Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração para fx 6300


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

@y4g0

Então pretendo comprar esse aqui http://www.pichau.com.br/water-cooler-gamerstorm-by-deepcool-maelstrom-120t-dp-gs-h12rl-ms120t-box

Dá uma olha nesse tópico aqui http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1185456-custo-x-beneficio-water-coolers/#comment-6519635

O @Contiusa me deu uma ajuda legal para escolher um WC em uma faixa de preço ok pro meu bolço rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@y4g0 Se não condiz para você, tudo ok... seu gabinete é v4... estou falando do v3 e fazendo valer do relato de um vendedor que enfrentou o mesmo problema com os clientes... Talvez o v4 tenha vindo melhorado a fixação da placa-mãe... realmente não tenho o mesmo e nem vou comprar para testar...

 

Tenho 21 pcs, um cpd que vai de um pentium mmx passando por diversos amd e intel e culminando em lga2011, me baseio no que tenho e sofri com esse gabinete e hoje tenho o mesmo numa configuração intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo.Lima

Acho que você está errado o gabinete tem uma boa refrigeração só meu cooler box e minha mobo qué são o problema olha o vódeo não tem como esse gabinete ser ruim em termos de refrigeração 

@y4g0

é isso é um problema um dos cooler's de cima está meio de lado pra encaixar rsrsrs, mas na prática não mudou muita coisa não 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processadores esquentam.. Não importa se seja AMD ou Intel.. É inerente à peça, não a marca...

 

 

Eu já tive esse V3.. O bom dele é que dá pra vender pra alguém...

 

Cable Management é quase zero, as duas entradas de fan no teto (na verdade, oficialmente, é só uma), dependendo da MOBO, ficam inutilizadas.. Ou você serra a borda da fan ou compra fan slim.. Fiz o segundo.. Acabei vendendo ele, com elas..

 

Ele foi bom.. Hoje, há opções BEM melhores...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria  Sim, a minha MB não consigo colocar o fan que ficaria em cima do CPU Cooler. Vi um cara na net que colocou uma fan de 12cm aonde ficaria o leitor de cd/dvd. Vou ver se faço umas loucuras aqui. Vou serrar a parte aonde ficaria os HDS para ter um fluxo de ar melhor das fans que vem da frente. Vou também serrar a tampa e adicionar +1 fan lateral. Já que a grana ta curta resta improvisar rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi galera voltei, então comprei um Maelstrom 120T, já instalei tudo (tive um ***** trabalho errei todos os parafusos antes de monta certo -.-) enfim depois de montado testei por mais ou menos meia hora no gta v, lembrando que a over voltage da cpu na bios está em 1.35 para não dar tela azul, o resultado que eu tinha com o cooler box era uma margem térmica no overdivre de -0,85, agora com o Maelstrom 120T o resultado de meia hora de teste no gta v on line foi de 24.50, com o limite segundo o aida sendo 83 graus vamos ver 83-24.5 = 58.5 graus (isso em meia hora de gta v)

E ai o que vocês acharam do resultado ? ainda pretendo trocar de placa-mãe para poder aproveitar uma over voltage maior para over clock ou para manter as config padrão da cpu para reduzir ainda mais a temperatura qual a melhor ideia ?

adicionado 3 minutos depois

test.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, su3tam Ltda disse:

com o limite segundo o aida sendo 83 graus

 

Esses 83ºC você fala o tCTLMax que aparece no AIDA64 na aba placa-mãe? Se for, é isso mesmo. O limite mostrado no AMD Overdrive seriam 'hipotéticos' 83ºC.

 

@y4g0 varia de placa-mãe. Esse não é o Tcase do processador, mas um valor do BIOS que o pessoal faz uma conta maluca para converter o bug da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, su3tam Ltda disse:

@Contiusa

é isso ai,  placa-mãe > cpuid > htc temperature limit (tctlmax) 83ºC

 

Joia. É isso aí.

 

Você já viu se o HWMonitor tem algum valor do TMPIN que seja igual a conversão? Como o seu é 83ºC fica mais complicado de converter na hora, mas o meu é 80ºC, número inteiro, então fica fácil. Dá sempre uma diferença de 10ºC para o HWMonitor. Porque um representante da AMD me disse que o meu TMPIN2 é o valor correto da CPU (varia de placa-mãe). Eu fiz a conta e é verdade. Ele mostra a mesma temperatura da conversão da margem térmica.

 

Você pode ver se no seu é a mesma coisa. Porque aí você não precisa mais usar o AMD Overdirve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera um amigo meu me indicou fazer um tal de push pull, depois que ele me explicou como funcionava decidi testa, e tive uma boa diferença apesar desse tal puch pull ter ficado meio improvisado rsrs.917e85e9-ed3b-4e65-b8bc-a8ebae2933ec.jpg

o resultado não foi tão grande, mas significativo, a temperatura (medida sempre pelo overdrive) sem puch pull chegou a 58.5º com puch pull chegou apenas 52,88º isso que sem puch testei por meia hora apenas, e com o puch testei por uma hora e meia mais ou menos(esses testes sempre no GTA V) to pensando em fazer um puch pull com mais um cooler só não sei como vou prender ele (ainda).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@su3tam Ltda você é o segundo usuário de FX que apresenta números de que o push pull dá um ganho absurdo. Tem algo errado nessa história, porque o push pull é conhecidamente ineficaz em vários posts na internet, inclusive de veteranos internacionais que foram ex-engenheiros (fabricantes de processadores), representantes, etc. Quase 6ºC deve ser mais ou menos a diferença que separa um H60 de um H110i. Se isso fosse real, ninguém comprava o H110i e todo mundo estava indicando push pull..

 

Outra questão é que você precisa fazer os testes com as duas tampas abertas para isolar ao máximo o desempenho do water cooler.

 

O único water cooler que eu vi ter um ganho visível com o push pull (2,6ºC em 4.6GHz de over) foi o H75, que também tem radiador de 22mm. Isso pode indicar que os radiadores estreitos se beneficiem mais do push pull. 

 

Como você esta sem metodologia e a máxima tem oscilações grandes - nos meus testes chegou a 3ºC, pode ser que, se você fizer seis, sete testes seguidos essa diferença desça para a casa dos 3ºC.

 

Como o a AMD só tem um sensor no chip (ela não tem um sensor para cada núcleo), e esse sensor é meio bugado, às vezes indicando a temperatura em um tempo diferente para núcleos diferentes (só existe um valor, não existe um valor para cada núcleo), isso pode dar uma inconsistência de vários graus.

 

Ou seja, AMD realmente não combina com esse tipo de teste, razão porque só enconstramos teste de coolers com processadores FX em sites Russos (não sei por que). É uma coisa meio underground, sem muita relevância.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

Eu adicionei mais cooler pra fora igual o que coloquei antes perdi mais 1º grau, agora vou adicionar mais o terceiro só que dessa vez para dentro, vamos ver o que vai dar em breve testo e coloco os resultados aqui de novo, to adorando faze esse puch-pull maluco e fica testando huahuahua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Contiusa disse:

@su3tam Ltda você é o segundo usuário de FX que apresenta números de que o push pull dá um ganho absurdo. Tem algo errado nessa história, porque o push pull é conhecidamente ineficaz em vários posts na internet, inclusive de veteranos internacionais que foram ex-engenheiros (fabricantes de processadores), representantes, etc. Quase 6ºC deve ser mais ou menos a diferença que separa um H60 de um H110i. Se isso fosse real, ninguém comprava o H110i e todo mundo estava indicando push pull..

 

Outra questão é que você precisa fazer os testes com as duas tampas abertas para isolar ao máximo o desempenho do water cooler.

 

O único water cooler que eu vi ter um ganho visível com o push pull (2,6ºC em 4.6GHz de over) foi o H75, que também tem radiador de 22mm. Isso pode indicar que os radiadores estreitos se beneficiem mais do push pull. 

 

Como você esta sem metodologia e a máxima tem oscilações grandes - nos meus testes chegou a 3ºC, pode ser que, se você fizer seis, sete testes seguidos essa diferença desça para a casa dos 3ºC.

 

Como o a AMD só tem um sensor no chip (ela não tem um sensor para cada núcleo), e esse sensor é meio bugado, às vezes indicando a temperatura em um tempo diferente para núcleos diferentes (só existe um valor, não existe um valor para cada núcleo), isso pode dar uma inconsistência de vários graus.

 

Ou seja, AMD realmente não combina com esse tipo de teste, razão porque só enconstramos teste de coolers com processadores FX em sites Russos (não sei por que). É uma coisa meio underground, sem muita relevância.

Olha eu fiz o puch-pull com +1+2e+3 cooler's sempre usando COOLER FAN C3 TECH STORM esse aqui --> http://www.pichau.com.br/cooler-fan-p-gabinete-c3-tech-storm-series-f7-120x120x25mm-vermelho-f7-l100rd-box

meu water cooler é um Maelstrom 120T;

Eu testei meus fan cooler's em diversos lugares diferentes do gabinete para refrigerar bem as duas peças que considero mais importante para um pc gamer no meu caso cpu e gpu, que são as que mais esquentam geralmente, no final das contas 1 cooler no puch-pull fez diferença desses 5º graus, parece absurdo mas fez toda essa diferença nos meus testes, mas a partir do segundo cooler no puch-pull a temperatura começou a cair apenas 1 graus, e no terceiro caiu apenas um grau também, levando em conta que quando eu removia os dois cooler's de sima do gabinete minha placa de vídeo esquentava 3 ou 4 graus a mais em quanto abaixava apenas um da cpu, decidi deixar os cooler na seguinte posição;0e63bf78-1674-490f-ad19-489e0eb6a212.jpg

Nos meu testes percebi que o puch-pull com o dois cooler's do mesmo lado do radiador se torna um puch-pull ineficaz, porém com um cooler em cada lado do radiador conseguiu abaixar os 5º graus ...

os dois cooler's pro lado de fora em sima do gabinete foi para ganhar espaço dentro do gabinete, mesmo porque não caberia os dois dentro no máximo um.

Bom no meu teste com essa configuração exatamente como da foto, como o gabinete totalmente fechado, meu cpu chegou a 52,75º no máximo, enquanto minha gpu chegou a 59, testando sempre no gta V sempre na mesma config gráfica.

(Vale a pena lembra que a over voltage da cpu está em 1.35 CULPA DA MINHA MOBO ATUAL).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...