Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
nosledarn

Recomendações para instalação de dps

Recommended Posts

Opa Galera, por favor gostaria de umas dicas..

Seguinte... moro em apartamento, relativamente novo (entregue a 3 anos) e recentemente tive meu Xbox queimado, minha mãe que também mora no mesmo condomínio teve a TV da sala queimado. Comecei a fuçar o quadro de energia e observei que não tem nenhum dispositivo contra surto instalado (DPS), olhei no relógio e também não encontrei. Gostaria de adicionar esse tipo de proteção no meu apartamento, a queima de equipamentos pode ter sido ocasionado por algum surto.

Aqui o condomínio são 4 torres de 19 andares com dois elevadores e em cada torre tem para-raios.

O meu quadro de energia é bem apertado e dificilmente conseguiria colocar 4 DPS dos comuns (sistema trifásico).

_DSC1372-2.jpg?1473948662

Pensei em tentar colocar os DPS da clamper que eles nomeiam de "VCL perfurante" tipo II de 15Ka, dizem ser menor e próprio para quadro de energia com pouco espaço.

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=89

Em último caso usar o iClamper Pocket 3P individualmente, pelo menos nos principais aparelhos do apartamento (geladeira, tvs, notebook, máquina de lavar...).

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=232

Gostaria da ajuda dos amigos entendedores do fórum, para saber qual seria a melhor alternativa. Hoje não tenho como mexer no meu quadro de energia e realizar a troca do mesmo para ter mais espaço.

Esse VCL perfurante ele tem as mesmas características dos outros DPS? Os DPS individuais como esse Iclamper pocket é uma alternativa aos tradicionais DPS?? Qual tipo de DPS seria o ideal (I, II ou III)?

desculpa a ignorância no assunto, mas gostaria de ter uma melhor "sensação de segurança" nos meus equipamentos.

Segue também foto da entrada de energia (relógio).

IMG_20160914_154457099.jpg?1473950134

Agradeço desde já!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A melhor alternativa é você sempre ter as três classes de proteção.

Os DPS Classe I ficam junto ao medidor, na entrada da edificação e desviam a maior parte da energia de exceção;

os classe II (VCL perfurante) ficam junto au seu quadro de distribuição e são intermediários;

os classe III, como esses Pocket, ficam junto ao equipamento e somente desviam surtos residuais que, em tese, já foram previamente atenuados pelos DPS classe I e II

OS DPS também delimitam as zonas de proteção contra raios, definidas na NBR5419

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais