Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Pré-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

27 minutos atrás, Dick Trace disse:

Deviam ter comparado o 8700K com o R7 1800X.

E quanto aos preços?

 

Já saiu o preço em uma loja canadense (rumores). Deve custar igual ao i7-7700K.

 

Então ele realmente fica entre o preço do 1700 e o 1700X. O 1800X não está na faixa de preço do i7-8700K (pelo que tudo indica). Aí já é para competir com os octacore / hectacore da Intel.

 

E o i7-8700K não é um octacore, então eu acho que ele não compete nem com um R7 1700X. Talvez ele só tenha um atrativo porque é uma plataforma mais estável. Até porque os estúdios que precisam de potência de verdade cobrem o custo de um Xeon topo de linha com um projeto que eles fazem. Mas para quem tem um estúdio pequeno, montar um i7-8700K com uma placa H370 ou B370 vai ficar bom demais.

adicionado 2 minutos depois

 

Mas eu posso morder a lígua e a Intel lançar pelo preço do i7-7800X. Aí sai o Zen 2 e todo mundo abandona a Intel :D Especialmente se o Zen 2 vier com o soquete do Threadripper (muito show). Porque esse soquete de plastico do AM4 desanima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu apenas acho que, se o 8700K é o melhor para soquete 1151, então deveriam ter incluído o R7 1800X para mostrar o melhor do soquete AM4, como futuros reviews certamente farão. Eu acho que a diferença no número de núcleos não importará muito à maioria das pessoas devido à vantagem em IPC da Intel, mas ainda acho que ela deveria ter lançado um octa-core para soquete 1151 pois pelo visto o soquete AM4 ainda terá vantagem em multi-threading.

E se o Zen 2 é mesmo feito em 7nm então vai levar um bom tempo ainda até o lançamento. É mais provável que um Cannon-lake octa-core de 10nm seja compatível com placas Coffee-lake série 300 e chegue bem antes que o Zen 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Contiusa sim isso é, mas pô, ter que fazer delid :X. Como estou no lado vermelho, espero os Ryzen 2. Mas não posso negar, a pressão da AMD na intel, mudou um pouco o jogo. 

 

Também acho paia isso de ter que fazer delid nos processadores da Intel. Custa parar de usar pasta de dente dentro do processador? Espero que agora ela acorde para a realidade, tendo a AMD pressionando-a. Eu estou muito feliz com essa reviravolta no mercado. A Intel está doidinha, dando tiro para tudo quanto é lado. Nos últimos lançamentos a Intel parece que pirou o cabeção, pois está lançando processador intermediário em plataforma high end, vai fazer uma mistureba louca na oitava geração, onde os rumores indicam que teremos Kaby Lake Refresh, Coffee Lake e Cannon Lake misturados no line-up, então mais do que nunca pesquisa se faz necessária antes de comprar qualquer coisa. Mas apesar disso eu estou gostando de ver a Intel finalmente se mexendo para competir, pois antes ela estava confortável demais no trono lançando coisas cada dia menos irrelevantes. Francamente quem tem um Sandy Bridge topo de linha ainda tem muito processador, pois depois dele só veio refinamentos pequenos. Eu mesmo estou me segurando para os novos lançamentos, pois só agora o mercado voltou a movimentar e ainda muita coisa vai mudar. Talvez eu até compre um dos Ryzen 7 já lançados, mas não com os preços de hoje. A Intel lançando o Core i7-8700K 6C/12T vai obrigar a AMD a abaixar preços e a lançar modelos ainda mais robustos (talvez com clock mais alto, mesmo que com TDP de 125W) dos Ryzen 7. Então eu, como consumidor, fico é feliz com tudo isso. Meu PC é datado, mas ainda é guerreiro, então vou segurar a onda mais um pouco até as coisas se estabilizarem. Meu bolso agradece.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fiquei uns dias em off, por gentileza como está a situação dos processadores da Intel em termos de soquetes e respectivos modelos, Coffelake, Cannonlake, Skylake X e Kabylake x estou muito confuso com o uso de soquetes e essa mistura de CPUs entusiastas e modelos intermediários no mesmo soquete e usando o mesmo chipset, sem falar que parece que o i7 8700k vai ser mais rápido que o i7 7800x porém mais barato, estou muito confuso como nunca estive, sempre tive um pouco de facilidade em memorizar os soquetes e orientar meus clientes, mas desta vez estou me embaralhando.


Alguém pode enviar um resumo de tudo isto por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/08/2017 às 19:20, esf disse:

Eu comprei um 7800x, mas to de olho nesse 8700k. Se for tudo isso que tão dizendo, vai ser um grande processador

Levando em consideração que o 7800X empata com o R5 1600, o 8700K deve ser um up legal :v

 

10 horas atrás, Pietro Luigi disse:

i3 8100 e 8350k chipset 200 e demais 300 ¬¬

 

Achei bem estranho também o i5 8400 ter clockbase 2.8GHz e os demais com clock mínimo de 3.6HGz.

 

@Pietro Luigi Esses i3 são os i5 Kabylake provavelmente, e o 8400 deve ser para dar uma boa distancia dos 8600\8700\7700 e dos Kabylake\Skylake-X, por ter 6 núcleos ainda deve ficar a frente dos i5 i3 com clocks altos, ou pelo menos ter frametimes melhores :x

 

 

Só espero que os 8700K venham soldados, TIM não tem como com esses clocks, 50% mais núcleos gerando calor, a não ser que tenham feito um milagre com a eficiência deles, e sendo tão adiantados para combater os Ryzen, provavelmente sendo apenas kabylake 2.0 imagino que este não seja o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não acompanhei nada nas últimas semanas; afinal, já foi anunciado se os coffe vão ser compatíveis com as mobos 2xx?

Se forem compatíveis, vai ser a melhor notícia do ano pra mim :)

E... Se não, já tem alguma data pra soltarem as informações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lost Byte disse:

Não sei se já foi discutido, mas se o Coffee Lake realmente vai usar o socket 1151, pelo menos os coolers atuais ainda serão compatíveis ou até isto vai ter que trocar?

 

Acho muito difícil eles mudarem. Até agora eu não vi nenhum rumor. Mas tudo pode acontecer, até lançar em 2018 e custar +400$ :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Se trocarem até isso o uso do "mesmo" soquete não vai fazer sentido nenhum. Acho que isso geraria uma repercussão extremamente negativa entre os usuários entusiastas da marca. Incompatibilidade de chipset a gente pode até tentar entender, mas de cooler não tem o menor cabimento. Mas sim, é uma questão a ser considerada e vindo da Intel não duvido nada que façam uma malandragem nesse sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Pistigrilo disse:

Incompatibilidade de chipset a gente pode até tentar entender

Broadwell *coff* *coff*...

 

14 horas atrás, Pistigrilo disse:

Incompatibilidade de cooler não tem o menor cabimento.

Ryzen (que funciona na mobo da Asus, mas não funciona em nenhuma outra mobo) *coff* *coff*...

 

Para quê ajudar a vida do consumidor se é possível dificultar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni "Ryzen que funciona em mobo da ASUS mas não funciona em de outras fabricantes"? Sério que isso aconteceu? Eu não fiquei sabendo disso. Mas enfim, isso de incompatibilidade de cooler seria o fim da picada, pois até no Threadripper a AMD arrumou uma gambiarra para encaixar watercoolers antigos. A Intel mantendo o mesmíssimo soquete não tem o menor cabimento de mudar encaixes de coolers.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao que tudo indica as especificações para os coolers também permanecerão as mesmas, pois elas são ligadas ao soquete, não ao "nome" do processador em si. Como a furação e distância são constantes muitos coolers inclusive servem para vários soquetes. Alguma coisa teria que dar muito errado nos laboratórios da Intel para conseguirem mudar specs do cooler sem mudar o soquete.

 

Olha, até que estou animada com os novos 1151. Quando comprei minhas peças no final do ano passado só havia o prospecto de fazer um upgrade para os então futuros kabys. Qualquer lançamento extra é lucro. Fica a esperança de que não metam os pés pelas mãos nos chipsets. :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Pistigrilo disse:

@Imakuni "Ryzen que funciona em mobo da ASUS mas não funciona em de outras fabricantes"? Sério que isso aconteceu? Eu não fiquei sabendo disso. Mas enfim, isso de incompatibilidade de cooler seria o fim da picada, pois até no Threadripper a AMD arrumou uma gambiarra para encaixar watercoolers antigos. A Intel mantendo o mesmíssimo soquete não tem o menor cabimento de mudar encaixes de coolers.

Tem uma mobo da Asus que permite usar a montagem AM3 no soquete AM4.

 

https://www.asus.com/us/Motherboards/ROG-CROSSHAIR-VI-HERO/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só o que me incomoda nesta questão toda é manter a nomeação do socket como está, sem algo para diferenciar, como por exemplo "1151-v2" ou algo similar, sendo que lembro que alguém cogitou esta possibilidade.

A obrigação de mudar peças pela compatibilidade é quase que inevitável. Meu primeiro PC era um Pentium 4 que desde então sempre tive que trocar placa-mãe + memória RAM na hora de dar um upgrade de CPU, e uma experiência péssima que tive foi utilizar um FX-6100 com uma placa-mãe que se dizia compatível, a M5A78L-M, e muitos sabem a dor de cabeça que ocasionou este tipo de combinação.
Não gosto da ideia dessas mudanças que acontece passando as gerações de processadores, mas prefiro trocar metade das peças do PC para garantir um bom desempenho do que me arriscar novamente a situação do FX. A propósito, tem também a história dos Skylakes com placa-mãe que suporta DDR3, e olhem onde esta situação levou.

Não é aqui o tópico dele, mas servirá como exemplo... Provavelmente quando lançarem a 2ª geração dos Ryzen, será criado novas placa-mães atualizadas que irão trazer vários benefícios a eles, sendo que as já lançadas B350/X370 podem capar boa parte do desempenho, o que vai deixar muita gente com raiva.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Imakuni disse:

Tem uma mobo da Asus que permite usar a montagem AM3 no soquete AM4.

 

https://www.asus.com/us/Motherboards/ROG-CROSSHAIR-VI-HERO/

 

Opa, mas aí você está falando de cooler, não de processador que funciona em uma marca de placa-mãe mas que não funciona em outras marcas. Eu tinha entendido completamente errado.

 

E poxa, bacana demais essa solução da ASUS para aproveitar coolers antigos! Bom... Entendi seu raciocínio agora e até concordo que seria legal poder usar coolers antigos na plataforma nova, mas por outro lado eu não vou condenar a AMD por mudar um encaixe de coolers que ela usava desde 2006 (pois o encaixe é o mesmo nos Sockets AM2/AM2+/AM3/AM3+ - o PC da minha irmã, por exemplo, é composto por um Phenom II X4 955 BE C2 AM3 espetado numa placa-mãe AM2+ ASUS M4A785-M e usando um cooler AM2 ASUS Triton 78). Se a AMD garantir a compatibilidade de coolers pelos próximos onze anos já podemos ficar agradecidos.

 

21 horas atrás, Lost Byte disse:

Só o que me incomoda nesta questão toda é manter a nomeação do socket como está, sem algo para diferenciar, como por exemplo "1151-v2" ou algo similar, sendo que lembro que alguém cogitou esta possibilidade.

A obrigação de mudar peças pela compatibilidade é quase que inevitável. Meu primeiro PC era um Pentium 4 que desde então sempre tive que trocar placa-mãe + memória RAM na hora de dar um upgrade de CPU, e uma experiência péssima que tive foi utilizar um FX-6100 com uma placa-mãe que se dizia compatível, a M5A78L-M, e muitos sabem a dor de cabeça que ocasionou este tipo de combinação.
Não gosto da ideia dessas mudanças que acontece passando as gerações de processadores, mas prefiro trocar metade das peças do PC para garantir um bom desempenho do que me arriscar novamente a situação do FX. A propósito, tem também a história dos Skylakes com placa-mãe que suporta DDR3, e olhem onde esta situação levou.

Não é aqui o tópico dele, mas servirá como exemplo... Provavelmente quando lançarem a 2ª geração dos Ryzen, será criado novas placa-mães atualizadas que irão trazer vários benefícios a eles, sendo que as já lançadas B350/X370 podem capar boa parte do desempenho, o que vai deixar muita gente com raiva.

 

Essa confusão de "mesmo soquete para plataformas diferentes" já é assunto antigo. Só se lembrar do clássico exemplo do Socket LGA775, lançado em 2005 para a família Pentium 4 (na época ainda na então litografia de 90nm). Porém, quando a família Core2Duo foi lançada em 2006 vieram novos chipsets e os novos processadores não funcionavam em placas antigas. Pelo menos os processadores antigos funcionavam nas placas novas, tanto que pouco antes havia saído a última revisão da família Pentium 4, nos 65nm, corrigindo problemas relacionados à superaquecimento e gasto energético dos modelos de 90nm.

 

Do lado vermelho da força eu posso citar novamente os Sockets AM2/AM2+/AM3/AM3+. Na época a AMD agia como a Intel age hoje, trocando de Socket a cada lançamento. A família Athlon 64 teve três Sockets, sendo o último deles o AM2, de 2006. Enquanto a competição era com a família Pentium 4 a AMD reinava absoluta, mas logo a resposta da Intel veio com o Core2Duo. Em 2007 a situação da AMD piorou quando a Intel lançou a versão quad core desses processadores. A resposta inicial da AMD foi uma plataforma onde se colocavam dois processadores Athlon 64 FX dual core para trabalhar em conjunto, mas isso era muito caro e ineficiente, então não foi para frente.

 

Então ela lançou às pressas o primeiro Phenom, revisão B2, ainda em 2007, com o bug no circuito de TLB que criou uma péssima fama para o produto, mesmo ele tendo sido corrigido depois na revisão B3. Com isso nasceu o Socket AM2+. Os processadores novos funcionavam nas placas antigas, desde que se fosse feito o procedimento de upgrade de BIOS. Havia uma pequena perda de performance nesse caso (algo em torno de 10%), algo extremamente perdoável, caso a pessoa quisesse economizar e manter a placa antiga. E os processadores antigos funcionavam nas placas novas sem nenhuma limitação. Excelente! O Phenom B3 era um bom produto, mas infelizmente não foi o suficiente sequer para concorrer com os modelos mais fortes do Core2Duo. Ver um quad core apanhando nos benchmarks e testes em geral para um dual core queimava a fama da AMD. E ela precisava reverter isso.

 

Nesse cenário nasceu o Phenom II trazendo contigo o novo Socket AM3, no ano de 2009. Um produto que não foi lançado às pressas e que deu muito certo, mesmo não sendo o suficiente para bater nos modelos mais fortes do Core i7. Como o Phenom II tinha controlador de memória híbrido DDR2/DDR3 era possível usá-lo em placas AM2 (com perda de performance de 10% em média) e AM2+ (praticamente sem perda de performance - a perda de performance aqui se dava pelo uso de memória RAM mais lenta) como em placas novas AM3, com memória DDR3. E esse foi um dos motivos de sucesso da plataforma.

 

Porém, com o lançamento do Sandy Bridge da Intel em 2011 o Phenom II tornou-se obsoleto. A AMD sabia que precisava de um produto novo para competir, mas ela ainda não tinha disponível chips maduros no processo de 32nm e sua nova arquitetura ainda não estava otimizada, então ela lançou o famigerado FX às pressas, com o novo Socket AM3+, incompatibilidade com placas antigas (mas pelo menos ainda dava para usar processadores AM3 em placas AM3+) e toda aquela decepção que já conhecemos pela plataforma ineficiente, mal otimizada para os programas da época (e me arrisco a dizer que até hoje) e tudo mais.

 

Enfim, estou te lembrando disso tudo só para você ver que isso de retrocompatibilidade e incompatibilidade no mesmo Socket já é assunto velho, que vive se repetindo ao longo da história. Existem histórias ainda mais antigas que essas, como a dos Pentium III Socket 370 que não funcionavam em placas antigas de mesmo Socket lançadas quando esse Socket só servia para o Celeron, ou mesmo alguns casos bem confusos acerca do Socket 7, relacionados ao clock do FSB dos processadores (os primeiros eram 66MHz e depois vieram processadores com FSB de até 100MHz que exigiam o uso de placas chamadas de Socket Super 7), etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RonaldAlaxx disse:

Galera, estou realmente incomodado e angustiado. estou sem meu computador desde março e quero muito jogar.

Iria montar um ryzen agora dia 6. Realmente é melhor esperar esse lançamento da intel?!?

Você tem duas opções: ou acaba com a angústia de esperar mais uns 2, talvez 3, 4, 5... meses e compra agora, ou então faz o tempo que você esperou valer a pena, esperando mais ainda por algo que pode ou não valer. É questão de preferência, e sinceramente, não há certo ou errado aqui.

 

Eu por exemplo fui nessa de esperar broadwell e me ferrei. A partir daí, decidi continuar esperando para pegar Skylake. Não pagou como eu gostaria, acreditava-se que Skylake ia ter AVX 512 quando eu fiz a decisão, mas pelo menos pagou o DDR4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, RonaldAlaxx disse:

Galera, estou realmente incomodado e angustiado. estou sem meu computador desde março e quero muito jogar.

Iria montar um ryzen agora dia 6. Realmente é melhor esperar esse lançamento da intel?!?

 

Não vejo motivos para ficar "incomodado e angustiafo". Quando eu disse que "para quem não tem pressa" esperar seria o melhor foi realmente para quem não tem nenhuma urgência para comprar uma nova máquina. Para quem precisa de um PC novo HOJE, como você, investir nas plataformas atuais, tanto da AMD como da Intel vale muito a pena sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...