Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Mauricio Graziani

Upgrade AMD para intel- i5 6500 ou 4590 ?

Recommended Posts

Opa , preciso fazer um upgrade pois não consigo ter frames razoáveis no Prepar3d V3 (~FSX), fica na casa dos 10..sem configurações altas. Acredito que o gargalo seja a CPU. Vi que Intel roda melhor neste caso (P3D). Naõ tenho como gastar muito, mas a ideia seria um I5 (4590 ou 6500),ou outra sugestão ... uma placa-mãe básica que atenda.

Se optar pelo Skylake teria que investir em memórias DDR4 e ficaria ainda mais caro. Compensa ? Outra dúvida.. acabei de ler um review aqui no CHardware e o 6500 em termos de custo/benefício fica parecido com I3 6100... é isso mesmo ? Estou super aberto a sugestões e ajuda. Obrigado

Tenho a seguinte configuração:

•     CPU: AMD Phenom II X6 1100T,
  •     RAM: 2x8GB Dual DDR3 Kingston (9-9-9-24),
  •     MB: ASRock 980DE3/U3S3,
  •     HD:  2x500GB Seagate,
  •     SSD:  460GB Samsung,
  •     GPU: NVIDIA GeForce GTX 970 (EVGA),
  •     Fonte: Corsair CX-500W,
  •     LCD 32' Toshiba e Windows10

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

memória ddr4 não é mais caro.até é um pouquinho, mas nada que vá doer no bolso.

placa-mãe h110 ta uns 400 conto, não dá diferença praticamente também... com certeza o 6500 é melhor, por ter mais desempenho, nova geração, e ter memórias que trabalham mais rápido.

Só que ai tu teria que comprar memórias novas né, se tu quer economizar, vai com o 4590 e uma h81 de mobo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mauricio Graziani Eu tenho o 4590 que é um excelente processador, porém com o i5 6500 você terá uma performance levemente superior (uns 12%)... mas já que você já possui 16 GB de DDR 3 acho que compensa ir de i5 4590 mesmo, independente dessa diferença de performance... (se achar o 4690 por um preço bacana, acho que vale a pena)

O i3 6100 é um custo benefício excelente para games... mas em questão de desempenho bruto os i5 de quarta e sexta geração ganham no multi core!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

"O i3 6100 é um custo benefício excelente para games" com certeza é um processador bem forte, mas só serve pra pc de "entrada" para o mid... acima da 970 já começa os gargalo uheauhea 

Compartilhar este post

Link para o post

Como é um simulador bem antigo, eu desconfio que o single-thread faça mais diferença, já que antigamente a quantidade de núcleos não importava muito, e os processadores Intel dão um show nos AMD em desempenho single-thread, e se você disse que Intel roda melhor, então deve ser isso. Quando o assunto é desempenho single-thread, vale mais pegar uma geração mais nova, pois será mais potente nesse quesito, e quando comparamos processadores da mesma geração, maior clock = maior desempenho single-thread.

De qualquer forma eu ficaria com um Core i5 6500, ele possui um desempenho geral melhor. O Core i3 ficaria em último caso, seria uma boa opção, apesar do desempenho single-thread assim como qualquer processador da mesma geração, o problema dele é ter apenas 2 núcleos físicos, já o i5 tem 4 núcleos físicos.

Compartilhar este post

Link para o post

@Nobility350 Na Kaboom a diferença entre os dois é pequena (menos de R$100)..só que indo para o 6500 teria que desembolsar as memórias tambem além da placa-mãe. A duvida é se realmente o 6500 para games, principalmente FSX que usam muito processador e com a GTX970 casaria bem.

@Paulo Ricardo Lauxen valeu a dica Paulo. Realmente tenho que descartar o 6100. Minha fonte segura bem as duas opções acima ?

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza, esse seu phenom gasta mais energia que um i7 se brincar UIHWAIUHDUIWA  500W ainda da corsair ta tranquilao, se segurava antes vai sobrar mais agr.

Compartilhar este post

Link para o post

@Mauricio Graziani Pra mim sobram 2 possibilidades:

1) se tiver grana sobrando compre o i5 6500 (e a memória DDR 4) e seja feliz com um hardware atual.

2) se não tiver grana sobrando, pegue o i5 4590... que como eu disse dá, aproximadamente, uns 12% de diferença no desempenho, porém segura até mesmo a minha GTX 1070... meu foco é 60 fps e nunca obtive gargalo em nenhum jogo até hoje!

adicionado 0 minutos depois

Editado por Nobility350
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Nobility350 acho que vou de I5 6500 ou 6400...neste caso teria uma mobo boa e barata. (dificl né) para recomendar? ah..e nāomtenho,experiencia com memorias DDR 4... tem alguma rcomendaçāo ? obrigado

@Paulo Ricardo Lauxen valeu a dica sobre a fonte. obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

mobo mais barata é a h110, mas pega uma ddr4. porque tem a versão ddr3 e ddr4. na vdd tu pode pegar a ddr3 e aproveitar as memórias uahwuidhawiudaw

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mauricio Graziani Essa aqui é boa e barata 

http://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-ga-h110m-h-ddr4-lga-1151-micro-atx-intel-h110-box?gclid=Cj0KEQjwpNm-BRCJ3rDNmOuKi9IBEiQAlzDJH-EsBApyhwk4OESkqe5PTalqb4M9RiD-_f2021bGwZwaAlYK8P8HAQ

Mas lembre-se que o chipset h110 é o mais básico com suporte a LGA 1151....

Sobre comprar placas mãe LGA 1151 com suporte a DDR3, eu não aconselho pois a intel informa que não há suporte oficial para DDR3 nos skylakes... mas os fabricantes de placa-mãe colocaram esse suporte, acho que eles não seriam levianos a ponto de colocar algo pra queimar seu processador... até hoje eu não vi uma pessoa postar da internet que usou DDR3 + skylake e que isso queimou o processador... mas eu não arriscaria. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas todas as lojas vendem e usam e funciona normalmente e ninguém reclama e todo mundo tá feliz iuahwduaw

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

A ajuda e suporte que recebo do pessoal desse forum é fora de série.

A gente entra no escuro, recebe ajuda super rápido e depois tudo fica mais fácil e evita muita dor de cabeça, comprando mal e errado. Obrigado @Paulo Ricardo Lauxen @Nobility350 ! Agradeço de coração.

Vou pegar o I5 6500, a placa-mãe indicada pelo @Nobility350 Gigabyte H110 e 8GB de memória.

Ultima dúvida:

- Qual memória DDR4 vocês recomendam ?  e por ultimo.. a Pichau tem entrega rápida e confiável ?

Mais uma vez, muito agradecido pela ajuda. Valeu mesmo !!!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Pichau é rápida e confiável sim, é a maior do brasil praticamente. Tu vai usar ddr4? vai jogar as outras fora? já que tu vai comprar igual, compra algo com 2400+ mhz pra sentir a diferença de vdd.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mauricio Graziani Se quiser extrair o máximo do seu i5 essa já é suficiente (skylake suporta até 2133 em stock):

http://www.pichau.com.br/memoria-kingston-ddr4-hyperx-fury-8gb-1x8-2133mhz-black-hx421c14fb-8-box

Ou pode pegar memórias com clocks mais altos para over via XMP... mas aí a memória será mais cara... sobre o a loja pichau, é mt boa, eu recomendo. 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais