Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações para instalação de dps


Posts recomendados

Opa Galera, por favor gostaria de umas dicas..

 

Seguinte... moro em apartamento, relativamente novo (entregue a 3 anos) e recentemente tive meu Xbox queimado, minha mãe que também mora no mesmo condomínio teve a TV da sala queimado. Comecei a fuçar o quadro de energia e observei que não tem nenhum dispositivo contra surto instalado (DPS), olhei no relógio e também não encontrei. Gostaria de adicionar esse tipo de proteção no meu apartamento, a queima de equipamentos pode ter sido ocasionado por algum surto.

 

Aqui o condomínio são 4 torres de 19 andares com dois elevadores e em cada torre tem para-raios.

 

O meu quadro de energia é bem apertado e dificilmente conseguiria colocar 4 DPS dos comuns (sistema trifásico).

 

 

_DSC1372-2.jpg?1473948662

 

Pensei em tentar colocar os DPS da clamper que eles nomeiam de "VCL perfurante" tipo II de 15Ka, dizem ser menor e próprio para quadro de energia com pouco espaço.

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=89

 

Em último caso usar o iClamper Pocket 3P individualmente, pelo menos nos principais aparelhos do apartamento (geladeira, tvs, notebook, máquina de lavar...).

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=232

 

Gostaria da ajuda dos amigos entendedores do fórum, para saber qual seria a melhor alternativa. Hoje não tenho como mexer no meu quadro de energia e realizar a troca do mesmo para ter mais espaço.

 

Esse VCL perfurante ele tem as mesmas características dos outros DPS? Os DPS individuais como esse Iclamper pocket é uma alternativa aos tradicionais DPS?? Qual tipo de DPS seria o ideal (I, II ou III)?

 

desculpa a ignorância no assunto, mas gostaria de ter uma melhor "sensação de segurança" nos meus equipamentos.

 

Segue também foto da entrada de energia (relógio).

IMG_20160914_154457099.jpg?1473950134

 

 

Agradeço desde já!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor alternativa é você sempre ter as três classes de proteção.

 

Os DPS Classe I ficam junto ao medidor, na entrada da edificação e desviam a maior parte da energia de exceção;

os classe II (VCL perfurante) ficam junto au seu quadro de distribuição e são intermediários;

os classe III, como esses Pocket, ficam junto ao equipamento e somente desviam surtos residuais que, em tese, já foram previamente atenuados pelos DPS classe I e II

 

OS DPS também delimitam as zonas de proteção contra raios, definidas na NBR5419

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...