Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando sozinho


Posts recomendados

Pessoal, meu computador está desligando sozinho. Eu ligo o computador, uso ele e do nada ele desliga sozinho. O pc desliga sozinho, nao apresenta nenhuma tela azul, nem nada, somente desliga sozinho, e liga no mesmo segundo que ele desliga, e daí fica numa tela preta mostrando os componentes do pc, tipo mostrando a quantidade de memoria ram, mostrando o nome do processador, tipo na tela da asus megatrends, algo assim, (asus é a placa-mãe). E daí fica nessa tela, o pc nao liga novamente, tipo ele desliga do nada e no mesmo segundo que foi desligado ele liga nessa tela e pra o pc ligar, pra mim poder mexer no windows e tal, eu tenho que apertar o botao do gabinete, o de ligar, ai o pc sai dessa tela e liga normalmente. Recentemente eu adicionei mais um pente de 4gb no pc, antes era so 4gb, ai adicionei mais um e começou a dar o problema, mas eu lembro que antes de colocar ela, esse problema ja havia dado. Agora tá com mais frequencia. Começou pra valer mesmo ontem, ontem deu duas desligadas sozinho assim, e hoje, deu uma agorinha. O que pode ser?

E outra coisa pessoal, eu só vou levar no tecnico na segunda, o pc ainda vai ficar ligado pra valer amanhã e no domingo, estou com medo de essas desligadas danificarem algo do computador, isso é possivel? De danificar algo do pc com essas desligadas? Tipo placa de video, processador, memorias, e tal? To morrendo de medo disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura atual do processador não está próxima do valor limite. Por exemplo: caso a sua CPU suporte trabalhar a 70 ºC, o ideal é que ela opere normalmente a 30 ºC ou a 40 ºC. Essa folga serve para o processador ter uma margem nos momentos de pico, ou seja, caso você execute um jogo, a CPU pode esquentar um pouco mais sem chegar muito próximo do valor máximo.

 

Placa de vídeo ao executar games, a placa de vídeo é a peça principal por fazer a magia acontecer, isso significa que ela vai esquentar muito. Algumas placas conseguem trabalhar tranquilamente a 80 ºC ou 90 ºC.

 

Para o HD, o mais indicado é manter o HD operando com valores entre 20 ºC e 30 ºC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andersonbu O que tudo isso quer dizer é que o que pode estar ocasionando o pc desligar sozinho assim ou é o hd ou o processador? E o que seria recomendado fazer neste caso? Ah, e essas desligadas sozinhas, podem danificar algum componente, como o processador, placa de video e tal? Estou mais preocupado nisso.

adicionado 2 minutos depois

@Lucas Pedro @Andersonbu Ops, confundi, o processador está tudo ok, então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema ai também pode ser fonte, já tive alguns clientes que tiveram o mesmo problema e resolvi trocando a fonte. não posso te confirmar se é fonte no seu caso.

 

Se tiver um pouco de conhecimento poderia trocar a pasta térmica do processador, se nunca fez essa manutenção preventiva, já está na hora.

 

Sobre o HD se quiser sabe se tem algum problema nele pode baixa esse CrystalDiskInfo, baixa a versão Standard Edition

 

Vídeo tutorial

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andersonbu Amigo, comprei uma fonte nova não tem nem um ano, comprei uma nova no finalzinho de dezembro de 2015, junto com o hd, e eu já tinha checado o hd nesse crystal e no hard disk sentinel, ta dando warning no hard disk sentinel e alerta no crystal. O que é *****, não tem nem um ano de uso e tá assim... Mas enfim, o problema do desligamento pode ser o hd então? E quedas de energia e oscilações que ocasionam esses problemas no hd?

adicionado 1 minuto depois

@Andersonbu A troca  da pasta termica, seria no processador, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lucas Pedro disse:

@Andersonbu Amigo, comprei uma fonte nova não tem nem um ano, comprei uma nova no finalzinho de dezembro de 2015, junto com o hd, e eu já tinha checado o hd nesse crystal e no hard disk sentinel, ta dando warning no hard disk sentinel e alerta no crystal. O que é *****, não tem nem um ano de uso e tá assim... Mas enfim, o problema do desligamento pode ser o hd então? E quedas de energia e oscilações que ocasionam esses problemas no hd?

adicionado 1 minuto depois

@Andersonbu A troca  da pasta termica, seria no processador, correto?

 

 

Troca da pasta térmica é no processador sim!

Você fez o teste com o programa de memória que te passei, recomendo deixa ele de um dia para outro fazer um teste profundo.

 

Caso não tenha nenhum problema com as memórias, e continuar dando o esse problema de desligamento repentino, recomendo a formatação e depois da formatação continuar do mesmo jeito faria um teste com outro HD.

 

Vai por passos é não se precipite em fazer compras até testar os componentes!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andersonbu Vou trocar a pasta térmica do processador. Irei baixar o programa das memorias agora e fazer esse teste de um dia para o outro. Como voce disse, se nao tiver problema nas memorias e o desligamento repentino continuar, vou salvar os arquivos importantes e formatar o pc, ai se ainda continuar com o desligamento, eu tento comprar outro HD, o ***** é que a grana tá curta pra ficar comprando coisas... Mas como os graus de temperatura dos componentes do pc, tipo processador, placa de video e tal estão normais, só o hd que tá anormal, e tambem ja deu o aviso de alerta nos programas de teste de hd, eu creio que seja ele, tomara que seja, pois é bem mais barato que qualquer outra peça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Lucas Pedro disse:

@Andersonbu Vou trocar a pasta térmica do processador. Irei baixar o programa das memorias agora e fazer esse teste de um dia para o outro. Como voce disse, se nao tiver problema nas memorias e o desligamento repentino continuar, vou salvar os arquivos importantes e formatar o pc, ai se ainda continuar com o desligamento, eu tento comprar outro HD, o ***** é que a grana tá curta pra ficar comprando coisas... Mas como os graus de temperatura dos componentes do pc, tipo processador, placa de video e tal estão normais, só o hd que tá anormal, e tambem ja deu o aviso de alerta nos programas de teste de hd, eu creio que seja ele, tomara que seja, pois é bem mais barato que qualquer outra peça...

 

Isso mesmo, se tiver como pegar emprestado com alguém seria melhor ainda.

 

Vai por partes e no final volta aqui é posta o que resolveu.

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andersonbu Beleza mano, volto aqui sim, agora uma ultima coisa que nao me respondeste e que quero muito saber kkk, esses desligamentos pode danificar alguma peça do pc, como a placa de video, memorias, processador e tal? Ou não tem como queimar já que por algumas pesquisas que fiz, esse desligamento é mais por proteção de nao queimar nada, do que mais só desligar repentinamente mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D OI  rapas eu tive o mesmo problema com um computador que arrumei, tinha uma fonte corsair 430w que desligava do nada com processador intel quad lga-775 com o AMD 3-core do meu amigo esta funcionando sem problemas. FOI colocado um FONTE-500w EVGA e problema parou. Você tem uma placa de video forte ou não qua tdp dela, o computador que desligava mal chegava 300w e mesmo assim desligava.Qual  fonte você tem e o modelo dela?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Lucas Pedro disse:

@Andersonbu Beleza mano, volto aqui sim, agora uma ultima coisa que nao me respondeste e que quero muito saber kkk, esses desligamentos pode danificar alguma peça do pc, como a placa de video, memorias, processador e tal? Ou não tem como queimar já que por algumas pesquisas que fiz, esse desligamento é mais por proteção de nao queimar nada, do que mais só desligar repentinamente mesmo...

 

O que pode danificar nesse estado é o HD, com esses desligamentos repentinos você pode perde algum arquivo importante par inicialização do sistema e caso isso aconteça vai ficar um pouco complicado para resgatar os arquivos importantes que lá estão.

 

Quando pego problemas de sistema que não inicia, utilizo um CD do UBUNTU para acessar os arquivos do Windows sem modificar nada. Faço o backup dos arquivos importantes e não perco tempo já formato e instalo um novo sistema limpo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mauricionardin Olá amigo, minha fonte é uma CX430. Creio que esse problema nao deva ser com ela nao, porque meu pc nem é tão potente. é um i5 3330, gtx 750 ti de 1gb e 8gb de ram. So isso. Ela da pro gasto e ainda deve sobrar... Ou nao?

adicionado 3 minutos depois

@Andersonbu Entendi, e o meu computador também está com um problema, isso não acontece direto, mas tem vezes que acontece. É o seguinte, quando vou ligar o computador, ele fica travado na inicialização, que no caso é a telinha da Asus aqui, uma tela preta com o nome asus, ai ele fica travado nela e pra sair dela só se eu apertar no botão de reiniciar o computador do gabinete, e as vezes, até mesmo quando aperto o botão de reiniciar, ele ainda dá o problema de ficar travado, só depois de umas duas apertadas no botão, que passa dessa tela da asus e vai pro ligamento do computador, tipo o windows carregando e indo pro pc pra poder usar e tal... Isso é problema de hd?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem lembrado @RS Faria@Lucas Pedro está usando o asus suite? geralmente vem no cd de drivers da placa-mãe, lembro na época que tive uma mobo da asus e estava com este aplicativo instalado ele sempre acusava alta temperatura na cpu e baixava o clock (não chegava a desligar) mas pode ser que alguma configuração nele possa estar marcada para desligar o computador em casos de excesso de temp ou corrente.

adicionado 0 minutos depois

ah, ia esquecendo, desinstale caso tenho ele instalado na máquina e veja se o problema persiste..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andersonbu Olá amigo, utilizei o computador por hoje e novamente o computador desligou da mesma maneira, agora eu li todas as informações e vi que deu a seguinte mensagem "power supply surges detected during the previous power on. asus anti-surge was triggered to protect system from unstable power supply unnit!". Infelizmente não deu pra colocar o programa das memorias, mas tenho quase certeza de que nao sao elas. estão novinhas. Estou de maos atatadas relação a esse problema ja que ele da direto. Sem usar jogo, usando jogo, nao importa como. Estou com medo de queimar algo dando esse desligamento repentino.

adicionado 3 minutos depois

@RS Faria Olá Faria, eu já ia comentar sobre isso. O desligamento repentino deu hoje novamente, e eu li tudo, a mensagem final é exatamente de ASUS Anti-Surge. "power supply surges detected during the previous power on. asus anti-surge was triggered to protect system from unstable power supply unnit!". Seria realmente recomendavel desabilitar essa função e ver se vai desligar o computador de novo? Nao tem perigo? E assim, algum componente do computador pode estar causando esse problema ou nao? Outra coisa é que uso estabilizador ligado na tomada do fio terra. Quero trocar por filtro de linha mas nao sei se vou achar realmente um filtro de linha ou uma extensão... Será que tirando o estabilizador e ligando o pc direto na tomada do fio terra, ou tomada normal, vai resolver o problema? Nao creio que seja a fonte, nem nenhum componente, tudo do pc foi trocado no finalzinho de dezembro. Tem muito pouco tempo.

adicionado 4 minutos depois

@Boris_The_Blade Pois é, tenho que tentar o desativamento dessa função da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Pedro

 

Se continuar, você pode conseguir um multímetro, pra fazer a aferição das tensões da fonte, pra saber se o uso do estabilizador, não causou algum problema.. Se estiver OK, desligue a opção na BIOS.. Ela é meio bugada mesmo...

 

Eu já tive problemas no passado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...