Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Pré-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

38 minutos atrás, Pedro98 disse:

@Contiusa É provável que os Cannon LAKE e Ice LAKE funcionem no LGA 1151?

 

A questão é que a gente não sabe se o Coffee Lake vai ser compatível com as placas-mãe 100 e 200. Eles têm mudado tudo. Não existe mais tick-tock, estão valando de 1151-V2 por causa do core voltage para seis núcleos, etc. Enfim, só vendo mesmo. Mas eu acho difícil a Intel manter o mesmo soquete por vários anos. Eles costumam experimentar muita coisa de uma geração para outra.

 

A AMD colocou a Intel no contra-ataque, então eles podem simplesmente mudar tudo daqui para a frente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/08/2017 às 07:47, Contiusa disse:

 

A questão é que a gente não sabe se o Coffee Lake vai ser compatível com as placas-mãe 100 e 200. Eles têm mudado tudo. Não existe mais tick-tock, estão valando de 1151-V2 por causa do core voltage para seis núcleos, etc. Enfim, só vendo mesmo. Mas eu acho difícil a Intel manter o mesmo soquete por vários anos. Eles costumam experimentar muita coisa de uma geração para outra.

 

A AMD colocou a Intel no contra-ataque, então eles podem simplesmente mudar tudo daqui para a frente.

 

Intel sendo Intel....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Pedro98 disse:

agora estou limitado ao i7 7700k de 4 núcleos.. se os preços vierem abusivos vou de Ryzen, mal comecei com a Intel e já me ferrei


Peraí cara! Uma das vantagens da Intel é o IPC forte, ainda mais do i7-7700K, e vai ter muita floresta para queimar ainda. Um i7-3770K antigão ainda oferece bom desempenho até hoje e segura qualquer jogo de boa.
 

1 minuto atrás, Evandro disse:

Uai, teu processador ficou ruim de uma hora pra outra?


Se a mídia diz... Fazer o que né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É cara a Intel ta ficando maluca, mas é bom por que a cada 10 anos a AMD da uma chicotada nas costas da Intel e ela começa a inovar novamente, temos grandes exemplos como Phenom (AM2) e Core 2, Phenom II e Core i (Nehalem e Gulftown) e o lendario Athlon 64/XP e Pentium 4. Quero ver qual vai ser a proxima cartada da Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Evandro disse:

 

Uai, teu processador ficou ruim de uma hora pra outra?

Falo futuramente, queria um hardware que dure a vida do processador.. mas 4 núcleos daqui a 10 anos não deve ser o suficiente, e o novo i7 vai ter 2 núcleos a mais e 12 threads, tomara q venha com um preço "bom" , assim irei trocar imediatamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é verdade que o coffee-lake exige soquete 1151v2 então isso é decepcionante. A inclusão de pelo menos mais 2 núcleos já deveria estar prevista no soquete atual. Ter que trocar de placa-mãe e ainda ficar limitado a 6 núcleos não é uma boa opção a não ser que o coffee-lake tenha um grande aumento de IPC ou se o soquete 1151v2 suporta até 8 núcleos mas tais CPUs octacore serão anunciados no futuro (mas aí a Intel teria que deixar isso claro no lançamento já que não faz sentido esconder essa informação).

Se nenhuma das alternativas for verdadeira, isso indica que a Intel não conseguiu dar uma resposta satisfatória ou foi pega de surpresa mesmo após ter tido um bom tempo para se preparar, e aí certas cabeças no alto escalão deveriam rolar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, LeVader disse:

É cara a Intel ta ficando maluca, mas é bom por que a cada 10 anos a AMD da uma chicotada nas costas da Intel e ela começa a inovar novamente, temos grandes exemplos como Phenom (AM2) e Core 2, Phenom II e Core i (Nehalem e Gulftown) e o lendario Athlon 64/XP e Pentium 4. Quero ver qual vai ser a proxima cartada da Intel.

 

Phenom não foi chicotada, no máximo incomodou um pouco, Athlon64 foi forte.

 

28 minutos atrás, Pedro98 disse:

Falo futuramente, queria um hardware que dure a vida do processador.. mas 4 núcleos daqui a 10 anos não deve ser o suficiente, e o novo i7 vai ter 2 núcleos a mais e 12 threads, tomara q venha com um preço "bom" , assim irei trocar imediatamente.

 

Tá ligado que o processador dura, fácil, 10, 20 anos, né?

10 anos atrás os topo de linha eram os primeiros quad cores, eles hoje tem quanta força?

Tecnologia é assim, talvez daqui 10 anos não esteja igual agora por terem chegado no limite do processo de construção, mas daí a ter certeza disso, não dá.

Daqui 10 anos um Ryzen vai ser bem defasado também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Pedro98 disse:

*****, agora estou limitado ao i7 7700k de 4 núcleos.. se os preços vierem abusivos vou de Ryzen, mal comecei com a Intel e já me ferrei.

 

 Ih mano...relaxa...eu peguei Intel dps de uns 7 anos só com AMD(Apenas por curtir a marca)...agora que decido apostar no LGA1151(pra um dia upar pro 7700K) a AMD deu uma acertada na receita ta ligado...

 

Mas os i7 Sky/Kabe ainda são muito bons mesmo (pelo menos no meu foco de uso)...tirando a pequena falha de viajar na maionese confiar demais no TIM e forçar uns clocks monstros...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que os i7 sandy\Ivy bridge só duraram tanto pois não tinha concorrência da AMD :x

O que forçou a estagnação do mercado, tanto de hardware quanto do paralelismo em jogos.

 

7700K tem IPC forte, sim, mas conforme aplicações se tornem mais paralelas, e no ponto que estamos agora, não deve demorar muito, algo que vai ser empurrado pelos Ryzen, Mantle,Vulcan, DX12, e pelos próprios Coffee Lakes\Skylake-Xs, os i7 4c\8t, acabaram na fogueira junto com os i5 atuais :x

(até os Ryzen, 4c\4t era tudo que você precisava para jogos, mas só porque não tinha uma opção acessível com mais threads)

E não tendo caminhos de upgrade, fica difícil :x

 

Honestamente, eu até estava torcendo para serem compatíveis com 200\100 chipset, até pela frequência na qual nos recomendamos G4560s, verdadeiramente decepcionante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2017 às 16:27, Pietro Luigi disse:

 

Eu não esperava que uma mudança radical de die seria compatível com os soquetes anteriores. São dois núcleos a mais. Eu acho melhor a Intel trocar de soquete do que se comprometer em alguma coisa e fazer uma gambiarra para manter o soquete. A Intel nunca fez isso e eu não reclamo. Está dentro do que eu esperava. 

 

@Pedro98 quando você trocar o seu i7 já não vai existir Ryzen e muito menos Coffee Lake. Quem sabe você não dá a sorte de pegar um processador quântico? Eu estou com o meu i7 desde 2013 e estou pensando em trocar só no Ice Lake.

adicionado 11 minutos depois

 

22 horas atrás, Dick Trace disse:

Ter que trocar de placa-mãe e ainda ficar limitado a 6 núcleos não é uma boa opção

 

O soquete LGA 115X não é para chips de servidor ou workstation. É mais para jogos e pacotes de Office, Photoshop, etc. 8 núcleos são desnecessários no sentido de que a medida que você começa a aumentar muito o número de núcleos, você tem que sacrificar no clock e na capacidade de overclock. 6 núcleos está bom por enquanto. A medida que os programas e jogos começarem a usar 8 núcleos ou mais consistentemente, aí a Intel pode começar a lançar 8-10 núcleos no 115X. Antes disso, é bem melhor ter um chip de 6 núcleos que overcloca até 4.8Ghz (eu acho que vai chegar nos 5Ghz).

 

A vantagem do LGA 115X é que não tem o lag característico dos chips X-series da Intel e dos Ryzen em jogos e em algumas aplicações. Potoshop ainda é dominado pelo i7-7700K.

 

A Intel tem duas linhas, a série 115X para desktop e a série 2011 para serivdor / workstation. A AMD só tem a linha servidor / workstation (eles migraram chips com núcleos desabilitados / gambiarra para competir com o LGA 115X). Então a discussão de 8-10-16 cores é entre Ryzen e 2011. O LGA 115X não tem nada com isso.

 

Por essa conta, tudo indica o lançamento na Gamescom, no dia 22 de agosto.

 

Citação

According to the same slide, Coffee Lake-S CPUs are expected to enter production between 34th and 41st week (August 21, 2017 – October 9, 2017). This undoubtedly means Coffee Lake is launching this year, in fact, roadmap seems to even indicate the third quarter.

 

https://videocardz.com/71660/intel-coffee-lake-architecture-brings-6-core-at-95w-tdp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida...

 

Os Café serão apenas um refinamento da atual 7°Gen correto?

 

Fiquei meio preocupado aqui, por conta da X299. Vi que apenas dois X's são baseados nos Kaby e o restante é Sky...isso seria um indicativo?

 

Parece que a melhor arquitetura p/ um refinamento é Sky e não Kaby, ou então há algum detalhe no refinamento dos Kaby que torna inviável mais um refinamento p/ X299.

 

Sei lá...apenas divagando, mas fiquei com a pulga atrás da orelha.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi Todos os Skylake-Xs são Xeons cortados, arquitetura bem diferente dos Skylakes de desktop, e todos os Kabylake's são Skylakes refinados(silicone melhor para clocks mais altos).

 

 

Coffee Lake é um Skylake Kabylake com mais 2x núcleos.

Não vejo porque não seria compatível com 100\200 series, alem da questão financeira.

(até porque conseguiram por duas arquiteturas diferentes em LGA2066, sendo que uma delas é literalmente os mesmos Die's de LGA1151 portado para outro PCB)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois núcleos a mais, possíveis soluções de arquitetura e comunicação com a placa-mãe diferentes, carga de tensão diferente, etc. Nunca achei que fosse obrigatório ser compatível com as mobo 100 e 200. Melhor do que ficar sacrificando no chip (gambiarra) para molhar a mão de uma parcela pequena do mercado.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Contiusa disse:

Dois núcleos a mais, possíveis soluções de arquitetura e comunicação com a placa-mãe diferentes, carga de tensão diferente, etc. Nunca achei que fosse obrigatório ser compatível com as mobo 100 e 200. Melhor do que ficar sacrificando no chip (gambiarra) para molhar a mão de uma parcela pequena do mercado.

 

 

 

"Gambiarra" parece estar funcionado com X299 :v

 

Mesmo com arquiteturas drasticamente diferentes, e não apenas redução\adição de núcleos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

era esperado.. enfim, a intel gosta de fazer isso mesmo e é por isso q dá vontade de dar um belo chute no traseiro dela.. num proximo pc e com a amd forte como voltou a ser com o ryzen, é adeus intel.. 

 

pelo menos se a amd nao for contaminada com essa loucura, os sockets am4 e a linha threadripper durarão anos e anos.. por isso q eu sempre tive amd porque eu comprava uma placa-mãe e passava 5, 6 anos so trocando de processador quando achava interessante (e ainda assim so troquei de processador umas 3x (atlhon II - phenon II - FX) entre 2007-2013, sendo o ultimo um fx8320).. porque todo o resto se mantinha intacto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador você não pode esquecer que o chipset 2011 já é parrudo por natureza. O chipset do 115X vem lá de 2009 se não me engano sem muitas mudanças, apenas troca de controlador de memória e tensão, essas coisas.

 

Os quad core sempre foram um i3 metido a besta. Pode ser que segure um hexacore, mas pode ser que não. Não somos engenheiros para saber. Também não sabemos o que eles vão mudar no chipset.

 

Também podem ser rumores, pois o tuíte foi retirado. Ou os caras estavam muito bêbados para vazar o NDA ou foi proposital. 

 

Enfim, veremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

pelo menos se a amd nao for contaminada com essa loucura, os sockets am4 e a linha threadripper durarão anos e anos.. por isso q eu sempre tive amd porque eu comprava uma placa-mãe e passava 5, 6 anos so trocando de processador quando achava interessante (e ainda assim so troquei de processador umas 3x (atlhon II - phenon II - FX) entre 2007-2013, sendo o ultimo um fx8320).. porque todo o resto se mantinha intacto..

 

Nesse período a AMD teve os soquetes AM2, AM2+, AM3 e AM3+, sendo que a compatibilidade não era garantida para todos os CPUs e existia apenas para soquetes adjacentes. A AMD fez o Bulldozer compatível com AM3+ e ficou nesse soquete por um bom tempo simplesmente porque o Bulldozer era péssimo e não justificava um novo soquete ou a compra de placa-mãe nova só para fazer "downgrade" para ele.

Diz a lenda que o Zen2 terá 6 núcleos por CCX, e aí provavelmente não seria compatível com os soquetes atuais.

E sobre o Coffee-Lake, na minha opinião ele deveria ser compatível pelo menos com chipsets da série 200 do soquete 1151 atual, já que todos foram/serão lançados no mesmo ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Dick Trace disse:

 

Nesse período a AMD teve os soquetes AM2, AM2+, AM3 e AM3+, sendo que a compatibilidade não era garantida para todos os CPUs e existia apenas para soquetes adjacentes. A AMD fez o Bulldozer compatível com AM3+ e ficou nesse soquete por um bom tempo simplesmente porque o Bulldozer era péssimo e não justificava um novo soquete ou a compra de placa-mãe nova só para fazer "downgrade" para ele.

Diz a lenda que o Zen2 terá 6 núcleos por CCX, e aí provavelmente não seria compatível com os soquetes atuais.

E sobre o Coffee-Lake, na minha opinião ele deveria ser compatível pelo menos com chipsets da série 200 do soquete 1151 atual, já que todos foram/serão lançados no mesmo ano.

 

pois é, mas quando o socket possibilitava a instalacao, tipo processadores de am3 em am3+ so precisava de uma atualizacao de bios, lembro bem.. so houve pra mim uma ruptura em troca de placa-mãe quando sai da am2+ para am3+.. por isso q passei anos e anos com a mesma placa-mãe até me desfazer de tudo em 2014..

 

masssss vamos ver como se comporta as empresas, as tecnologias e o mercado futuramente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será a primeira vez em quase 10 anos, que a Intel sairia da "zona de conforto" dela, dos 2C/2T, 2C/4T, 4C/4T e 4C/8T, na linha principal dela..

 

Duvidava muito que os rumores de compatibilidade da plataforma atual, seriam verdadeiros.. Até as próprias MOBOs devem ter diferenças, quanto a VRM, pra alimentar essas CPUs novas.. Se ela lançasse essas CPUs compatíveis com a linha atual, seria bem plausível ter uma segmentação, quanto a compatibilidade..

 

Bom, convenhamos, independente do que a Intel fizesse, ela levaria pedrada..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

pois é, mas quando o socket possibilitava a instalacao, tipo processadores de am3 em am3+ so precisava de uma atualizacao de bios, lembro bem.. so houve pra mim uma ruptura em troca de placa-mãe quando sai da am2+ para am3+.. por isso q passei anos e anos com a mesma placa-mãe até me desfazer de tudo em 2014.

 

Como assim? Eu tinha uma 890GX de 2010 (eu comprei em 2011) que não era compatível. Tem 890FX (modelo superior de 2010) que não é compatível com FX. Os dois chipsets topo de linha na época, mais ou menos o que são os 990X e 990FX. A maioria não era compatível e ainda ficou aquela desgraça do chipset 780 até hoje se arrastando pelos foruns dando problema.

 

Por isso que, para fazer gambiarra, é preferível trocar de soquete. Quem quiser fazer o upgrade vende o kit, perde uma grana, mas fazer o quê? Pelo menos está fazendo update para um chipset nativo, não um arremedo.

 

Partindo do princípio de que a "compatibilidade" dos FX com o Phenom foi só uma "curiosidade", e na maior parte das vezes um problema que poderia ter sido evitado se eles fossem "incompatíveis", o soquete dos FX só tiveram duas gerações, a mesma coisa que a Intel.

 

E o chipset FM1 da AMD?

 

Isso de que a AMD mantém os soquetes e a Intel não é um mito veeeelho que se arrasta nos fóruns.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...