Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pheldman

Controle motor dc com driver l298 e arduino

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Estou com uma dúvida referente à utilização do Driver ponte H L298 para controle de motor DC por intermédio de um Arduíno Uno.

Segue abaixo uma imagem do Driver L298:

driver l298.jpg

Minha dúvida é como monitorar a corrente nos motores DC controlados pelo Driver em caso de travamento ou de sobrecorrente.

Sei que através do CI L298 é possível através da tensão nas saídas Sense A e Sense B como no diagrama de bloco abaixo:

block diagram l298.jpg

Não encontrei essas mesmas saídas no Driver L298.

É possível fazer a medição da mesma forma através do Driver e estou deixando passar alguma informação em branco ou será necessário um sensor externo?

Desde já obrigado a todos que puderem auxiliar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim é possível. você deve adicionar os R5A e R5B "por fora". De antemão, devo te sugerir um filtro RC 1/2 boca na entrada analógica do seu sistema. Outra opção é colocar um resistor bem baixo em série com o motor e captar o sinal com algo como um amplificador diferencial. Filtros são interessantes...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Isadora Ferraz Pra ser mais específico na minha dúvida vou detalha-la melhor:

Quero fazer o acionamento de um acionador de porta malas elétrico que contém um motor DC 12v em seu interior que gira um engrenagem, gira'do assim sua haste como nesse da foto abaixo:

IMG_7049.JPG

Quando a haste está no seu limite motor DC deve desligar. Acredito que o meio de fazer esse controle seja como você mencionou. A sugestão para essa situação é a mesma?

Muito obrigado pelo retorno

Compartilhar este post

Link para o post

sim é a mesma e acrescento + uma...

pode usar comparador externo ou o interno do seu mc.

ABAAAhDQYAB-6.jpg

Sendo Entrada=V em seu shunt de corrente, calcule R1 e R2 pra que Vref seja coerente com corrente máxima. Saída=nível lógico

Filtros continuam sendo interessantes...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais