Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
mrjunato

Fx-8320 esquentando com hyper t4

Recommended Posts

Pessoal comprei um "Coolermaster hyper T4" para dar uma refrigerada no meu FX-8320 que aparecia a mensagem falando que estava ultrapassando os 65º C, mesmo assim o problema continua com a mesma ou até mais frequência do que antes. Optei pelo hyper T4 conversando aqui mesmo nos fóruns do Clube do Hardware e me indicaram ele falando que supriria minha necessidade, mas parece q isso não aconteceu.

Gostaria da ajuda de você para saber se há algo que eu possa fazer, sem chances de eu trocar o dissipador ou o processador e já tentei limpar o computador mas o problema continuou, uso ele com a tampa lateral aberta e mesmo assim tenho o mesmo problema.

Configuração:

Memoria Ram:        Corsair vengeance 2x4gb DDR3    
SSD:                       kingston 240gb              
Monitor:                  BenQ RL2240HE                      
Gabinete:                x-trike obstination   
Placa de vídeo:       r9 380 msi 2gb             
Processador:          fx-8320                        
placa-mãe:             Asus M5a99fx Pro R2.0
Fonte:                    Zalman GLX 600w 80plus   
Gravador DVD:      Light on          

2 Fan Cooler master  + 1 que veio com o gabinete           
Coolermaster Hyper T4          
HD:                       Sata Seagate 1TB  7200rpm    

Imagem problema.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@mrjunato O Hyper T4 era para dar conta desse FX, se a temperatura

está alta é porque tem algo errado, pode ser a instalação do cooler, a ventilação do gabinete, enfim, tem algo muito errado. como é feita a

ventilação do gabinete? Qual pasta térmica você usou quando instalou

o Hyper T4, antes de instalat limpou a pasta antiga?

adcarvalho

Compartilhar este post

Link para o post

@adcarvalho opa obrigado por tentar ajudar.

adicionado 1 minuto depois
38 minutos atrás, adcarvalho disse:

@mrjunato O Hyper T4 era para dar conta desse FX, se a temperatura

está alta é porque tem algo errado, pode ser a instalação do cooler, a ventilação do gabinete, enfim, tem algo muito errado. como é feita a

ventilação do gabinete? Qual pasta térmica você usou quando instalou

o Hyper T4, antes de instalat limpou a pasta antiga?

adcarvalho

Então o único inconveniente é que a hyper T4 quando se instala no amd ela fica virada pra placa de vídeo ao invés de ficar virada pra memoria ram, o pessoal nos fóruns falaram que é assim mesmo projetaram errado e que isso não teria maiores problemas para o computador a não ser por restringir um dos slots para colocar memoria ram. Quando fiz a instalação limpei a pasta antiga e apliquei a que veio com o dissipador, uma prateada, ela veio em um sache e usei toda ela ( não transbordou).

meu gabinete tem dois espaços frontais para fan, onde 1 está ocupado, tem espaço para 1 fan traseiro que já veio ocupado, e tem espaço para 2 fãs na parte de cima, onde só tem 1 ocupado, ele é espaçoso e tem bastante aberturas e também espaço para o fan da fonte.

Editado por mrjunato

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente vem 5mg no sachê, ou menos. É muuuuita coisa pra uma aplicação só. E veja se você travou direito este cooler. O 8320 mesmo que não seja o E era pra trabalhar tranquilo com ele.

Compartilhar este post

Link para o post
29 minutos atrás, Phoenyx disse:

Geralmente vem 5mg no sachê, ou menos. É muuuuita coisa pra uma aplicação só. E veja se você travou direito este cooler. O 8320 mesmo que não seja o E era pra trabalhar tranquilo com ele.

@Phoenyx  Então bem travado ele está, será que o problema é que coloquei muita pasta térmica ? eu tava pensando agora o seguinte, como na parte de cima tem espaço para 2 fans e eu coloquei só 1, esse fan que está lá, está puxando o ar e jogando para fora do pc, mas todo o ar que ele puxa não sai do pc porque em cima do gabinete não é completamente aberto, são algumas fendas, ai o ar que não sai do pc, volta pra dentro por não ter outro cooler preenchendo o outro espaço, talvez melhore um pouco se eu preencher essa vaga do fan de cima.

gabinete-x-trike-obstination-sfonte-gamer-647b-g-128501-MLB20356292765_072015-O.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@mrjunato esse cooler não é indicado para o soquete AMD, justamente pelo que você falou, ele monta para cima e fica de boca no pcb da placa de vídeo, e a sua R9 380 puxa uma energia. Se o seu gabinete não tivesse abertura em cima, você idealmente teria que comprar outro cooler. 

Se você colocou todo o pacote de pasta, deve ter muita coisa. Como você sabe que não transbordou? Só dá para ver quando você desistala o cooler. Se você diz que "não transbordou" porque não escorreu do tampo do processador, é provável, depois que o dissipador fez pressão na pasta, que o soquete esteja todo coberto de pasta agora :P

Você precisa colocar um pouco mais do que uma gota - e as opiniões variam, mas nunca encher o processador de pasta. Se você tiver a manha, você pode tirar o cooler, limpar a bagunça que deve ter ficado o soquete, raspar a pasta com uma paleta, limpar o dissipador e o processador com álcool isopropílico e reaplicar a pasta depois com só uma gota no centro. Se você não tiver a manha, teria que comprar um tubo de pasta, mas só não compre Implastec, pois vai piorar ainda mais.

Sobre as temperaturas, que programa é esse que você está usando? Processadores AMD só tem uma temperatura correta, que é pelo AMD Overdrive. Para usar outros programas, você precisa fazer uma conversão. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa valeu pelas dicas cara vou tentar dar uma mexida nessa pasta térmica e ver se resolve, mais pra frente eu encho de cooler no gabinete e colocar mais um cooler do outro lado do dissipador, mas trocar o hyper T4 não vai dar não xD

Então cara pelo software que eu uso pela temperatura, é ou algum que veio no cd da placa-mãe ou algum que veio no cd da placa de vídeo, eu acho que é o "Al suite II", dando uma mexida aqui a configuração dele está para mandar a notificação quando atingir 65º C, mas pelo o que eu li na internet essa temperatura não é tão legal assim, vou tentar baixar esse AMD overdrive também.

Compartilhar este post

Link para o post
27 minutos atrás, mrjunato disse:

@Contiusa valeu pelas dicas cara vou tentar dar uma mexida nessa pasta térmica e ver se resolve, mais pra frente eu encho de cooler no gabinete e colocar mais um cooler do outro lado do dissipador, mas trocar o hyper T4 não vai dar não xD

Então cara pelo software que eu uso pela temperatura, é ou algum que veio no cd da placa-mãe ou algum que veio no cd da placa de vídeo, eu acho que é o "Al suite II", dando uma mexida aqui a configuração dele está para mandar a notificação quando atingir 65º C, mas pelo o que eu li na internet essa temperatura não é tão legal assim, vou tentar baixar esse AMD overdrive também.

Essas temperaturas é quase certo de estarem erradas. Não baixe o AMD Overdrive "só para ver qual é", baixe ele para usar como medidor de temperatura oficial. De outra forma você vai estar colocando a sua CPU em risco, pois o "bug" dos outros aplicativos de temperatura costuma ser acima de 10ºC. Ou seja...

Para fazer a conversão e usar outros apps para ver a temperatura, é o seguinte:

Baixe o AIDA64 em placa-mãe / CPUID e anote o valor do tCTLMax.

Esse tCTLMax é o limite mostrado no AMD Overdrive para a sua CPU. O AMD Overdrive não indica a temperatura, mas a margem térmica que você tem até o limite. Esse valor do limite não é fixo e não corresponde ao Tcase do processador. Varia de placa-mãe, então você precisa do AIDA64 para encontrá-lo. 

Sabendo esse valor, que é o limite do AMD Overdrive, se torna simples.

Vamos dizer, hipoteticamente, que o seu tCTLMax é 80ºC. Você vê lá e o AMD Overdrive indica (por exemplo) 15ºC até o limite, a CPU está a 65ºC, correto?

Sabendo disso, abra o programa que você usa para ver a temperatura e veja a diferença de um para o outro. Se você sabe que a sua CPU está a 65ºC e o programa indica 75ºC ou 55ºC, você sabe que ela está 10ºC descalibrada para cima ou para baixo. Essa "descalibração" é constante. Então a partir daí você sabe que o programa indica uma temperatura X acima ou abaixo.

Um dos valores do TMPIN também vai indicar a temperatura correta da CPU, mas você só pode identificar qual dos três TMPINs depois de fazer a conversão.

Ou seja, sentiu que ver temperatura por esses apps é perda de tempo, correto? Ou você usa o AMD Overdrive ou você faz a conversão. Existe a remota possibilidade de o seu tCTLMax ser igual ao Tcase do processador, mas ainda não vi isso acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais