Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Cidinei Rauber

Computador demora para reconhecer o hd e quando liga fica instável e reiniciando

Recommended Posts

Bom, estou postando este tópico porque estou em dúvida, acredito que possa ser a placa-mãe, mas por ter vários sintomas não tenho certeza, e também o computador não é mais tão novo assim, então nem sei se deveria (se for o caso) substitui-la.

Abaixo apresento os sintomas:

1° - Não reconhece o HD, tenho que reiniciar direto no botão até reconhecer, reseto umas 3 ou 4 vezes até ligar;

2° - Quando enfim liga, vou executar qualquer ação (leve ou pesada), então ele congela, isso não tem um tempo certo para ocorrer, é de repente, e todos os comando são inúteis, funciona apenas o mouse;

3° - Eventualmente ele volta a funcionar normalmente por si só em 3 ou 4 min, as vezes reinicia sozinho e as vezes ainda que eu espere, nada acontece, e tenho que reiniciar no botão (ai volta todo o processo do item 1°);

4° - Recentemente um programa parou de funcionar (AutoCad), funcionava perfeitamente antes, e não realizei nenhuma alteração em se tratando de programas;

5° - Tenho 2x2GB de RAM instalados e so esta reconhecendo 2GB, quando antes reconhecia ambos os pentes.

Abaixo alguns testes que fiz:

1° - Como pensei que por não reconhecer o HD, pudesse estar ai o problema, testei com outro HD, substituí o cabo SATA e testei também em outras portas SATA's da placa-mãe; (Continuou na mesma)

2° - Reinstalei o programa AutoCad porque pensei que corrompeu algum arquivo do mesmo; (Mesmo após reinstalação o programa não funcionou)

3° - Saquei os pentes da RAM e limpei com borracha; (Não mudou nada)

Abaixo configurações da máquina:

SO: Windows Home Premium 32-Bits;

Processador: Pentium Dual-Core E5200 2,5GHz;

HD: 160GB;

RAM: 2x2GB;

placa-mãe: Gigabyte;

Fonte: Link Brasil FX 450;

Considerações:

Anti vírus: Mccafe (Tenho a um bom tempo, pago) por isso descartei de cara vírus e afins.

Fico grato por qualquer informações e dicas.

Att

Cidinei Luiz Giehl Rauber

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - faça uma checagem nos discos(hds) executando como administrador no prompt de comando:

chkdsk /f /r

2 - teste as memórias:

http://www.memtest86.com/downloads/memtest86-iso.zip

ou

http://www.memtest86.com/downloads/memtest86-usb.zip

3 - os aplicativos que utilizas incluindo o sistema operacional são originais ou Piratex ?

4 - Para reconhecer toda a memória tem que ser instalado um sistema operacional 64 bits., assim como os aplicativos.

5 - McAfee é Fraco !!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde

Como já passei por problemas semelhantes e fiquei 1 semana quebrando a cabeça trocando e verificando todas as peças (menos uma por acreditar que era a menos importante!), acredito que o problema é somente a fonte (e agora o HD), pois fornece energia de maneira inconstante. Colocar uma fonte boa (acima de $180) é um investimento que compensa (aqui tem uma Corsair 430w por R$189,90 na Kabum ou uma Zalman de 400w por $184,90). Gastar $50,00-R$170,00 numa fonte sem qualidade colocará a perder placa-mãe, processador, memória e HD. Graças a ajuda do fórum há 7 anos uso uma fonte Corsair e não sei mais o que é travamento, sei o que é silêncio e eficiência. E olha que já castiguei demais essa fonte com testes e mais testes de novos HDs! A sua fonte fornece 200w "reais" e 450w de pico (quando exigida no máximo). Parece que os fios são mais finos que o padrão. Além do mais, originalmente o cabo Sata parece que não foi projetado para essa função (era um IDE adaptado?), tanto que falta o fio laranja (deve ser um projeto do século passado). Talvez por isso você tenha queimado o HD.

Você falou que o computador está longe de ser novo. Mas você decide se quer continuar a ter dores de cabeça. Quando montar o próximo computador (para escritório com uso da internet, processador de texto, Excel, AutoCAD, etc, ou seja, que não seja para jogos) você pode continuar a usar essa fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais