Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Todo note aceita ssd, porém, com baixo desempenho. correto?


marcelogom

Posts recomendados

Olá galera.

Há anos usso SSD nos meus notes, porém, salvo engano, apenas aqueles que vem com SSD nativo de fábrica possuem placas mãe com a possibilidade de configuração no AHCI, ou seja, quando está instalado, são apenas IDE, o que, obviamente, diminui o desempenho, impossibilita a utilização de TRIN etc.

 

Como preciso comprar um note novo, alguém sabe de algum que venha com HD normal e que, depois, eu possa habilitar na bios o AHCI e instalar meu SSD sem perda de desempenho?

 

Porquê isso? Porque posso pagar menos por um note sem SSD e usar o que tenho sobrando em casa.

 

Obrigado a quem puder ajudar.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, marcelogom disse:

Olá galera.

Há anos usso SSD nos meus notes, porém, salvo engano, apenas aqueles que vem com SSD nativo de fábrica possuem placas mãe com a possibilidade de configuração no AHCI, ou seja, quando está instalado, são apenas IDE, o que, obviamente, diminui o desempenho, impossibilita a utilização de TRIN etc.

 

Como preciso comprar um note novo, alguém sabe de algum que venha com HD normal e que, depois, eu possa habilitar na bios o AHCI e instalar meu SSD sem perda de desempenho?

 

Porquê isso? Porque posso pagar menos por um note sem SSD e usar o que tenho sobrando em casa.

 

Obrigado a quem puder ajudar.

 

Abs

Os SSD's usam a mesma interface dos HD's (SATA), portanto, sim, qualquer notebook suporta SSD. O desempenho será reduzido apenas se a porta SATA do Notebook for padrão inferior ao do SSD. Exemplo: SSD SATA 3 numa porta SATA 2 do Notebook.

 

Até onde eu sei o fato de não possuir a função AHCI na BIOS não diminui o desempenho do SSD, mas aguarde mais opiniões.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi.

Pior que perde desempenho, sim.

Só pelo fato de não dar para usar o TRIN já "f*de" tudo. O desempenho vai caindo com o tempo. A perda é bem perceptível. Perde muiiito. Tive essa experiência já. 2x. O pior é que ninguém fala disso... Pra mim é um p. absurdo. Os sites ficam um copiando a matéria do outro e, na real, quando ficam falando não é por experiência própria. É por cópia mesmo.

Sem o AHCI habilitado perde também o suporte a NCQ, que permite que as unidades SATA aceitem mais de um comando por vez e os reorganizem dinamicamente para uma maior eficiência; Perde suporte ao “hot plug”: conexão de hardware com o computador ligado e em tempo real; Perde suporte a rotações escalonadas entre várias unidades no momento da inicialização do sistema operacional.

 

Fica mais veloz, como não poderia deixar de ser, mas com o tempo vai ficando uma b. quando comparado do jeito que estava na instalação. É só fazer o HD Tune e conferir.

 

Valeu pelo retorno. Nesse momento estou pesquisando as bios dos notes que quero para ver se acho AHCI nelas. Put* trabalho dos infernos...rs. valeu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade alguns cenários podem ocorrer, os principais são:

1. Porta SATA2 e SSD Sata3, limitação do desempenho do SSD, mas ainda é beneficiado com os acessos mais rápidos.

2. Suporte ao AHCI, somente com ele o TRIM e NCQ ficam disponíveis, não precisa que o sistema venha com SSD de fábrica, mas precisa que a BIOS (EFI ou não ofereça este suporte). O AHCI não é obrigatório, mas como existe um limite de escritas principalmente, sem ele o TRIM não otimiza as escritas fazendo com que ele não utilize de forma inteligente o SSD, assim como o NCQ. Em alguns SSDs antigos ou então corporativos, que usam memórias melhores a queda de performance é bem menos sem AHCI.

3. Hoje AHCI é padrão para os notebooks recentes, porque ele possibilita melhor compatibilidade com o sistema EFI por exemplo, que substitui a BIOS. Então você pode usar para trocar o HDD por SSD sem problemas, o que pode ocorrer é que alguns usam o Caddy para colocar SSD, mas esta porta em alguns casos é SATA2 e pode não suportar AHCI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...