Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração para fx 6300


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Olá galera :wiggle::atirador:, recentemente fiz um pequeno upgrade em meu pc, troquei minha gtx460 que já estava com 2 "dentes" de seu fan quebrado :( por uma gtx 750 TI :).

Bom além de trocar a placa de vídeo adicionei 3 cooler's (COOLER FAN C3 TECH STORM SERIES F7 120X120X25MM LED ) para ajudar a resfriar meu CPU, porém meu fx 6300 ainda chegou a 75 graus in game (h1z1) e 73 graus (GTAV).

meu gabinete é um thermaltake v3 não sou muito bom em refrigeração mas acho que meu gabinete não o problema, tudo bem que meus cabos dentro do v3 não estão arrumados como deveriam mas 75 graus é de mais não ?

enfim eu gostaria de recomendação de cpu cooler para o fx 6300 que esquenta de mais mesmo tendo 3 cooler's pra ajuda o cooler box, pode ser um water cooler que tenha um bom custo beneficio mas que não deixe esquentar tanto assim meu CPU.

cf7876fd-544c-4782-a4d5-982fdc53cb5e.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Sim essa config over voltage e tudo mais da bios eu achei na internet nem me lembro mais aonde rsrs, mas essa config está ai porque o FX6300 e minha placa-mãe são meio que incompatíveis, se não me engano a config da bios de fabrica para o fx 6300 é de 4,0 Ghz com over voltage super baixa ai da tela azul, com essa config o pc funciona normalmente sem tela azul.

Medi a temperatura com o msi afterburner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RS Faria disse:

Isso na sua assinatura tá certo? "Over-voltage 1.5V"?

Eu ia perguntar isso. 1.5v era pra fritar a CPU sem um sistema de refrigeração robusto. Eu com 1.26v chego a 50º jogando BF3 em dias quentes, e com 1.4v (4.8 GHz) não conseguia fazer ele ficar a menos do que 80º e se desligar sozinho.

 

4 horas atrás, su3tam Ltda disse:

porque o FX6300 e minha placa-mãe são meio que incompatíveis

É, "meio" mesmo, porque ela não foi construída para a linha FX. Mas ACHO que ela aguenta um 6300.

 

4 horas atrás, su3tam Ltda disse:

se não me engano a config da bios de fabrica para o fx 6300 é de 4,0 Ghz com over voltage super baixa ai da tela azul

Se não me engano, em 3.5 GHz o FX 6300 requer por padrão 1.1v, e quando sobe para 4.1 GHz ele automaticamente puxa 1.38v. Eu consegui colocar o meu a 4.1 GHz com 1.26v. Qual é a frequç~encia atual do seu processador?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr

3,5 Ghz é isso que é chamado de frequência? 

na duvida 64e4128d-eace-490b-8a07-8f79c43e70b7.jpg

 

 

aqui tem o link de onde achei essa config 

http://www.hardware.com.br/comunidade/m5a78lm-asus/1379240/

a resposta inteira foi essa;

Se você está usando memória DDR3 de 1600mhz, deixe as config. de DRAM na BIOS em manual, coloque o multiplicador em 800, a over voltage em 1.5, e deixe apenas as Timings do submenu todas no automático. Se as memórias forem de 1333mhz, faça o mesmo, porém deixe o multiplicador em 667 ao invés de 800.
Na parte da CPU, a configuração Auto vem a 20x (4.0ghz), o que vai consumir toda a energia do processador e fazer ele deixar de responder (o que culmina em uma BlueScreen ou travamento do S.O. e do ponteiro do mouse). Para resolver isso, deixe o overclock em manual, frequência base 200, e coloque o multiplicador a 17.5x (3.5ghz).
E na over voltage da CPU, primeiro tente aumentar até 1.225v (ao invés do 0.9 padrão). Caso o computador continue travando e desligando, aumente para 1.260v, e se ainda assim não funcionar deixe a 1.35v."

 

 

A eu vale a pena lembrar que eu joguei logo na voltage mais alta de 1.35v nem testei em 1.225v como o"joliver" do outro fórum disse, porque antes dessa config eu fiz o pc funcionar desligando o 5ª e 6ª núcleos trabalhando como um quad-core come se fosse um 4300, depois que consegui usar os 6 núcleos fiquei mó feliz :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@su3tam Ltda use o Amd Overdrive para medir a temperatura do seu processador. Todos os outros programas darão temperaturas erradas. Siga os seguintes passos para saber exatamente a temperatura do seu processador, conforme o forista @Contiusa ensinou logo abaixo. Depois de conhecer a margem termica do seu processador, poste aqui os valores e faça testes com o gabinete aberto (sem as tampas laterais) e, com um ventilador ligado na direção da placa-mãe. Assim dará pra saber se o problema é no cpu cooler e qto a ventilaçao do gabinete esta influenciando na dissipação de calor. 

 

 "...

 baixe ele para usar como medidor de temperatura oficial. De outra forma você vai estar colocando a sua CPU em risco, pois o "bug" dos outros aplicativos de temperatura costuma ser acima de 10ºC. Ou seja...

 

Para fazer a conversão e usar outros apps para ver a temperatura, é o seguinte:

 

Baixe o AIDA64 em placa-mãe / CPUID e anote o valor do tCTLMax.

Esse tCTLMax é o limite mostrado no AMD Overdrive para a sua CPU. O AMD Overdrive não indica a temperatura, mas a margem térmica que você tem até o limite. Esse valor do limite não é fixo e não corresponde ao Tcase do processador. Varia de placa-mãe, então você precisa do AIDA64 para encontrá-lo. 

Sabendo esse valor, que é o limite do AMD Overdrive, se torna simples.

Vamos dizer, hipoteticamente, que o seu tCTLMax é 80ºC. Você vê lá e o AMD Overdrive indica (por exemplo) 15ºC até o limite, a CPU está a 65ºC, correto?

Sabendo disso, abra o programa que você usa para ver a temperatura e veja a diferença de um para o outro. Se você sabe que a sua CPU está a 65ºC e o programa indica 75ºC ou 55ºC, você sabe que ela está 10ºC descalibrada para cima ou para baixo. Essa "descalibração" é constante. Então a partir daí você sabe que o programa indica uma temperatura X acima ou abaixo.

 

Um dos valores do TMPIN também vai indicar a temperatura correta da CPU, mas você só pode identificar qual dos três TMPINs depois de fazer a conversão.

 

Ou seja, sentiu que ver temperatura por esses apps é perda de tempo, correto? Ou você usa o AMD Overdrive ou você faz a conversão. Existe a remota possibilidade de o seu tCTLMax ser igual ao Tcase do processador, mas ainda não vi isso acontecer."

 

* Fonte: 

* Crédito: @Contiusa

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@su3tam Ltda

 

Você testou com uma tensão menor? 1.35V parece meio extremo demais, mesmo pra quem faz OC, o que NÃO é o seu caso.. Além disso, o cara do tópico achou a solução, sabe-se lá de onde..

 

Outra coisa: use APENAS o AMD Overdrive, pra monitorar temperaturas... É o único programa confiável, pra AMD...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@drcyberjr @RS Faria

Obrigado pela ajuda até aqui gente estou baixando o AMD Overdrive direto do site a amd agora, mais tarde na minha hora de almoço testo a temperatura com ele no GTAV para saber a temperatura real, só uma duvida o msi afterburner é confiavel para me mostrar a temperatura real da GPU ? 

@RS Faria vou tenta diminuir a voltage de 1.35V para sla um pouco menos mas preciso ter mais tempo pra isso pra testar se não via dar tela azul, você tem mais uma noção de quanto eu deveria colocar essa voltage?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@su3tam Ltda

 

Qual o contexto da imagem? O que tá rodando? Ainda..

 

3 horas atrás, drcyberjr disse:

Baixe o AIDA64 em placa-mãe / CPUID e anote o valor do tCTLMax.

Esse tCTLMax é o limite mostrado no AMD Overdrive para a sua CPU. O AMD Overdrive não indica a temperatura, mas a margem térmica que você tem até o limite. Esse valor do limite não é fixo e não corresponde ao Tcase do processador. Varia de placa-mãe, então você precisa do AIDA64 para encontrá-lo. 

Sabendo esse valor, que é o limite do AMD Overdrive, se torna simples.

Vamos dizer, hipoteticamente, que o seu tCTLMax é 80ºC. Você vê lá e o AMD Overdrive indica (por exemplo) 15ºC até o limite, a CPU está a 65ºC, correto?

Sabendo disso, abra o programa que você usa para ver a temperatura e veja a diferença de um para o outro. Se você sabe que a sua CPU está a 65ºC e o programa indica 75ºC ou 55ºC, você sabe que ela está 10ºC descalibrada para cima ou para baixo. Essa "descalibração" é constante. Então a partir daí você sabe que o programa indica uma temperatura X acima ou abaixo.

 

Um dos valores do TMPIN também vai indicar a temperatura correta da CPU, mas você só pode identificar qual dos três TMPINs depois de fazer a conversão.

 

Faça isso, quando tiver tempo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Desculpa estou fazendo as coisas correndo tentando ganhar tempo e estou me precepitando...

Então a imagem basicamente joguei GTAV durante uns 10~15 minutos e testei as temperaturas no msi e no AMD Overdrive, pelo que entendi meu processador está muito mas muito perto do limite de temperatura certo? A margem térmica está em 3.1 ou 3.0 variando entre núcleos pelo menos na print acima, mas esse valor varia muito com AMD Overdrive aberto nunca está parado.

Estou testando a voltage, e agora acho que consegui deixar o pc funcionando, o valor agora está em 1,30V não é muita diferença mas abaixo disso está congelando a tela/reiniciando do nada ... vamos ver se ele se matem funcionando ok em 1,30V.

Quando tiver mais tempo baixo o aida64 e sigo todos os paços do@drcyberjr  acima para um teste mais preciso. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@su3tam Ltda Faça como o colega falou, com calma e tempo.

Olhando melhor seu topico, acredito que um dos problemas esta na configuração manual de frequencia e tensão que voce resolveu usar no seu processador. Apesar de ser uma otima cpu para overclock, sua placa-mãe não é adequada e seu cooler tbem não é uma boa opção. Se você tiver experiência, faça um reset no cmos, retirando a bateria da placa-mãe. Se achar difícil, peça para alguem fazer. Na dúvida, não faça. Faça isso com toda a maquina desligada e, com o cabo de alimentação fora da tomanda de todos os equipamentos que estajam conectados fisicamente ao seu micro. Antes de pegar diretamente nas pecas internas, fique descalço e coloque as palmas das mãos numa parede. Faça isso pisando direto no piso de cerâmica. Esse procedimento servirar para decarregar eventual eletricidade estática.

Depois de zerar as configurações da bios, ligue a maquina e atualize apenas as informações de data e hora. Deixe carregar o windows e nas propriedades do gerenciamento de energia, utilize a opção "equilibrado". Depois rode o Overdrive para ver como fica a margem térmica.

Com base no print que voce colocou e misteriosamente foi abduzido, a tensão de todos os núcleos estava alta. Olhando todo o conjunto da sua maquina, voce nao precisa fazer over na cpu. 

Tenho uma maquina parecida com a sua e, com a temp ambiente em 25,4o, usando o cpu cooler deepcool gammaxx 400, rodei o battlefiel 4 aqui por 40 min, e minha menor margem termica foi de 36,50o.

adicionado 3 minutos depois

Rode o Overdrive jogando o gta v, como voce tinha feito antes. No overdrive tem uma opcao de log (nesse mesmo menu esquerdo que você clicou para aparecer a margem termica). Ative esse log, para que ele faça um histórico da margem termica enquanto voce joga gta.

adicionado 6 minutos depois

O teste foi no multiplayer online, no mapa com 64 jogadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @drcyberjr

test.png

Então galera como eu disse minha voltage de 1,35 eu consegui abaixa para 1,30 testei no gtaV on line por mais ou menos meia hora, esses foram os resultados 79 quase 80 graus :o QUE ISSO CARA, ta muito quente, @drcyberjr  eu não abri o gabinete nem coloquei ventilador nem nada fora do comum porque queria testar num ambiante real onde vou usar meu pc normalmente, também não "resetei" minha placa-mãe porque as configs de fabrica da placa-mãe não aceita o fx6300 de boa vamos assim dizer, @drcyberjr  quanto a essa opção de energia do windows com a bios "padrão" vamos assim dizer eu já tentei tempos atrás e não deu certo :/ por isso vou deixar essas config que está ai e talvez daqui um tempo eu troque a placa-mãe o que seria o ideal certo? (se for trocar mesmo só sei que vou compra uma com chipset 970...).

Bom voltando ao foco inicial do tópico queria sugestão de cpu cooler's para meu pc poder ser water cooler ou normal mesmo o importante é que refrigere e muito bem meu cpu, que como vocês podem ver está quase pegando fogo CHAMA O BOMBERO rsrs.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, vai acontecer isso. Baixe o cpu-z e rode o teste de stress dele que é simples e fara a cpu rodar na tensão e clock programado. Se voce tiver o prime95 e soubee usá-lo, faça com este ao invés do cpu-z. Assim você pode deixar o Overdrive maximizado e capturar a tela com a cpu em 100%. 

adicionado 4 minutos depois

Essa opcao do cpu z:

 

cpuz-benchmark.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei estranho esses núcleos a 3ghz. Bom, o prime95 leva 5 min pra comecar a estabilizar a temperatura. então tente rodar por 20 min, para ver como se comportam os núcleos em relação a clock e tensão. Se aparecerem varios cenarios muito diferentes, capture es telas e coloqueas aqui. 

Eu acredito que voce tem um problema, relacionado a ter alterado a tensão da cpu na bios, e parece que alguns multiplicadores tbem. A consequencia disso esta nas temperaturas altas, pois o cooler box e a pasta térmica dele nao estão em condições de refrigerar.

Uma das formas de diagnósticar mais fácil, seria fazer o reset das configurações da bios e deixa-la no padrão de fabrica. Junto disso, escolher no windows o esquema de energia "equilibrado".

Como voce esta temerário, aguarde mais opinioes.

adicionado 5 minutos depois

Esses picos deveriam acontecer em 2 ou 3 núcleos AO MESMO TEMPO, enquanto os demais estariam em 3,5ghz, quando voce estivesse jogando ou rodando o teste de stress do prime95. Assim seria fácil capturar a tela. No minimo, todos os núcleos ficariam sempre em 3,5ghz. Estou longe do meu fx6300. quando puder, confirmo isso nele e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@su3tam Ltda Fiz o teste aqui rodando o Prime95 na opção "In-Place Large FFT's" (a mesma usada nos testes de cpu cooler do Clube do Hardware), com um fx 6300, cooler DeepCool Gammaxx 400, pasta térmica que o acompanha e placa-mãe Asus m5a78l-m/usb3. Cheguei aos resultados abaixo monitorando pelo Amd Overdrive (conforme o tempo do teste):

Tempo         Temp. Ambien.            Margem Térmica

1)   5 min       30,6º                            32º

2)  10min       30,8º                            32,4º

3)  15min       30,9º                            30,9º

4)  20min       31º                               32,1º

 

* Temp. Ambien. = Temperatura Ambiente.

 

 

Eu sugiro você abrir um tópico especifico sobre overclock, para poder configurar melhor sua máquina. Assim você terá um melhor resultado.

 

 

prime95 5min.jpg

prime95 10min.jpg

prime95 15min.jpg

prime95 20min.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera uma ultima duvida, eu queria poder comprar a mobo e o water cooler juntos mas infelizmente vai passa um pouco do meu orçamento então terei que compra um depois o outro, estou na duvida qual vocês acham melhor eu comprar primeiro o water cooler para temperatura ficar suave ou a mobo primeiro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode parecer irrisório o que vou dizer aqui... mas infelizmente é uma grande realidade...

 

Um dos grandes culpados é o seu gabinete, a linha v3 da thermaltake tem uma construção que gera calor residual, eu tinha um montado num fx8350 e com cooler zalman cnps12x não havia solução que o baixasse de 50 graus, sendo que a placa-mãe vivia extremamente quente, tambem com 50 graus (asus crosshair formula z), troquei de gabinete e tudo voltou ao normal. Em relatos inclusive com um vendedor de uma loja confiável aqui no RS, vim a saber que o material empregado, principalmente no suporte da placa-mãe não casa com temperaturas do amd, tornando o espaço residual interno mais quente. Outros clientes da loja também experimentaram o mesmo problema com o gabinete vs amd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo.Lima Tenho um thermaltake V4 que é a mesma coisa praticamente que o V3 e não condiz com o que você está falando. Minha MB fica em torno de 30°~36° enquanto o CPU com cooler box chega aos 70° forçando o CPU. Ou seja, se fosse o gabinete era para a MB esquenta então. O grande problema dele é que realmente o cooler box é uma ***** e a mb dele é limitada para os fx.

 

@su3tam Ltda Dependendo do WC que irá pegar tem aircoolers mais em conta. Como o V3 não deve caber radiadores de 240 eu recomendaria pegar AirCoolers que tem desempenho semelhantes a wc de entrada como H55,H60.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...