Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso dar um banho químico na placa-mãe?


Theteu Felipe

Posts recomendados

     Parece ridículo(mas também acredito que seja) fazer esse tipo de pergunta.

     Meu computador está velho e sujo e também não serve pra nada,então quero abrir todo ele.

     Bom,vi um vídeo em que um YouTuber da um banho químico na placa-mãe,ele misturou:

     Álcool 92% + Água de Bateria

 

     E no final do vídeo a placa-mãe voltou a funcionar.

 

Isso realmente funciona?

Se não,há outra maneira de limpar uma placa-mãe?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece um monte de besteira,o que é "agua de bateria"?Se o seu pc funciona ainda só limpe com um pincel,se quiser ser mais radical,e se não funciona tambem,pode lavar com agua e sabão,mas tem que secar rápido e muito bem para evitar oxidações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também me parece algo meio ilusório!! O que seria interessante no seu caso (como na maioria), seria passar um ar (filtrado de preferência), depois limpar a placa-mãe com um pincel (preferência anti estático) e depois você pode passar um limpa contato, é facial e barato de achar!!! E é bem mais seguro do q fazer essas experiências, se ainda você tive interesse em usar o PC, claro!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também me parece algo meio ilusório!! O que seria interessante no seu caso (como na maioria), seria passar um ar (filtrado de preferência), depois limpar a placa-mãe com um pincel (preferência anti estático) e depois você pode passar um limpa contato, é facial e barato de achar!!! E é bem mais seguro do q fazer essas experiências, se ainda você tive interesse em usar o PC, claro!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Seria também muito bom, usar uma escova de dentes macia limpa e álcool isopropílico (próprio para eletronicos) que sai uns 10 reais um vidro considerável. Lave a placa-mãe inteira com o álcool isopropílico e esfregue gentilmente, e esfregue bem os slots de memoria ram, deixe bastante tempo para secar ou use um secador de cabelo, evitando esquentar demais. Foi assim que ressucitei uma velha placa-mãe pcchips p23g.

 

Edit: acho que a "água de bateria" seria aquela água destilada que colocavam nas baterias de carro antigas, que usavam ácido sulfúrico mas não é recomendado fazer isto. O álcool isoproílico é ótimo para essa limpeza. 

O que ocorreu com essa placa-mãe, parou de repente de funcionar? 

Edit2: Não recomendaria usar água e sabão, ja ví dar problema em placas mãe por isso, use apenas como última opção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa é verificar também se não tem capacitores estufados, ja peguei varios casos de computadores muito sujos onde a refrigeração não dava conta e acabaram estufando capacitores da placa-mãe...água e sabão eu só uso em casos extremos, normalmente em computadores de redes fast food, onde a gordura toma conta de tudo, fora isso eu indicaria o alcool isopropílico ou limpa contato.
abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo quando o problema e sujeira o melhor jeito de resolver e lavar com agua.

 

Isso mesmo não se assuste concerto placas maes usadas aqui para vender e sempre as lavei com agua mas para não correr risco de danifica-la siga os seguintes paços:

 

1 - retire todo componente conectado a placa-mãe principalmente processador e bateria do cmos.

 

2 - para lavar molhe bem a placa.

depois de molhada jogue bastante DETERGENTE NEUTRO nela e esfregue bem com um pincel novo de cerdas macias. Após esfregar como pincel pegue uma escovas de dente e esfregues os conectores como os da memória RAM e PCI express de forma que as cerdas entrem dentro.

 

3 - agora enxague bem a placa com um pouco de pressão na agua (torneira toda aberta) retire todo o detergente neutro e a sujeira.

 

4- e mais importante agite bem para tirar o excesso de agua e coloque para secar no sol. ESPERE MAIS DE 24 HORAS PARA LIGAR A PLACA NOVAMENTE. EU GERALMENTE ESPERO ATE 48 HORAS. pois dará tempo da agua por baixo dos chips secarem completamente.

 

5 - pronto so partir pro abraço a placa fica com aparência de nova. E se estiver com defeito por causa de sujeira voltara a funcionar normalmente.

 

 

Quanto ao álcool isopropílico e muito bom quando a placa ja esta limpa. para tirar pequenas sujeiras de solda ou algum resíduo pequeno. mas se for muito poeira vira uma bagunça com álcool.

 

já trouxe muitas placas de volta a vida somente com agua e detergente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...