Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Pré-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

@Contiusa Se essa 8ª for mesmo isso, e esses i3 tiverem preços bem baixos (R$300~500), acho que é a melhor opção de entrada, já que provavelmente os Ryzen 3 devem ficar um pouco atrás, mesmo sendo 4C/4T também. Estou curioso também para ver os clocks desses modelos, os i3 de 7ª tem clocks altos, o mais básico é 3.9Ghz, se manterem para 4C, vai ser um absurdo de upgrade nessa família.

 

Esse socket (LGA1151 v2) é mesmo esquema da LGA 2011? Se for, vai bater uma bad, queria trocar meu i5.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zopek pesquisei rápido, mas parece que não vai ser compatível com o 1151. Estranho que eles poderiam ter nomeado 1152 ou qualquer outro número. Mas vou pesquisar. Se mudou o soquete, pode ter mudado a estrutura interna (controlador de memória pode ter mudado).

 

Mas o i7 deve ceder o trono de overclocker para os i5, porque os quad cores estão chegando fácil aos 5Ghz com delid. Alguns até sem delid. Também não dá para comparar com o 2011 porque os hexacore 2011 são chips maiores com núcleos desabilitados (como nos Ryzen, então o over é bem mais limitado).

 

Mas como eles vão fazer um hexacore legítimo (se for mesmo e eles capricharem, vai ser de babar), pode ser que consiga passar dos 4.6Ghz, o que seria o melhor dos dois mundos. Já imaginou um hexacore rodando a 4.8Ghz?

 

Mas não sei os preços. Acho difícil eles subirem, porque i5, i3, i7 sempre foram vendidos mais ou menos pelo mesmo preço nos últimos anos. Com os Ryzen, pode ser que eles mantenham os preços.

 

Também estão dizendo que eles vão puxar o ganho em single thread nesse update, então pode vir aí um hexacore calibrado... Mas não vai ser agora para mim. Acho que só vou trocar na outra geração, talvez até em 2020. Não preciso tanto assim e os jogos que eu jogo não devem mudar muito nos próximos anos.

adicionado 4 minutos depois

 

Ah, o V2 pode ser de um soquete maior para caber os seis núcleos. Mas não sei. Só pesquisando. Mas eu tinha ouvido falar que eles iam fazer chips de seis e quatro núcleos, porque se for só um de seis, os i5 ficariam limitados ao over do i7, que deve ser menor.

adicionado 25 minutos depois

 

-------edit-------

Estava dando uma olhada nos 2011 e tem i7-5960X rodando a 4.8Ghz em review (octacore). Ou seja, pode rolar um i7 hexacore a 5Ghz... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Contiusa TDAH, use o termo corrente, por favor. :D

 

Ok, eles deixam os i7 como sendo o mainstream e high-end, com os i9 sendo very high-end e enthusiast, abrindo um belo leque de opões dentro de cada linha, mas tem Core i já faz um tempão, já estou prevendo os tópicos que vão aparecer aqui.. ai ai.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Contiusa disse:

Quem dá nome deve ter ADD :D Esses chips todos não fazem sentido. Com placa de vídeo é a mesma coisa.

 

Eles fazem muito sentido caso o objetivo seja tirar cada centavo que for possível do consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é realmente verdade esta informação, então quase toda a linha foi promovida! :D
Sacanagem mesmo é usar um socket 1151 "v2", além de forçar a migração de alguns, já é confuso para muitos aqui do fórum explicar a diferença entre um B150 e B250 por causa do Kaby e BIOS, imagina agora o significado do v2? :huh:
Dizer que é segmento do Kaby com 15% de performance a mais não faz sentido nenhum com um i7 de 6 cores ou i5 com 8 threads... Para mim, largaram o real Coffee e já liberaram o Cannon disfarçado.
Agora falta saber a margem de TDP. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

https://www.techpowerup.com/234097/intel-rushes-in-a-six-core-mainstream-desktop-processor-by-september

 

Boato novo de que o Coffee hexa core pode chegar em Agosto-Setembro, com novo soquete, novos chipsets e esse hexanuclear "em preço mediano" (na faixa de R$ 1200 a 1500 aqui pra nós).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal estou confuso neste próximos lançamentos da Intel, só este ano teremos:
Skylake X, Kabylake X e Coffe Lake? Soquetes e gerações de processadores demais em pouco tempo...


De 2009 até 2016 a Intel lançou nos desktops nada menos que 9 soquetes:

 

LGA 1366, lga 1151, lga 1155, lga 1156, lga 1150, lga 2011 v1, lga 2011 v3,

FCBGA1170, FCBGA1364:

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, OCCT disse:

Pessoal estou confuso neste próximos lançamentos da Intel, só este ano teremos:
Skylake X, Kabylake X e Coffe Lake? Soquetes e gerações de processadores demais em pouco tempo...


De 2009 até 2016 a Intel lançou nos desktops nada menos que 9 soquetes:

 

LGA 1366, lga 1151, lga 1155, lga 1156, lga 1150, lga 2011 v1, lga 2011 v3,

FCBGA1170, FCBGA1364:

 

 

 

 

O Coffee Lake era pra sair só no ano que vem, ele foi antecipado pra agora e nem vai usar o processo de fabricação planejado inicialmente.

 

Sobre os soquetes, FCBGA são pra notebooks ou embarcados, e 1366 + 2011 são uma categoria diferente, mas, é por aí mesmo.

 

11 minutos atrás, Contiusa disse:

Eu quero ver como a Intel vai dividir o die do hexacore até o dual core. Se ela vai seguir o caminho da AMD ou se ela vai fazer dois dies diferentes, porque a linha é grande, do i7 até o Celeron.

 

 

Chuto que será diferente, com um chip se 2 núcleos nativo (que é bem usado em notebooks), um de 4 e o de 6, fora que alguns modelos de 4 núcleos podem ser o chip se 6 com 2 desativados.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Coffee Lake na verdade vai ter que sair as pressas em 14nm mesmo por causa dos Ryzen.

 

Eu me baseei pela lista no CDH acho que se saiu no mercado desktop podemos considerar soquete desktop.

 

E quanto ao Skylake X e Kabylake X? Pelo que vi eles terão hexa-core e HT, quad-core com HT e quad-core sem HT; a Intel também vai lançar nos Coffee Lake?

 

E os Cannon Lake, Tiger Lake, Ice Lake alguma previsão/novidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

@OCCT Aparentemente a intel nem ia lançar nada alem dos 12c\24t...até a AMD liberar a propaganda dos Threadrippers, ai foram pegos com as calças arriadas e tiveram que anunciar algo, fabricantes nem viram nada referente aos procs acima dos de 10 núcleos, e a intel só vem mostrando até eles tambem.

 

Aparentemente ninguem sabe porque raios os Kabylake-X sequer existem, não fazem o minimo sentido, alem dos fabricantes estarem meio confusos e muitos falando que nem vão suportar eles, ja que vão ter que fazer mobos que vão ter que ser compativeis com qualquer coisa entre 4 núcleos e 18 núcleos, 2 canais ou 4 canais, e entre 16 e 44 linhas de PCI.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OCCT disse:

 

Ela vai ter que reduzir os preços disso aí ou só vai dá Ryzen.

 

Mas parece que já reduziu. O i7 vai manter o preço e virar hexacore. O i7 antigo vai virar i5 e assim por diante. Dependendo do clock e do IPC, muita gente vai preferir pagar mais por um hexacore Intel do que um R5. Não faz muito tempo as pessoas pagavam / e pagam 1400 no i7 por causa do IPC em jogos.

 

Eu por exemplo trocaria o meu i7 por um hexacore Tiger Lake em 2019, que provavelmente vai ter um IPC maior do que o i7-7700K. Aí eu desabilito o HT e fico com o 1090T que eu sempre sonhei :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, OCCT disse:

O Coffee Lake na verdade vai ter que sair as pressas em 14nm mesmo por causa dos Ryzen.

 

Eu me baseei pela lista no CDH acho que se saiu no mercado desktop podemos considerar soquete desktop.

 

E quanto ao Skylake X e Kabylake X? Pelo que vi eles terão hexa-core e HT, quad-core com HT e quad-core sem HT; a Intel também vai lançar nos Coffee Lake?

 

E os Cannon Lake, Tiger Lake, Ice Lake alguma previsão/novidade?

 

Esses FCBGA são sistemas específicos, desconsidere, até porque, essa nomenclatura é de coisa soldada na placa-mãe, né?

 

Sonre o "faz sentido" destes monstros, tem mercado, ou, no mínimo, isso é refugo de produção de Xeon e Opteron, existe algum mercado.

Pode não ter muito aqui pra nós, mas lembrem-se que os caras fazem máquina pensando no mercado EUA-EU-JP. ;)

 

Um i7 mainstream eu acho bem interessante, depois de quase uma década estagnado nos quad core, finalmente há progresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro

É mas eu me baseei pela tabela feita pelo @Gabriel Torres e está nos "soquetes para desktop" sendo soldado ou não apenas compartilhei.

 

A Intel tá progredindo e colocando diversos CPUs após o lançamento dos Ryzen e anúncio dos Threadripper, nós consumidores ganhamos eu só acho bastante confuso ela lançar tantas arquiteturas em 2017 divididas em dois soquetes o lga 1151 v2(não é compatível com 1151 para variar), lga 2066, teremos Skylake X, Kabylake X, Coffee Lake, sendo que os Skylake X e Kaby X teremos quad + HT, quad sem HT, hexa com HT e nos Coffee Lake também.

 

Analisando tudo isso de 2009(excluindo os soldados) para cá foram:

LGA 1366, lga 1151, lga 1155, lga 1156, lga 1150, lga 2011 v1, lga 2011 v3,

lga 1151 V1, lga 2066.

 

9 soquetes em 8 anos!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OCCT disse:

LGA 1366, lga 1151, lga 1155, lga 1156, lga 1150, lga 2011 v1, lga 2011 v3,

lga 1151 V1, lga 2066.

 

9 soquetes em 8 anos!

 

Sem querer defender, mas a linha 1366 é diferente da 115X. Cai pela metade a sua lista. Outra questão é que você pode dizer que os FX tiveram o mesmo soquete por anos, mas eles só lançaram o Bulldozer e o Vishera, e quem tinha um FX-8150 não tinha outra opção de upgrade além do FX-8350. Não vale contar os FX9XX porque eles eram apenas uma versão overclocada ou escolhida a dedo, como foram os i7-2700K.

 

Acaba dando no mesmo.

 

A Intel também troca de soquete para fazer reajuste de hardware, como cotroladores de memória e tensão. Se isso influencia, eu não sei, mas a AMD sacrifica algumas coisas para manter o mesmo soquete, como foi a bananada de manter o AM3 para os FX, que resulta em placas-mãe com chipset 760G vendidas ainda hoje. 

 

Por exemplo, a Intel pode seguir o caminho da AMD e fazer somente um die para a linha LGA 115X do Coffee Lake. Vai sacrificar para algum lado, especialmente os i5 que vão perder poder de overclock. Veremos o caminho que ela vai tomar, mas tudo indica que vão ser dies diferentes, algo que a AMD já receia em fazer, e e isso também impacta no preço final.

 

Tem mercado para os dois estilos de produção e arquitetura. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OCCT disse:

Analisando tudo isso de 2009(excluindo os soldados) para cá foram:

LGA 1366, lga 1151, lga 1155, lga 1156, lga 1150, lga 2011 v1, lga 2011 v3,

lga 1151 V1, lga 2066.

 

9 soquetes em 8 anos!

 

16 minutos atrás, Contiusa disse:

Sem querer defender, mas a linha 1366 é diferente da 115X

 

Ainda tem o fato que a s linhas 2011 são extreme, e não "competem" com as linhas 1150 por exemplo. Se fosse assim, teria que entrar nessa conta os trocentos soquetes BGA de notebook também.

 

Acredito que inovação, em todos esses anos "soberana" a intel teve sim, o que ela fez foi direcionar o mercado, porém os processadores se mantiveram fortes, com ipc crescente. Só que ela ao direcionar o mercado de software para sistema quad-cores no máximo, isso pode ser considerado um freio na tecnologia por acomodação? Eu acho que não!

 

Agora a maior inovação que vejo por parte da intel, é ver que os Ryzen estão ganhando muito espaço, e as API's gráficas estão cada vez mais adaptadas ao multi-thread, assim como programas. Como a AMD conseguiu criar um produto com excelente custo x beneficio de fabricação, conseguindo alcançar essa fatia, a Intel tirou da manga os i9 com a promessa de um "custo x beneficio" maior(comparando com os xeon).

 

Já vi alguns comentários aqui e por fora sobre essa estrategia do chipset x299, em promover i7x e i5x nessa arquitetura, porém ao meu ver é uma coisa boa! Sabe o porque? Pois com o cacife de mercado da intel, ela pode simplesmente ter varias linhas de produção, e assim fazer os i9x com um waffer, e outro waffer para i7x e i5x, e ao aproveitar mais espaço disponível no socket x299, junto com maiores TDPs, esses dois processadores i5x e i7x podem ser os carros chefe em jogos, pois podem ter núcleos muito mais fortes e com alto IPC.

adicionado 12 minutos depois

Reuni isso aqui, mesmo assim, a duração normal de um socket intel concorrente é de no máximo 2 anos. Porém, nesse tempo, teve mudança de litografia, etc

Sem título.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima 

Na tabela faltou só o lga 1156 onde tinha os i5 750, i7 860, i7 870:

http://www.hardware.com.br/tutoriais/intel-core-i7-core-i5-2/pagina2.html

 

@Contiusa @Evandro

Então a lista correta seria:

Lga 1151, lga 1155, lga 1156, lga 1150, lga 1151 V1 e lga 2066 será se poderá ser incluso? Tem quad-core  sem HT para ser lançado deles equivalente aos i5 atuais.


E na minha opinião humilde opinião os melhores para jogos vão continuar sendo por um bom tempo i5 high-end(clock alto + ipc alto) e i7 quad-core(clock alto + ipc alto)

 

Valeu!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima O problema é que pelo visto, a Intel até o momento só tem a promessa de i9(se lembrarem das propagandas\divulgações e leaks dos X299, primeiro eram 10c\20t...depois foi para 12c/24t com os Ryzen....E com os Rippers que literalmente pegaram a intel com a calça arriada, foram forçados a "ameaçar" sua propria linha de Xeons, e provavelmente só chegaram em 2018, diferentemente da AMD, para a Intel não é tão fácil assim entregar tantos núcleos), que até o anuncio dos Threadrippers nem existia, e pelo visto os i5X e i7X são literalmente i7-7700K e i5-7600K(em LN2 estão pegando a mesma coisa em OC 7.2~7.5Ghz, então o OC neles provavelmente também não melhorou..e conhecendo a intel, não deve ter mudado nada em IPC tambem) transferidos para a plataforma LGA2066, e com a limitação de PCI lanes e canais de memórias, pelo que os fabricantes estão falando as mobos para elas provavelmente não vão ser compatíveis com os i9, e com estes quad-cores com apenas 16 linhas de PCI literalmente metade da mobo vai ser desabilitada, não faz sentido em pagar o dobro para ter o mesmo que teria na linha LGA1151. Faz menos sentido ainda quando eles estão para lançar ano que vem os Coffee lake hexa core como mainstream. E se o usuário realmente precisa de varias threads, faz muito mais sentido simplesmente pegar um R7 1700 :X

 

 

Resumindo, o mercado esta muito, muito, interessante atualmente, algo que não ocorria a quase uma década.

 

 

AMD vs Intel, AMD vs nVidia, AMD vs AMD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, OCCT disse:

@Flávio Santana Lima 

Na tabela faltou só o lga 1156 onde tinha os i5 750, i7 860, i7 870:

http://www.hardware.com.br/tutoriais/intel-core-i7-core-i5-2/pagina2.html

 

@Contiusa @Evandro

Então a lista correta seria:

Lga 1151, lga 1155, lga 1156, lga 1150, lga 1151 V1 e lga 2066 será se poderá ser incluso? Tem quad-core  sem HT para ser lançado deles equivalente aos i5 atuais.


E na minha opinião humilde opinião os melhores para jogos vão continuar sendo por um bom tempo i5 high-end(clock alto + ipc alto) e i7 quad-core(clock alto + ipc alto)

 

Valeu!

 

 

Poderia até citar o 1156, mas aí já é da época do Phenom, e as placas AM3 com soquete branco não eram compatíveis com o FX. Placas caras, tipo Asus V de soquete branco encalharam com os FX. Então houve uma troca da parte da AMD do AM3 branco para o soquete AM3 preto. Não sei se o soquete preto era AM3+ e o branco AM3, mas o FX começou com um soquete novo, se me lembro bem.

 

Se é para comparar FX com Intel, começa mesmo a partir do Sandy Bridge. Em geral, você comprava um chipset H61 e tinha suporte para outra geração (Ivy Bridge). Igual aos FX, que só tiveram duas gerações. Os soquetes FM também mudaram uma ou duas vezes eu acho, mas as APUs eu não saco tanto.

 

No fim das contas, se você fosse usuário da Intel ou AMD, você acabava encalhado com um upgrade apenas. Ou então quem comprou um Phenom já com o AM3 de soquete preto, aí ele poderia fazer um upgrade para um FX-8350, mas aí ele já teria opção de comprar um FX logo de saída.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...