val e a pena o gasto.

@raonibsTo pensando nisso mesmo, acho que vou manter essa mesma configuração, pois tudo que eu estive verificando para melhoria, está muito caro. A placa-mãe com uma ddr3 por exemplo ta custando 350 reais e com esse valor eu compro uma pro Socket 1151 e ainda sobra.

@drcyberjr Eu vi os vídeos, muito bons mesmo... Mas porque não posso fazer um over com essa mobo? 

Tava dando uma pesquisada, será que da pra eu gastar uns R$ 1000,00 com memória, processador e placa-mãe atual ? 

 

Qual socket vocês me recomendam para configurações atuais  ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hayleys2 nao recomendo pois acredito que essa pl mae ja tem uns anos de uso e ela nao tem uma boa solucao termica para o regulador de tensão do processador. O seu processador ja consome uma boa energia e tbem aquece bem. Fazer um over vai stressar a placa, podendo queima-la.

A melhor opcao seria ir de intel, 6a geração. Um i3 com clock igual ou acima de 3ghz (se nao der, pode ser abaixo de 3ghz tbem). Memorias ddr4 (8gb pelo menos). voce poderia manter sua vga mais uns meses (ela consegue rodar qq jogo em 1080p ou 900p). Veja no site do fabricante se tem algum software proprio para fazer over nela. Isso vai dar um ganho extra.

Se voce escolher intel poderá fazer sucessivos upgrades por uns 5 a 7 anos, trocando do i3 para o i5 e por fim o i7. De preferência por pl mae com 4 slot pra memoria.

A Pichau costuma ter bons precos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, hayleys2 disse:

será que da pra eu gastar uns R$ 1000,00 com memória, processador e placa-mãe atual ? 

 

Sim, ddr4 + core i3 + placa-mãe h110 deve girar em torno de R$1000, veja preços no pichau e no kabum também.

 

edit:

Claro que se puder juntar mais um pouco e comprar um i5 melhor.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr O que acha dessa placa-mãe ? Talvez seja necessário uma mais barata? 

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-ga-h110m-h-ddr4-lga-1151-micro-atx-intel-h110-box

Qual a importância em a placa ser h110?

 

 @raonibs  Eu to pensando em pegar um i5, talvez até consiga gastar um pouco mais dos 1000,00 R$. 

Tava vendo esse I5, sera que vale a pena?

http://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-intel-core-i5-6400-skylake-2-7ghz-cache-6mb-lga-1151-bx80662i56400-box

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o i3-6100 compensa mais que o i5 6400, veja o teste:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-processador-core-i5-6400/3253/1

 

edit

procure um core i5 6500 ou mais avançado pois o clock ja é bem maior. Um core i3 roda mais liso mas eu não sei se é tanto custo/beneficio comparando ao que você já tem veja comparações:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, hayleys2 disse:

@raonibs Brother, como disse em um outro tópico, olha a diferença dos valores:

I3: R$528,99
I5: R$758,99

Como eu não quero luxo, apenas algo simples e se realmente não há tanta diferença, o i3 é mais negócio. Ainda mais com as comparações.

 

Sim, isso é verdade, por esse preço é melhor o i3.

 

Na questão de jogos o i3 é mais custo/beneficio um por exemplo i3-6300 tem praticamente o mesmo desempenho do i5-6400.

 

O detalhe que lhe apontei antes é apenas para dizer que você tem um bom processador e ficar atento ao custo/beneficio. O core i3 é um upgrade de leve a moderado, mas não é só o processador que conta, junto com a nova geração vem dd4 e sata3 usb3 e mais, o que certamente compensa no conjunto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, raonibs disse:

 

Sim, isso é verdade, por esse preço é melhor o i3.

 

Na questão de jogos o i3 é mais custo/beneficio um por exemplo i3-6300 tem praticamente o mesmo desempenho do i5-6400.

 

O detalhe que lhe apontei antes é apenas para dizer que você tem um bom processador e ficar atento ao custo/beneficio. O core i3 é um upgrade de leve a moderado, mas não é só o processador que conta, junto com a nova geração vem dd4 e sata3 usb3 e mais, o que certamente compensa no conjunto.

 

Pelo que verifico, estarei gastando em torno de 1160 reais para um novo upgrade, isso trocando apenas a Memória, Processador e Mobo.

Ontem eu ja peguei meu novo SSD 240 GB e tenho um HD WD 1TB, com a GTX 750 TI.
Será que vale a pena esse gasto de 1160 só com esses três ites (MEMÓRIA, MOBO E PROCESSADOR), levando em conta a minha config atual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente acredito que o upgrade para o i3 vale a pena, não sei que tipo usuário você é,  se você é mais leigo ou não, se não achar muito avançado e se você está na duvida pode brincar mais e ver os limites da sua configuração atual com o msi afterburner. Você veria em quais dos seus jogos o Q9650  fica no limite e em quais ele aguenta tranquilo.

 

Das opções que o afterburner pode mostrar você veria em quais jogos os 4 cores do computador ficam em 100% e quais jogos a GPU fica em 100%, onde a GPU ficar em 100%  o gargalo é na placa de video, onde os cores ficarem em 100% o gargalo é no processador, como nos videos que o colega postou acima.

 

 

 

edit

 

Para enriquecer mais o tópico vale o artigo de um caso muito semelhante: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/um-processador-topo-de-linha-antigo-e-mais-rápido-do-que-um-processador-basico-atual-parte-2/3148/11

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...