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Nihal

Laptop não dá boot às vezes

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Gente, estou com um problema sério com meu laptop de trabalho e adoraria ouvir as opiniões de vocês. Ele é um Avell que deu problema na MOBO no final do ano passado. Acionei a garantia e depois de um tempo parado lá no técnico substituíram-na.

 

Pule alguns meses e ele voltou a dar problemas. Dessa vez a tela começava a piscar loucamente como se o refresh rate estivesse baixo. Não acontecia em safe mode, e tinha +10% de chances de acontecer quando eu tentava rodar algo que exigisse da placa de vídeo. Não era driver. A posição da tampa não influenciava em nada, tampouco tempo ligado ou temperatura, e determinei que não era cabo sendo esmagado na junção. O problema persistiu por um tempo, indo e voltando, e como a ignorante aqui não sabia nada da relação entre placa de vídeo e CPU em laptops só mandei um e-mail para o fabricante (não respondido) e deixei quieto. O problema é que levaram 3 meses para realizar o reparo da MOBO, nos quais levei prejuízo por não fechar contrato por estar me virando com outro laptop bem inferior. Não tinha como repetir a experiência poucos meses depois.

 

O problema parou. Ou não. Dois meses fantásticos sem tela louca e um belo dia o laptop apagou completamente. Agora ele não gosta de ligar, só acende as luzes e só às vezes. Às vezes se eu insistir liga. Ele prefere ficar de cabeça para baixo (sério...). Não é só perda de vídeo, testei deixando rodar música e desvirando. Apagou e se silenciou. Pela "pausa" para reparos, por lei ainda estaria na garantia, bem no finzinho. Só que estou sentindo que não estão dispostos dessa vez, parece que nem frete querem cobrir.

 

Quando removi o SSD agora me preparando para reenviá-lo, coloquei a tampa mas não apertei 1 parafuso e tentei ligar: Nem acender ele queria. 1s e apagava. Apertei o parafuso (que pega só na carcaça) e bootou. No momento ele está ligado quietinho rodando um linux no pendrive (de cabeça pra cima e tudo :o:o). O SSD me preocupa, está perfeito, mas está ficando com umas marcas escuras na carcaça, perto do conector (não nos conectores em si). Nada mais tem marcas de calor.

Enfim, opinião de vocês: Isso soa como defeito na placa-mãe novamente? Curto? Calor? Fonte falhando em entregar energia o suficiente? O que posso fazer para testar? Acham que vale à pena correr atrás e perder mais meses e sanidade, ou depeno ele, vendo as peças e monto um desktop? O laptop é excelente quando funciona. Quando dá qualquer problema já é um suplício de resolver. Mesmo se conseguir acionar a garantia e se provar algo com a placa-mãe nova, meio que já perdi a fé no laptop e na marca. :/

Outras infos relevantes: Nunca deu BSOD, não corrompe nada, nunca deu gargalo em nada. Mesmo quando piscava a GPU rodava sem problemas. Monitoramento do SSD não indicou nada anormal.

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Manchando a carcaça do SSD (a placa manda energia pra tudo)... Placa já apresentou problema... Funciona apertando, de ponta cabeça ou marretando... pra mim é a placa! rs...

Pra testar você precisaria de equipamentos que não possui. Se tá na garantia manda pra eles. Dá uma marcada de pilot nas peças, em locais estratégicos, pra ver se tão trocando algo ou fazendo gambiarra e te mandando a mesma coisa de volta.

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@PhoenyxEm teoria trocaram, já que a justificativa para a demora foi estarem importando uma nova. Talvez eu tenha confiado demais kkk. Darei uma marcada sim. :| Recomenda documentar também (tirar fotos e me enviar por email), avisar à eles que estou enviando marcada ou nem?

 

@Andersonbu Pois é. Quando resolvi acabar com minha ignorância sobre mobile GPUs vi o vacilo que dei em não insistir assim que a tela resolveu piscar!

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Tirar fotos sim, marcar sim, notificar eles não. Dá pra tirar a tinta de pilot, e aí dançou.
E se funciona melhor de ponta cabeça deve ser chipset mesmo, porque os dissipadores ficam de "ponta cabeça", ou seja, você virando "de ponta cabeça" eles na verdade vão ficar "pra cima", exercendo um pouquinho mais de pressão pela gravidade.

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Pequena atualização: Talvez jamais saibamos se é defeito na BGA, se deixaram de trocar a placa nem nada. Entrei em contato com a Avell, peguei um código de envio pelos Correios, e o laptop foi postado sem problemas. Saiu do Rio e não chegou em SC. É possível que tenha sido extraviado e à essa altura tamanha é a frustração que só rindo. O que mais pode dar errado?

 

Os Correios ainda tem alguns dias para descobrir o que aconteceu, mas depois disso receio o posicionamento da Avell. Se já tive problemas com demora de entrega após venda/conserto, garantia computada incorretamente, defeito consertado retornando, caso o laptop tenha virado fumaça... Acho difícil terem declarado valor ou feito seguro para este envio.

 

 

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Que zica.   =/
Espero que você não saia no prejuízo, mas se extraviou e você não mandou ship com valor declarado, já era.  =/

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Em 31/10/2016 às 07:41, Phoenyx disse:

Que zica.   =/
Espero que você não saia no prejuízo, mas se extraviou e você não mandou ship com valor declarado, já era.  =/

 

Oficialmente extraviado agora. Sendo SEDEX reverso a responsabilidade de declarar valor cabe à empresa, não tenho controle algum sobre a postagem. (Editado): Mas já tive uma boa notícia para por fim à maré de azar! A Avell providenciará um substituto ou devolução do valor.

 

Agora só restou o mistério quanto à natureza do defeito, hahaha. Curiosidade mata!

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