Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc mini para projetos gráficos + jogo casual


Posts recomendados

Galera, preciso de ajuda! Estou super desatualizada quanto a PCs, ainda mais minis, por usar laptop nos últimos 3 anos. Só que meu Avell está com o pé na cova, e preciso já ter uma nova workstation em mente caso o suporte técnico deles dê resposta negativa. Reutilizarei as partes do meu laptop que forem possíveis; o que está podre nele é a placa-mãe+vídeo, que não são compatíveis de qualquer forma.

Meu orçamento máximo para gabinete + hardware é de R$ 3.000,00. Adoraria manter abaixo disso, haha.

 

- Gabinete tanto faz. Pode ser um cubo que ficarei feliz, e dou preferência à coisas discretas. Quanto menor melhor: Porém moro no RJ, o verão daqui começa na primavera e é cruel. Tem que ser bem ventilado. Quanto mais saídas USB melhor. Espaço para leitor óptico é bônus bem vindo.

- Mínimo de 16GB de RAM.

- Processador Intel, e se for possível usar o meu atual (Intel Core i7 Ivy Bridge - 3610QM) o faria sem hesitar. Suspeito que não dá, né? Um equivalente+ daria conta do recado.
- Mesma coisa quanto ao HD. Adoro o SSD do meu laptop. Se couber um HD interno junto seria fantástico, se realmente não der continuo nos externos.
- Placa de vídeo... Uso pouco para trabalhar, dependo principalmente de RAM e CPU. Jogo, mas nada de lançamentos e só de vez em quando. Para terem ideia tenho me virado com uma 640M! Quero um bom custo benefício, e pode ser meio desatualizada. Uso dual monitor, 2 saídas HDMI seriam ideais.

- placa-mãe, fonte, solução de resfriamento: ???. Depende do resto acima.

 

É isso. Agradeço desde já pela ajuda! :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, seguem as configurações que andei pensando. Vou atualizar conforme pesquiso para manter isso anotado em algum lugar, já que meu laptop se foi. Não está ideal, tem coisa que preciso ajustar para menos e outras para mais.
 

Build 1 (4ª geração)

 

Gabinete - CoolerMaster Elite 110 - R$ 248,96

(alt R$ 178,07 em loja misteriosa)

Li coisas positivas sobre ele e foi o menor que achei com custo benefício decente, haha.

Placa-mãe - ASRock Mini ITX B85M-ITX/M LGA 1150 - R$ 379,01

(MSI Mini-ITX H81I R$ 263,41)

É PCI-e 3 (dispensável). Sem Wi-Fi integrado, mas vem com slot Mini PCI-e. caso eu consiga a proeza de encontrar uma wireless card com esse conector.
CPU - Intel Core i5 4460 3.2GHz BOX - R$ 744,90

Semelhante ao meu atual, porém com menos threads, o que é meio decepcionante. Consigo usar bem a CPU quando faço um render 3D ocasional. É raro trabalhar com 3D, mas acontece.

RAM - 2x Hyper Fury 8GB DDR3 1866 - R$ 312,00

GPU - EVGA NVIDIA GeForce GTX 750 Ti - R$ 489,90

Meio que overkill, mas uma das únicas que encontrei que cabem e não são piores que a atual. Estou até pensando em ficar na onboard e enrolar um pouco para comprar a GPU.

Fonte - Corsair 430CX - R$ 193,00

(alt modular R$ 230,00 boadica, R$ 223,91 em loja misteriosa)

 

Total R$ 2.367,77

Falta até max 100 para wireless.

 

Build 2 (4ª geração)

 

Gabinete - CoolerMaster Elite 110 - R$ 248,96

Placa-mãe - MSI Z97I AC Mini ITX LGA1150 - R$ 424,91

Wi-Fi integrado, e suporte à overclock (supérfluo no meu caso). Design ruim. Li algumas reviews assustadoras sobre ela.
CPU - Intel Core i5 4460 3.2GHz BOX - R$ 744,90

RAM - 2x Hyper Fury 8GB DDR3 1866 - R$ 312,00

GPU - EVGA NVIDIA GeForce GTX 750 Ti - R$ 489,90

Fonte - Corsair 430CX - R$ 193,00

 

Total R$ 2.413,67

 

Build 3 (Skylake)

 

Gabinete - CoolerMaster Elite 110 - R$ 248,96

Placa-mãe - MSI H110I PRO AC, DDR4 CHIPSET H110 LGA1151 - R$ 565,21

Já tem Wi-Fi.
CPU - Intel Core i5 6400 2.7GHz BOX - R$ 763,00

Sinceramente Skylake me parece overkill, haha. No entanto tem TDP 65W vs 84W* da 4ª geração. É chato por pedir DDR4, aumentando o custo geral.

RAM - Kingston HyperX Fury 16 (2 x 8GB) GB DDR4 2133 - R$ 401,50

(alt Corsair Vengeance LPX 16GB (2 x 8GB) DDR4 2400 - R$ 439,00)

GPU - EVGA NVIDIA GeForce GTX 750 Ti - R$ 489,90

Fonte - Corsair 430CX - R$ 193,00

 

Total R$ 2.661,57

 

Build 4 (Thin 4ª geração)

 

Gabinete - CoolerMaster Elite 110 - R$ 248,96

Placa-mãeASUS mini-ITX H81T - R$ 299,90

(alt R$ 198,99 no balão)

Encontrei essa placa por acidente. Ela usa fonte de laptop (!!), SO-DIMM, bem completa para uma Thin. O único problema é o slot de GPU, é mini. Preciso achar placa ou ver se consigo adaptar. Sem Wi-Fi integrado, mas talvez eu consiga usar o do laptop.
CPU - Intel Core i5 4460 3.2GHz BOX - R$ 744,90

RAM - Posso reaproveitar as minhas, Kingston 2x8GB SO-DIMM 1600 - R$ 00,00

GPU - EVGA NVIDIA GeForce GTX 750 Ti - R$ 489,90

Ainda pesquisando GPUs para essa mobo...

Fonte - 120w-150w 19v 4.47A  - R$ 0,00-100,00
Talvez a minha sirva, vejo quando voltar

 

Total  ~R$ 1.682.75

Falta até max 100 para wireless, sem PSU aquecerá menos ainda o gabinete. Que coisa linda!

 

Abri mão do driver óptico, SSD já tenho, assim como periféricos. Ainda estou pesquisando para ver se acho algo perfeito, ou se faço milagre e consigo descer para 2K e trocar um dos meus monitores. (:

 

*Não é tão animador quanto parece. Olhando as datasheets da Intel (1 e 2), as temperaturas médias serão bem semelhantes no final.
4460 à 84W 72.2ºC
6400 à 65W 70.2ºC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ignorem builds no post acima. Como não verei mais meu laptop, extraviado à caminho do fabricante (essa é minha a sorte), e nem tenho fé que receberei um de reposição sem brigar, tenho até o final do mês para fechar a build. Agradeço qualquer palpite!

 

Segue uma build atualizada, antes eu estava até sem onde salvar pesquisas na época então usei o tópico. Se desse para editar o faria. Já me informei melhor sobre componentes atuais desde então. O ruim é ter poucas opções e topar com muita coisa fora de estoque.

 

Total R$ 2.692,89

 

Gabinete - SilverStone Sugo SG05 mITX R$ 131,00 (se reaparecer no mercado nacional por até ~R$250)
Alt 01 Sugo SG13 R$ 318,00
Alt 02 Thermaltake Core V1 R$ 231,90

 

Placa-mãe - MSI Mini-ITX H110I PRO R$ 449,00

+ um adaptador wifi USB (infelizmente) ~R$50,00

Alt 01 Asrock H110M-ITX R$ 368,99 (também sem wifi)

Alt 02 MSI H110i PRO AC R$ 525,00 (caso baixe para R$ 500,00-)

 

CPU - Intel Core i5 6400 2.7GHz BOX - R$ 744,99
Alt i5 6600 caso entre em promoção, atual R$865,00

 

Cooler - ??

Um WC seria ótimo para o  gabinete mITX, mas não quero nada acima de R$200,00, então é complicado. Provavelmente será um Seidon 120v ou um Corsair H45 se baixar mais um pouquinho. Aircoolers sofrerão com o limite de altura e atrapalharão circulação de ar do gabinete, fora caso pegue um SG13 terei que investir em um fan para o gabinete também ao invés de apostar em um AIO. Pretendo ficar no stock até achar um cooler bom a não ser que superaqueça de cara. Rio 40ºC...

 

RAM - Kingston HyperX FURY 8GB DDR4 2400 (PC4 19200) R$195x2= R$ 390,00

Sei que a mobo é 2133, memórias 2400 estão mais baratas. Como memórias aparecem e somem rápido no Boadica haverá leve flutuação de preço até lá. (:

 

Armazenamento - OCZ Agility4 128GB - Já tenho, resgatado do laptop antes de enviar. Ufa.
+ variedade de HDs externos. Já estou habituada à essa config, portanto não pegarei um regular tão cedo.

 

GPU - EVGA NVIDIA GeForce GTX 750 Ti caso caia preço com lançamentos - R$ 534,90
Alt 01 GTX 1050 Ti preço estimado R$ 600,00
Alt 02 - Alguma GTX 960 caso caia o preço, atual R$ 791,00

A placa de vídeo é outra coisa que estou disposta a esperar para comprar.

 

Fonte - Corsair 430CX R$ 193,00

Alt corsair 430CX semi-modular caindo de preço, atual R$ 230,00

Caso consiga um SG05 farei uma pequena mod para encaixar a fonte, ele é originalmente SFX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, que *****, já revirei um monte de lugar e as placas-mãe ITX 1150 tudo esgotado...

 

Bom, o que resta a dizer é quanto á fonte: não sei que tipo de gambiarra você está imaginando caso coloque o Sugo SG05 como gabinete. O padrão SFX é menor do que o padrão ATX regular (PS/2), a tendência é simplesmente não caber. Nesse caso você teria que comprar uma fonte SFX (como a Corsair SF450), o que vai aumentar bastante os seus custos.

 

Uma outra sugestão, caso você não se interesse em aguardar na questão placa de vídeo, é substituir essa GTX 750 Ti pela Radeon RX 460.

http://www.pichau.com.br/placa-de-video-xfx-radeon-rx-460-2gb-gddr5-rx-460p2sfg5-box?PageSpeed=noscript

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é! Não vale o investimento, quando se acha é muito cara e mesmo as para Skylake, mais prováveis de aparecer, estão bem sumidas. Já desisti das 1150, haha.

 

Obrigada pela sugestão! Nunca peguei uma placa de vídeo da Radeon. O preço menor é tentador, mas não tem CUDA, que ajuda quando faço alguns renders. OpenCL é mais instável. Fora isso a AMD tinha má fama (justificada) de quente no passado, sendo que essa placa consome um pouco mais energia, deve dissipar um pouco mais de calor que as NVidia. O que acha?

 

Para usar o SG05 eu implementaria uma das modificações que a própria Silverstone copiou no SG13. O SSD pode ser instalado em vários pontos do gabinete, removerei essa baia de HDD e a do SSD, e farei alguns cortes na carcaça para acomodar o plug da full ATX.

 

 

(Edit): Aqui fotos da mod de um cara um pouco mais habilidoso com a serra, hahah, e cabos longos porém organizados.

 

Quero muito o SG05 uma vez que o SG13 é uma cópia com todas as mods, sem fan, mais feio, um pouco maior (carcaça igual, painel frontal um pouco mais profundo) e pelo menos R$ 150,00 mais caro. E dando uma pesquisada extra, apesar de ser lindo (mas um pouco maior que eu gostaria) o V1 pode ficar mais quente ou barulhento também. Aquela fonte embaixo é desvantajosa em mITX. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Errrr... Eu acho o contrário, que é melhor a fonte ficar na parte do baixo do que na de cima, isso evita que a fonte pegue o calor do restante dos componentes. Além disso teria a vantagem que os cabos da fonte que eventualmente ficarem sobrando vão atrapalhar bem menos. Pelo menos é essa a minha concepção com gabinetes ATX em formato torre.

 

Quanto à placa de vídeo, bom, se as aplicações que você usa tiram mais vantagem do CUDA do que do OpenCL, então, pode fazer mais sentido considerar nVidia. Acredito que você vá perder um pouco em jogos, porém.

 

A propósito, a GTX 750 Ti que você linkou também está esgotada.

 

Quanto ao TDP, bom, temos 60 W da GeForce GTX 750 Ti contra 75 da Radeon RX 460. Também tem a opção de partir para uma versão com uma refrigeração mais sofisticada, como esta aqui: http://www.pichau.com.br/placa-de-video-sapphire-rx-460-2gb-gddr5-11257-00-20g-box?PageSpeed=noscript

 

Só atente para o tamanho para que não tenha problemas na hora de instalar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a 750 esgotou para variar. Até mandei um email esperançoso para a Pichau perguntando sobre coisa que não vejo em estoque há mais de um mês, mas o setor que lida com dúvidas não tem nenhum contato com a área responsável pelo estoque. Não têm como dar previsão ou dizer se pararam de trabalhar com eles, e imagino que Kabum seja a mesma coisa.

 

Obrigada pela sugestão da placa. Darei uma olhada nessa.

Quanto à posição da fonte, esse artigo explica alguns inconvenientes de colocá-la embaixo. Em um mITX a situação pode se agravar pela proximidade dos outros componentes à fonte, e eles ficam simultaneamente bem no topo, onde o ar quente acumula. Imagino que seja por isso que vários reviews do V1 citem colocar fans extras para remover ar. Já cases como os Sugos, com a fonte posicionada onde está, podem se dar ao luxo de usar apenas um fan pois não há para onde o ar seguir senão sobre os componentes e para fora pela abertura mais próxima/fonte. É um design térmico bem mais eficiente. Sinceramente prefiro que minha fonte fique quente que minha CPU e GPU. Sugar ar quente é parte do projeto dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O princípio da ventoinha da fonte não é de remover o calor do PC. É a de remover o calor gerado pela própria fonte.

 

A desculpa do gerenciamento de cabos chega a ser ridícula. Na verdade depõe contra, porque cabos sobrando em uma fonte não é exatamente algo simples de resolver quando a fonte está na parte de cima. A terceira história, da placa de vídeo ser aquecida pela fonte em função da fonte, não é significante. Típica desculpa de não dar a menor bola para um projeto de circulação de ar decente, aí acham que a fonte tem que ser responsável por isso (e não vai ser nada legal a fonte fazendo um monte de barulho com a sua ventoinha rodando no máximo)... ¬¬

 

E qualquer gabinete decente tem filtros de ar nas suas entradas.

 

E quanto à GTX 750 Ti, ainda tem de vários modelos na Kabum...

 

E placa-mãe ITX agora só no Mercado Livre...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807105155-placa-me-asrock-intel-h110-mini-itx-lga-1151-h110m-itxac-_JM

 

Pelo menos é o modelo com wi-fi.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já discordo. Se calor emanando direto em componentes importantes e fans de 120mm+ de fontes pode ser descontados, qualquer coisa também pode. Melhor, por quê não usar um gabinete sem fan nenhuma de uma vez já que remover ar quente é insignificante? (:

 

E mais: O centro de gravidade de um cubo é equilibrado (e nunca virei um gabinete para começo de história). Menos barulhento não será com DUAS fans de 80mm extras para compensar o novo posicionamento. Não só isso como ainda estou para ver uma fonte ser tão danificada por calor a ponto de prejudicar o desempenho do pc. Sequer genéricas tiveram perda de eficiência tão grave a ponto de ter que repor. Todas as genéricas daqui estão rodando há quase 10 anos sem precisar repor um capacitor sequer. Já tive monitores pedindo reposição de capacitor bem antes que isso. Entendo que goste de gabinetes com PSU embaixo. Você é completamente livre para optar por eles.

 

No meu caso, para essa build, não gosto. Não há vantagem significativa que justifique introduzir uma série de pequenas desvantagens que prejudicam justamente a temperatura. Não só isso como não há gabinete no mercado brasileiro usando fonte embaixo que seja termicamente eficiente e com 30cm-, então toda essa discussão é inútil e desvia o foco do tópico, hehe.

Essa placa está com um preço ótimo e ainda tem frete grátis! Se eu tivesse montando literalmente agora acho que até pegava, mas acho que terei que pagar para ver, o reembolso do laptop ainda está sendo desenrolado. Agora, é impressão minha ou as coisas mITX estão desaparecendo do mercado daqui? Bizarro isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Internet disse:

Se você está dependendo do reembolso do notebook para montar esse PC novo, então melhor aguardar. E torcer para as GTX 1050 e 1050 Ti aparecerem logo com um bom preço...

 

Há a possibilidade de sair em menos de um mês, nesse caso prefiro esperar um pouquinho antes de mexer no que andei guardando. A boa notícia é que a "zona de conforto" do orçamento foi ampliada para 3k agora, e o máximo cresceu um pouco.

Falando em placa de vídeo terei que pesquisar com o dobro de cuidado. Colocando um watercooler não posso me guiar apenas pelas specs do gabinete, lembrei ontem que em modelos como os sugo o radiador ocupa parte do espaço da GPU (duh!). Que drama!

 

Estou inclinada a pegar o H45, pelo o que consegui encontrar de specs tem radiador da mesma altura do H60 (depois confirmo em outro tópico com alguém que teve um 45). Lendo esse tópico super útil minha GPU será limitada a 208mm. Acho que darei uma esperada mesmo, nem que seja para ver a 1050 puxar o preço das outras para baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando esse tópico para incluir uma super dica para quem tope com ele em pesquisas no futuro: Verifique com cuidado se seu gabinete não suporta placas-mãe mini-DTX. Nem em todo canto o SG05 está listado como mDTX, inclusive no pcpartpicker, mas eis que no site da fabricante informam que ele suporta estas placas. Se o SG05, um dos menores gabinetes disponíveis no mercado suporta, o seu provavelmente também suporta.

 

Por quê é relevante? Porque atualmente está um inferno encontrar placas mITX no Brasil. Dá até para importar (com taxas inclusas) por cerca de R$ 500,00, mas a placa custará cerca de 200 reais à mais do que realmente vale e o RMA seria uma dor de cabeça. Já mDTX ainda dá para encontrar por menos de R$ 300,00 e ainda tem slots extras.

 

Aqui vai uma lista com alguns modelos mDTX para quem não sabe por onde começar a pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...