Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Definição de resistores na configuração do lm358


Daniel Lumes

Posts recomendados

Boa tarde pessoal do fórum!!

Estou fazendo um projetinho de controle do nível de água em um pequeno tanque, estou com dúvidas em relação a configuração do lm358 no circuito, tenho que definir 4 resistores nele e não entendo bem como isso funciona. no meu caso 1 dele é o potênciometro linear de 10k.

Estou alimentando o circuito com uma bateria de 12V, o projeto funciona de forma que uma bóia fique conectada ao potênciometro de 10K e conforme o nível de água no tanque varie ele acione a bomba pra preencher exatamente a quantidade retirada, estou utilizando uma bomba de esguicho de parabrisa de carro que funciona com 12V também, minha dúvida está relacionada aos resistores desse circuito, não estou conseguindo defini-los para ajustar corretamente a configuração do lm358 e a entrada do tip132.

Se alguém puder ajudar agradeço muito!!

:)

IMG-20160905-WA0006.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MOR, eu deveria inverter as entradas então?? esse circuito foi o professor que passou, estou tendo um pouco de dificuldades com ele... obrigado

adicionado 16 minutos depois

@MOR

MOR, eu deveria inverter as entradas então?? esse circuito foi o professor que passou, estou tendo um pouco de dificuldades com ele... obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz A explicação dele foi a seguinte: no primeiro estágio o sinal é tratado negativo e com o potenciometro regula-se o ganho, no meu projeto a bóia fica ligada a este potenciometro, o segundo estágio é apenas para inverter o sinal que vai para o transistor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...